Dentro ou fora essa escola, onde está?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i12p76-99Palavras-chave:
Escola, pais, comunidade, desenvolvimento moral, psicanálise, psicopedagogia institucionalResumo
Este artigo discute implicações que o relacionamento entre escola e pais/ comunidade exerce sobre o desenvolvimento moral dos alunos. A partir do referen. cia! teórico da psicopedagogia institucional psicanaliticamente orientada, supõe-se que os pais e a comunidade podem funcionar como terceiro elemento na dinâmica inconsciente da escola. Considerando-se dois modelos de relacionamento (o inclusivo e o excludente), a análise de duas escolas revela que a escola inclusiva - que consegue envolver pais e comunidade e permanece dentro da rede interinstitucional - lida melhor com os conllitos intersubjetivos e oferece um ambiente mais propício para o desenvolvimento da autonomia moral. Com a escola excludente, ocorre o contrário.Downloads
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.