The discourses of the third sector: meanings of communication, work and education in communication NGOs
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153911Keywords:
communication, labor, education, neoliberalism, ideology of the third sectorAbstract
This article presents part of the research entitled "The communication of the “third sector” as an expression of neoliberalism: the discursive practices and the meanings of work in Communication NGOs", in which we aimed to investigate how the relations of communication and labor are expressed in non-profit organizations that selected communication as their main tool in defense of a social cause. To do this, we selected three social organizations named here "Communication NGOs", located in the city of São Paulo and active during the period of study - 2016-2018, in which we deepened in their institutional communication and the workers' experience based on their own statements. This article will contemplate the analysis topic about the meanings of communication, work and education that circulate in their practices and their discourses.
Downloads
References
CARDOSO, R. Fortalecimento da sociedade civil. In: IOSCHPE, Evelyn Berg (Org.). 3o. Setor: desenvolvimento social sustentado. São Paulo: Editora Paz e Terra, [1997] 2005, p.8.
DUARTE, J. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, J.; BARROS, A. (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação: Atlas, v. 1, 1ª ed., p. 62-83, 2005.
DAGNINO, E. Confluência perversa, deslocamento de sentido, crise discursiva. In: GRIMSON, A. (Org.) La cultura en las crisis latinoamericanas. Buenos Aires, CLACSO, 2004, p.197.
FIGARO, R. Atividade de Comunicação e Trabalho. In: Revista Trabalho, Educação e Saúde. V.6, n.1, p. 107-145, mar./jun. 2008, p.113.
GOHN, M. G. Mídia, terceiro setor e MST: impacto sobre o futuro das cidades e do campo. Petrópolis, Vozes, 2000.
JAIME, P. Dos encontros entre estado e sociedade civil: um exercício de etnografia do pensamento moderno. Civitas – Revista de Ciências Sociais, v. 5. n. 1, jan.-jun. 2005.
LOPES, M. I. V. Pesquisa em Comunicação. 12 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
MARX, K, ENGELS,F. A ideologia alemã. São Paulo; Boitempo, [1932] 2007.
MARTINO, L. De qual comunicação estamos falando? In: HOHLFELDT, A; MARTINO, L. e FRANÇA, V. (Orgs.). Teorias da comunicação: escolas, conceitos e tendências. Petrópolis: Vozes, pp.11-25, 2001, p.11.
MONTAÑO, C. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, 2002;
MONTAÑO, C. O canto da sereia: crítica à ideologia e aos projetos do “terceiro setor” (org). São Paulo: Cortez, 2014.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
PERUZZO, C.; ALMEIDA, F. Comunicação para cidadania. São Paulo: Intercom, Salvador: Uneb, 2003.
PERUZZO, C. Observação participante e pesquisa-ação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes. 2008.
VOLOCHINOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
XAVIER, D.; KAHIL, S. Repensando a periferia no período popular da História: o uso do território pelo Movimento hip hop. In: GERARDI, L.; CARVALHO, P (org). Geografia: ações e reflexões. Rio Claro: UNESP, 2006. p.331.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.