A formação do jornalista na abordagem dos fenômenos da diversidade e dos grupos minorizados: uma perspectiva didático-pedagógica da educomunicação e da etnomidialogia

Autores/as

  • Ricardo Alexino Ferreira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77173

Palabras clave:

Comunicación educativa, Etnomidialogia, Medios de comunicación, Periodismo, Entrenimiento

Resumen

Esta investigación tiene por objeto demostrar la necesidad de formación de los periodistas para hacer frente a los fenómenos de la diversidad y grupos dentro de las perspectivas minorizados de la Comunicación Educativa (que permite la formación del comunicador multimediático e interdisciplinario) y la formación Etnomidialogia (teórico y metodológico objetivos del comunicador hacia una perspectiva más coherente de los grupos minorizados ciudadanía).
También tiene como objetivo la formación de los comunicadores, a través de proyectos de la enseñanza de cursos de comunicación para la construcción de conocimientos multidisciplinarios con el fin de promover la diversidad y la ciudadanía, reduciendo así al mínimo la posibilidad de reforzar estereotipos o mantener el statu quo o la exclusión.
Esta investigación es el resultado de la autora en el campo de las representaciones científicas y la participación etnomidialogia medialogy social, cultural, ideológico y la comunicación.

 

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ricardo Alexino Ferreira, Universidade de São Paulo
    Ricardo Alexino Ferreira é professor efetivo e em dedicação exclusiva da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). É doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2001), onde também fez o mestrado em Ciências da Comunicação (1993). É graduado em Comunicação Social (habilitação Jornalismo). De 1995 a julho de 2009, foi professor efetivo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), transferiu-se depois para a USP através de concurso público. Atua, como professor permanente (interinstitucional), seguindo as normas do regime de dedicação exclusiva (RDIDP) da USP, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp lecionando a disciplina Midialogia Científica e Especializada . De dezembro de 2005 a 2008 foi diretor da Rádio Universitária Unesp (Rádio Unesp-FM), onde enfatizou a divulgação científica e a democratização do conhecimento científico através do Rádio. Realizou estágio/atividade docência na Euskal Herriko Unibertsitatea/Universidad del País Vasco, em Bilbao, Espanha, no Programa de Cooperación Interuniversitaria de la Agencia Española de Cooperación Internacional (AECI), do Ministério de Assuntos Exteriores do Governo Espanhol, através do convênio Intercampus Professores . É líder do Grupo de Pesquisa Midialogia Científica e Especializada (certificado pela Unesp e cadastrado no CNPq).

Publicado

2010-11-26

Cómo citar

Ferreira, R. A. (2010). A formação do jornalista na abordagem dos fenômenos da diversidade e dos grupos minorizados: uma perspectiva didático-pedagógica da educomunicação e da etnomidialogia. Revista Extraprensa, 3(3), 321-344. https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77173