A ilusão (psico)pedagógica e o empobrecimento das experiências educativas (entrevista a Leandro de Lajonquière)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p430-450Palavras-chave:
educação; educação e psicanálise; fundamentos da educação; crise na educaçãoResumo
Entrevista a Leandro de Lajonquière
Downloads
Referências
LAJONQUIÈRE, L. (1994). Deficiências Sensoriais e Subjetividade. Notas críticas à ideologia reabilitadora. Educação e Sociedade, vol.15, n. 48, pp.304-325.
LAJONQUIÈRE, L. (1997). Dos 'Erros' e em especial daquele de renunciar à Educação. Estilos da Clínica (USP), vol.2, n. 2, pp.2743.
LAJONQUIÈRE, L. (1999). Infância e a Ilusão (Psico) Pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis: Vozes.
LAJONQUIÈRE, L. (2009). Figuras do infantil. A psicanalise na vida cotidiana com as crianças. Petrópolis: Vozes.
LAJONQUIÈRE, L. (2013). Maud Mannoni – L’institution éclatée. In DRIEU, Didier (org.) 46 commentaires de textes en clinique institutionnelle. Paris : Dunod, pp. 45-54.
LAJONQUIÈRE, L. (2017). Elucidação comparativa dos estudos em psicanálise e educação na França e no Brasil. Educação em Revista, n° 64, pp. 19-33.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.