O professor inclusivo existe?

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i1p159-173

Palavras-chave:

educação inclusiva, professor inclusivo, formação de professores, ato inclusivo, psicanálise

Resumo

O presente artigo busca tratar sobre o professor inclusivo como uma figura que surgiu com a constituição da educação inclusiva no Brasil. A partir de 1999 as escolas brasileiras passaram a receber alunos com deficiências, seguindo as orientações da Constituição Brasileira de 1988, da Declaração de Salamanca de 1994 e da Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Com isso, os educadores tiveram de buscar formação para receberem os alunos não tão comuns em suas salas de aula. Neste texto, como o título já aponta, pretende-se questionar de qual existência se trata quando se fala sobre a figura do professor inclusivo. E a partir da premissa de que ele existe, busca-se compreender como se dá a sua existência. Para isso, foi realizado um estudo teórico com autores da educação e da psicanálise para tratar sobre as características que o discurso pedagógico enfatiza que um educador precisa ter; como as questões éticas e técnicas podem definir essas características; e quais questões e impasses podem tornar difícil a tarefa de incluir um aluno não tão comum. Além de apresentar uma proposta a partir do discurso psicanalítico para pensar sobre a possibilidade da existência desse educador. Dessa forma, como resultado desliza-se de certas imposições produzidas pelo discurso pedagógico, como características apriorísticas que esse educador deveria ter para existir como inclusivo, para a ideia de como o ato educativo possibilita que qualquer professor possa incluir seu aluno. A partir da conhecida frase de Freud sobre o impossível da educação, em conjunto com as ideias de outros autores, como Lacan e Voltolini, considera-se os paradoxos da inclusão e exclusão escolar como uma continuidade a partir da fita de Moebius. A inclusão escolar é moebiana e a existência do professor inclusivo se dá no ato, considerando-o como uma figura não-toda inclusiva.

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Biografia do Autor

  • Candice Marques de Lima, Universidade Federal de Goiás

    Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

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Publicado

2025-05-01

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Artigos

Como Citar

Lima, C. M. de. (2025). O professor inclusivo existe?. Estilos Da Clinica, 30(1), 159-173. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i1p159-173