A pesquisa em psicanálise como método de investigação no campo das infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i1p35-51

Palavras-chave:

criança, escola, fotoetnografia, narrativa, pesquisa em psicanálise

Resumo

Objetiva-se discutir os desafios de conjugar a pesquisa em Psicanálise no campo das infâncias, a partir de recortes do arranjo metodológico de duas pesquisas acadêmicas: uma dissertação de mestrado, cujo tema foi a construção de narrativas em imagens a respeito do brincar, realizadas pelas próprias crianças; e uma monografia de conclusão de curso, com tema envolvendo a construção de narrativas infantis a partir do uso de cartas escritas pelas crianças e endereçadas à pesquisadora. Destacamos a importância de que investigações sobre as infâncias sejam desdobradas a partir de uma composição metodológica diversificada, buscando uma abertura e resguardando o lugar de protagonismo da criança, na medida em que contemple suas diferentes formas de expressão, tais como o brincar, a escrita, a superfície do corpo, a palavra e a imagem.

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Biografia do Autor

  • Amanda Wecker, Universidade Feevale

    Psicóloga e psicanalista. Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Supervisora de Estágio no Centro Integrado de Psicologia (CIP) na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. 

  • Isadora Machado

    Psicóloga e psicanalista. Mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

  • Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto

    Psicóloga e psicanalista. Professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. 

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Publicado

2025-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Wecker, A., Machado, I., & Oliveira-Menegotto, L. M. de. (2025). A pesquisa em psicanálise como método de investigação no campo das infâncias. Estilos Da Clinica, 30(1), 35-51. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i1p35-51