“Todos juntos vamos, pra frente Brasil” – o futebol, os meios de comunicação, o público e o privado

Authors

  • Ary José Rocco Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77209

Keywords:

Futebol, Modernidade, Pós-modernidade, Consumo e meios de comunicação

Abstract

O futebol mundial, de uma forma geral, e o brasileiro, mais especificamente, enquanto elementos de expressão cultural, têm apresentado sensíveis transformações nas últimas décadas. Elemento de forte definição das identidades nacionais e, por isso, em muitos casos, “propriedade do Estado”, o esporte mais popular do planeta começou, na década de 80, a ver, em decorrência da tão propalada globalização, uma fragmentação de seu caráter nacional. Com o avanço do mercado e, em conseqüência, do apelo ao consumo, o futebol deixou de pertencer à esfera pública, tornando-se um “bem” privado. Empresas multinacionais investem milhões e, por isso, querem retorno. O objetivo deste trabalho é analisar, no Brasil, as relações existentes entre os meios de comunicação e o esporte na passagem do futebol moderno (do Estado) ao pós-moderno (do mercado).

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Ary José Rocco Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Published

2010-12-02

How to Cite

Rocco Junior, A. J. (2010). “Todos juntos vamos, pra frente Brasil” – o futebol, os meios de comunicação, o público e o privado. Revista Extraprensa, 3(3), 756-771. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77209