TVs universitárias, digitalização e campo público: dez anos depois
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.211407Palavras-chave:
TVs universitárias, Digitalização, Campo público de televisãoResumo
A transição das TVs universitárias vinculadas ao campo público de emissoras no Brasil para a Digitalização, seja em termos de estrutura técnica de produção, seja de sistema de transmissão, é atravessada por singularidades, em um contexto cada vez mais marcado pela complexidade relacionada às redes sociais e plataformas digitais. Este relatório traz atualização de pesquisa realizada há dez anos sobre os canais de TV vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, em cidades do interior do país. Além do aumento quantitativo dos núcleos de produção audiovisual e da adaptação às plataformas digitais, a pesquisa registra canais em desmantelamento e diversificação.
Downloads
Referências
BOLAÑO, César. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec: Polis, 2000.
BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério. Televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.
CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: Labcom, 2014.
CAPANEMA, Letícia; FRANÇA, Renné Oliveira. A televisão no ciberespaço: reformulações da televisão na internet e na TV digital. Revista GeMinis, São Carlos, v. 4, n. 1, p. 20-36, 2013. Disponível em: https://bit.ly/46p9lXK. Acesso em: 1 set. 2023.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MAIA, Kamyla Faria; DEL BIANCO, Nélia Rodrigues. Aproximações entre os conceitos de TVs universitárias e campo público de televisão no Brasil. Revista Conexão: Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 20, n. 39, p. 197-210, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3ZzEZj9. Acesso em: 1 set. 2023.
PREVEDELLO, Carine Felkl. Televisões universitárias público-estatais no interior do Brasil: um breve eco da pluralidade rumo à digitalização. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação Social) –Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carine Felkl Prevedello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.