A psicanálise, o pensamento científico e o real: uma nota propedêutica ao debate sobre a experiência educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i3p390-404

Palavras-chave:

real, cientificiadade da psicanálise, retorno a Freud, transmissão educativa

Resumo

O desdobramento dos estudos psicanalíticos em educação e formação é parasitado de tempos em tempos por consignas supostamente psicanalíticas. Nos dias de hoje constata-se a proliferação de referências ao termo real bastantes imprecisas com relação ao uso que Lacan fez do mesmo. O artigo visa esclarecer de forma propedêutica o uso do termo real no pensamento lacaniano no contexto preciso de uma operação singular de subversão do pensamento metafísico. O autor sustenta que o real lacaniano se inscreve no “retorno a Freud” de forma tal que ele constitui tanto a precipitação de uma diferença quanto o estabelecimento de uma continuidade com o pensamento freudiano. O texto objetiva assim o desafio de fazer avançar os estudos no campo, em particular a pergunta do que se transmite na experiência educativa, sobre outras bases que não sejam a repetição ecolálica de certas ideias pouco claras e precisas dos clássicos do pensamento psicanalítico.  

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Biografia do Autor

  • Leandro de Lajonquière, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Psicanalista. Professor da Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis e da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2022-12-18

Como Citar

Lajonquière, L. de. (2022). A psicanálise, o pensamento científico e o real: uma nota propedêutica ao debate sobre a experiência educativa. Estilos Da Clinica, 27(3), 390-404. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i3p390-404