A psicanálise nas instituições para crianças e adolescentes: a história e seus impasses
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i1p52-67Palavras-chave:
historia da psicanálise, memoria, instituições, psicanalise de criançaResumo
O manuscrito visa refletir sobre a presença da Psicanálise nas políticas públicas para infância e adolescência no Brasil. Partimos do recorte de experiências de participação social da psicanálise com crianças em diferentes ocorrências: a prática do lar de crianças na Rússia bolchevique; a educação coletiva nos kibutzim e a experiência francesa da Maison Verte. Ao tensionar os impasses enfrentados pelas diferentes experiências e a história das práticas da Psicanálise no contexto social, vemos aparecer as cesuras que promovem descontinuidades, sobretudo no que se refere à inserção da psicanálise de crianças no Brasil. Conclui-se que a perspectiva de retomada da memória histórico-social fornece importantes subsídios para refletir sobre a práxis psicanalítica atual no país e aponta para a nossa responsabilidade de sustentação da relação entre a Psicanálise e suas incidências políticas.
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.