Cultura e cidade: o papel dos intelectuais Mário de Andrade e Paulo Freire nas cidades de São Paulo e Recife

Authors

  • Hortência Nepomuceno Santos Universidade Federal da Bahia
  • Albino Canelas Rubim Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2011.77234

Keywords:

Culture, Cultural Policy, City

Abstract

This article reflects on the relationship between culture and city from the experiences of intellectual precursor, Mario de Andrade, the head of the department of management culture in São Paulo and Paulo Freire, involved in the expansion of the Popular Culture Movement in the city Recife with the teaching method which was based on literacy from the vocabulary and cultural universe of the class. Both acted ahead of its time, innovating in the area of culture in Brazil, even through brief passages, marked the scene and opened the country's cultural policy and the cities where they acted. Based on this, see the city as a potential environment for the development of various socio-cultural activities that often coexist with diversity and conflict.

 

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Hortência Nepomuceno Santos, Universidade Federal da Bahia
    Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia em 2009. Como Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolveu a monografia Políticas Culturais de Salvador e Recife: Uma análise da Fundação Gregório de Mattos e da Secretaria de Cultura do Recife. Tem experiência em: Produção Cultural e Comunicação Organizacional. Durante um ano integrou o Grupo de Pesquisa Políticas Culturais no Brasil: Itinerários, Atualidades e Desafios Contemporâneos no qual realizou pesquisa de Iniciação Científica. Atuou durante dois anos no Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Comunicação da UFBA (programa vinculado ao MEC que visa desenvolver bolsistas, através de atividades e projetos dentro da tríade pesquisa, ensino e extensão), realizado diversas atividades como, por exemplo, publicação de artigos, participação e organização de eventos e desenvolvimento de pesquisa em grupo sobre Revistas On-line. Além disso, durante três anos fez parte da Empresa Júnior de Comunicação e Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da UFBA. Atualmente é aluna regular do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia.
  • Albino Canelas Rubim, Universidade Federal da Bahia
    Formado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1975) e em Medicina pela Escola Baiana de Medicina (1977), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1979), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987) e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Bahia; docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Artes Cênicas, ambos da UFBA; Ex-Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA; Ex-Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Ex-Coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Pesquisador I-A do CNPq. Autor de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Membro de Conselhos Editoriais de publicações em Cultura e Comunicação. Foi diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA, por três vezes; Presidente da Câmara de Extensão da UFBA; Presidente da Câmara de Comunicação, Cultura e Turismo da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Secretário de Cultura da Associação dos Professores Universitários da Bahia, por duas vezes, e Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Principais áreas de interesse: políticas culturais; cultura e política; comunicação e política; cultura, comunicação e sociedade.

Published

2011-06-17

How to Cite

Santos, H. N., & Rubim, A. C. (2011). Cultura e cidade: o papel dos intelectuais Mário de Andrade e Paulo Freire nas cidades de São Paulo e Recife. Revista Extraprensa, 4(2), 3-13. https://doi.org/10.11606/extraprensa2011.77234