Blogosfera: um estudo dos blogueiros a partir dos blogs mais acessados do país
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49259Palavras-chave:
modalidades, perfil do enunciador, perfil do enunciatário, blogResumo
A proposta do trabalho é analisar a imagem do leitor brasileiro de blog. Para fazê-lo, é preciso deter-se primeiro no escrevente das páginas, já que, ao construir a imagem de quem produz o texto, ele projeta automaticamente a imagem de seu destinatário. A pesquisa será norteada pela semiótica francesa ou da Escola de Paris e terá como foco a enunciação. Assim, faremos uso dos conceitos de enunciador e de enunciatário, instâncias linguísticas que correspondem ao que a Retórica chama, respectivamente, "éthos" e "páthos": imagens do destinador e do destinatário do enunciado, construídas ao longo do texto. Entre as várias possibilidades e os critérios de escolha do material a ser analisado, estabelecemos como parâmetro de investigação os blogs mais acessados, pois neles estaria, em teoria, a representação da maioria desses leitores. Parte-se do pressuposto de que nos blogs mais visitados estaria a maioria dos blogueiros, e, onde estivesse a maioria dos blogueiros, estaria o retrato de sua constituição. Para chegar a um corpus que contivesse os blogs mais acessados do país, valemo-nos de duas metodologias, reunindo uma amostragem referente a todo o ano de 2006, ano-base sobre o qual se debruça o estudo. O primeiro método consistiu em um levantamento dos blogs mais votados pelos próprios internautas. No segundo método, o corpus foi apreendido a partir de duas listas publicadas na mídia. A imagem alcançada revela que o blogueiro, além da heterogeneidade de temáticas que o impulsiona na leitura, é caracterizado por três fatores: narcisismo, pseudoliberdade e ludicidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-06-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.
Como Citar
Silva, F. M. da. (2010). Blogosfera: um estudo dos blogueiros a partir dos blogs mais acessados do país. Estudos Semióticos, 6(1), 54-64. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49259