Escuta clínica e intervenção com bebês: Tessituras acerca de uma experiência possível

Autores

  • Jéssica Paula Gonçalves Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) https://orcid.org/0009-0002-8346-1314
  • Kenia Spolti Freire Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i3p%25p

Palavras-chave:

bebê, intervenção precoce

Resumo

O presente artigo se constitui a partir de pesquisa bibliográfica, fundamentada na leitura de autores que, a partir de referenciais psicanalíticos, realizam reflexões acerca de aspectos que se fazem presentes na construção da clínica com bebês. Tal leitura observa as condições necessárias para a constituição psíquica e para o desenvolvimento enquanto realizações a se construírem no bebê, considerando o lugar e a função fundamental do Outro parental, no exercício das funções, para que sejam desencadeadas essas realizações. Atenta – também – para a importância de os primeiros profissionais que atendem o bebê terem conhecimentos acerca da detecção de sinais de risco para o desenvolvimento, a fim de construir encaminhamentos à intervenção precoce, quando assim demandar o caso. Para tanto, considera-se o instrumento Indicadores de Risco Psíquico para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) como referência à detecção de sinais que demonstram quando algo não vai bem com o bebê.

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Biografia do Autor

  • Jéssica Paula Gonçalves, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

    Psicóloga. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Cruz Alta, RS, Brasil. 

  • Kenia Spolti Freire, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

    Psicóloga. Professora na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Ijuí, RS, Brasil.

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Publicado

2025-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gonçalves, J. P., & Spolti Freire, K. (2025). Escuta clínica e intervenção com bebês: Tessituras acerca de uma experiência possível. Estilos Da Clinica, 30(3), 439-458. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v30i3p%p