Um dispositivo clínico para a formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i2p237-253

Palavras-chave:

formação de professores, psicanálise, inconsciente, sujeito, saber

Resumo

Este artigo discute determinados aspectos de um dispositivo clínico implementado na formação de professores envolvidos na inclusão de crianças com entraves na sua estruturação psíquica. Para efetivar essa formação foram constituídos quatro grupos de professores que atuavam na chamada sala de recursos ou era responsáveis por um grupo-classe na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse processo formativo, os impasses narrados pelos docentes na escolarização dessas crianças foram tomados como ponto de partida das discussões realizadas. Além do dispositivo, a maneira de se implicarem nas situações em foco e determinados efeitos que resultaram desse trabalho formativo são objeto de discussão, tendo como referência a perspectiva da psicanálise que orientou as intervenções.

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Biografia do Autor

  • Daniel Revah, Universidade Federal de São Paulo

    Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

  • Maria Gabriela Guidugli Pedreira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Psicóloga e psicanalista. Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. 

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Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Revah, D. ., & Pedreira, M. G. G. (2024). Um dispositivo clínico para a formação continuada de professores. Estilos Da Clinica, 29(2), 237-253. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i2p237-253