Exu as a trickster: the misappraisal of moral judgments in Baco's Exu Blues rap
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.162862Keywords:
Moral Judgments, Identity, Exu, Trickster, Rap MusicAbstract
From the discussion about the origins of moral judgments and their implications in social reality, we will see how the ethical-political paradigms determine the modus operandi of hegemonic culture. Such culture is the basis of a certain ideology to the detriment of other ethnic-racial groups through their subordination and marginalization, especially with regard to Afro-descendant identity, memory traditions. We will take the figure of the Orisha Exu and the rap music genre to show how the artist Diogo Moncorvo understands Afro-Brazilian culture from music, using it as a tool to overcome Western oppressions. The rapper’s aesthetic in the album Esú (2017) shows very heterogeneous and pulsating identities, considering its articulation with media culture and its production of meanings in reality.
Downloads
References
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. São Paulo: Ed. Unicamp, 2011.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. São Paulo: Edusc, 2004.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. v. 4.
FERNANDES, Alexandre de Oliveira. Exu: sagrado e profano. Odeere: Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, Jequié, v. 2, n. 3, p. 53-76, 2017.
GILROY, Paul. O atlântico negro. São Paulo: Editora 34, 1993.
HYDE, Lewis. A astúcia cria o mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.
NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PRANDI, Reginaldo. Segredos guardados: orixás na alma brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. 3. ed. São Paulo: Escuta, 2007.
TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som: as transformações do rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.
WISNIK, José Miguel. Som e sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.