Escuta clínica e intervenção com bebês: Tessituras acerca de uma experiência possível
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i3p%25pPalavras-chave:
bebê, intervenção precoceResumo
O presente artigo se constitui a partir de pesquisa bibliográfica, fundamentada na leitura de autores que, a partir de referenciais psicanalíticos, realizam reflexões acerca de aspectos que se fazem presentes na construção da clínica com bebês. Tal leitura observa as condições necessárias para a constituição psíquica e para o desenvolvimento enquanto realizações a se construírem no bebê, considerando o lugar e a função fundamental do Outro parental, no exercício das funções, para que sejam desencadeadas essas realizações. Atenta – também – para a importância de os primeiros profissionais que atendem o bebê terem conhecimentos acerca da detecção de sinais de risco para o desenvolvimento, a fim de construir encaminhamentos à intervenção precoce, quando assim demandar o caso. Para tanto, considera-se o instrumento Indicadores de Risco Psíquico para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) como referência à detecção de sinais que demonstram quando algo não vai bem com o bebê.
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