A (trans)missão docente de corpos transviados do sistema sexo-gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i1p18-34

Palavras-chave:

dissidência de gênero, dissidência sexual, educação e psicanálise, saber inconsciente

Resumo

A partir da questão: pode um corpo transviado lecionar? Advinda de uma experimentação onírica, ofertei um espaço para uma “conversa” com docentes de instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, dissidentes do sistema sexo-gênero a fim de esmiuçar a relação com o saber e o “estilo” docente dessas pessoas. No momento à posteriori foi possível constatar as reverberações das experiências docentes em suas práticas; os atravessamentos de um saber de ordem inconsciente; e o consentimento da incidência da sexualidade e do gênero em seus ofícios, por meio da emersão de um “estilo” próprio do fazer docente, o que se mostrou intimamente relacionado com a possibilidade de nomear a si mesmo. Ao final, propus uma elaboração sobre o que pode o meu corpo transviado em ato.

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Biografia do Autor

  • Lucas Eduardo Souza Assunção Lopes, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG)

    Psicanalista. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP – MG), Ouro Preto, MG, Brasil. 

  • Margareth Diniz, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG)

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP – MG), Ouro Preto, MG, Brasil. 

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Publicado

2025-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lopes, L. E. S. A., & Diniz, M. . (2025). A (trans)missão docente de corpos transviados do sistema sexo-gênero. Estilos Da Clinica, 30(1), 18-34. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i1p18-34

Dados de financiamento