A psicanálise nas instituições para crianças e adolescentes: a história e seus impasses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i1p52-67

Palavras-chave:

historia da psicanálise, memoria, instituições, psicanalise de criança

Resumo

O manuscrito visa refletir sobre a presença da Psicanálise nas políticas públicas para infância e adolescência no Brasil. Partimos do recorte de experiências de participação social da psicanálise com crianças em diferentes ocorrências: a prática do lar de crianças na Rússia bolchevique; a educação coletiva nos kibutzim e a experiência francesa da Maison Verte. Ao tensionar os impasses enfrentados pelas diferentes experiências e a história das práticas da Psicanálise no contexto social, vemos aparecer as cesuras que promovem descontinuidades, sobretudo no que se refere à inserção da psicanálise de crianças no Brasil. Conclui-se que a perspectiva de retomada da memória histórico-social fornece importantes subsídios para refletir sobre a práxis psicanalítica atual no país e aponta para a nossa responsabilidade de sustentação da relação entre a Psicanálise e suas incidências políticas.

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Biografia do Autor

  • Laura Resende Moreira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), São João del-Rei, MG, Brasil.

  • Fuad Kyrillos Neto, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, MG, Brasil. 

     

     

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Publicado

2025-05-01

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Artigos

Como Citar

Moreira, L. R., & Kyrillos Neto, F. . (2025). A psicanálise nas instituições para crianças e adolescentes: a história e seus impasses. Estilos Da Clinica, 30(1), 52-67. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i1p52-67