The female protagonists in the Peruvian filmmaker Nora de Izcue’s movies
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.100400Keywords:
Female protagonists, Filmography, Nora de Izcue.Abstract
Nora de Izcue, the first woman filmmaker in the history of Peru, directs Encuentro, her debut film in 1967, bringing to the screen a middle-class woman who sought to make sense of her life. In the early 1970s, she gives a strong turn towards the political cinema. Such an option for privileging situations of oppression and social struggles, along with the role played by women in Latin America at the time, postponed her return with a female protagonist to 1982 with El viento del ayahuasca. This paper will analyse the newly quoted production, Pobladoras de cerros y arenales (1986), Color de mujer (1990) and Elena Izcue: La armonía silenciosa (1998) in order to understand who are the female protagonists in Nora de Izcue film career.
Downloads
References
BARRENHA, Natalia Christofoletti; PIEDRAS, Pablo. Silêncios históricos e pessoais. In: BARRENHA, N. C.; PIEDRAS, P. (Orgs.).Silêncios históricos e pessoais: memória e subjetividade no documentário latino-americano. Campinas, SP: Editora Medita, 2014. p. 9-19.
BEDOYA, R. 100 años de cine en el Perú: una historia crítica. Lima: Centro de Investigación en Comunicación Social de la Universidad de Lima (Cicosul)/Instituto de Cooperación Iberoamericana, 1992.
BUTLER, J. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del “sexo”. Buenos Aires: Paidós, 2002.
DYER, Richard. The Role of Stereotypes. In: MARRIS, P.; THORNHAM, S. Media Studies: a Reader. 2. ed. Edinburgh, UK: Edinburgh University Press, 2009. p. 11-18.
FRÍAS, Isaac León. Preparando el terreno para el mañana: 1960-1972. In: MORA, G. C. de. El cine en el Perú: 1950-1972 testimonios (Org.). Lima: Universidad de Lima, 1993.
MORAES, Maria Lygia Quartim de. O Encontro Marxismo-Feminismo no Brasil. In: RIDENTI, M.; REIS, D. A. (Orgs.). História do marxismo no Brasil v. 6. Partidos e movimentos após os anos 1960. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007. p. 341-375.
NORA.Nora de Izcue: entrevista [ago. 2009]. Entrevistadora: Marina Cavalcanti Tedesco. Lima, 2012. 1 arquivo mp3 (60 min.).
GARCÍA, N. Nora de Izcue: Creo que el cine nacional se dará cuando esta mayoría peruana se exprese y se vea reflejada en las pantallas, no nuestros cuatro o cinco cineastas. Hablemos de Cine, Lima, p .45-46, julho-agosto, 1975.
TEDESCO, M. C. Nora de Izcue, Josefina Jordán e o começo de uma história das diretoras do Nuevo Cine Latinoamericano. Revue Annuelle de L’Association Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse, Toulouse, n. 22 – Femmes de Cinéma, p. 38-47, 2014.
TOLEDO, T. Realizadoras latinoamericanas/Latin American Women Filmmakers: cronología/chronology (1917-1987). Nova Iorque: Círculo de Cultura Cubana, 1987.
TUÑÓN, J. Mujeres de luz y sombra en el cine mexicano. La construcción de una imagen. 1939-1952. México, D.F.: El Colegio de México/Imcine, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.