A América Latina diante da reconfiguração das estruturas de poder globais
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2025.238023Palavras-chave:
Estado, Dominação, Colonialismo, Autogestão, EducaçãoResumo
Este ensaio oferece uma análise crítica das raízes históricas e dos fatores estruturais do atraso latino-americano, que levaram a um sentimento generalizado de desesperança na região. Apresenta uma proposta inovadora para a construção de um futuro mais promissor, por meio do fortalecimento do capital social, da descentralização do poder e da promoção da autogestão produtiva e comunitária. Nessa perspectiva, a necessidade de uma descolonização consciente e organizada surge como um caminho viável para a superação da crise atual e o resgate da dignidade e do potencial da América Latina no século XXI.
Downloads
Referências
CARMEM, R.; SOBRADO, M. Um futuro para os excluídos. Londres: Zed Books, 2000.
COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE (CEPAL). Panorama Social da América Latina e do Caribe. 2022.
COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE (CEPAL). Prevenção e redução do abandono escolar na América Latina e no Caribe. 2024. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/server/api/core/bitstreams/b80b4d28-e4df-4c5c-9659-dd78d4d1b527/content. Acesso em: 15 jul. 2025.
FUKUYAMA, F. Ordem e decadência da política. Barcelona: Deusto-Grupo Planeta, 2016.
GARCÍA HAMILTON, J. I. El autoritarismo hispano-americano y la improductividad. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1998.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/sustainable-development-goals/. Acesso em: 15 jul. 2025.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Relatório de monitorização da educação global: relatório de género, aprofundar o debate sobre aqueles que ainda são deixados para trás. 2022. https://doi.org/10.54676/LHMC7003
PIKETTY, T. Capital e Ideologia. Barcelona: Deusto, 2019.
PUTNAM, R. Para que la democracia funcione. Caracas: Galac, 1994.
RIBEIRO, S. Desigualdade e devastação globais. La Jornada, 2015.
SANTOS DE MORAIS, C. Apuntes de teoría de la organización. Tegucigalpa: Guaymuras, 1989.
SOBRADO, M.; ROJAS, J. J. América Latina: Crise do Estado clientelista e a construção de Repúblicas Cidadãs. São José da Costa Rica: EUNA, 2006.
TROCELLO, G. A fabricação de cidadãos servos. Cultura política e regimes neopatrimoniais. San Luis: Editora Universidade Nova-Universidade Nacional de San Luis, 2008.
VARGAS LLOSA, M. A festa da cabra. Lima: Alfaguara, 2000.
VARGAS LLOSA, M. Conversa na catedral. Madri: Seis Barral, 1969.
VARGAS LLOSA, M. Tempos difíceis. Lima: Alfaguara, 2019.
VYGOTSKY, L. Pensamiento y lenguaje. México: Booket Paidós, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Miguel Sobrado Chaves , Juan José Rojas Herrera

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.