A pesquisa em psicanálise como método de investigação no campo das infâncias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i1p35-51Palavras-chave:
criança, escola, fotoetnografia, narrativa, pesquisa em psicanáliseResumo
Objetiva-se discutir os desafios de conjugar a pesquisa em Psicanálise no campo das infâncias, a partir de recortes do arranjo metodológico de duas pesquisas acadêmicas: uma dissertação de mestrado, cujo tema foi a construção de narrativas em imagens a respeito do brincar, realizadas pelas próprias crianças; e uma monografia de conclusão de curso, com tema envolvendo a construção de narrativas infantis a partir do uso de cartas escritas pelas crianças e endereçadas à pesquisadora. Destacamos a importância de que investigações sobre as infâncias sejam desdobradas a partir de uma composição metodológica diversificada, buscando uma abertura e resguardando o lugar de protagonismo da criança, na medida em que contemple suas diferentes formas de expressão, tais como o brincar, a escrita, a superfície do corpo, a palavra e a imagem.
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