Robert Hooke e a célula no Programa Nacional do Livro Didático 2021
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-6224v20i1p%25pPalavras-chave:
Livro didático, Célula, Robert Hooke, História da Biologia, Educação científicaResumo
O edital 2021 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o primeiro prevendo coleções integradas para as Ciências da Natureza, não trouxe recomendações explícitas sobre a importância da contextualização histórica dos conteúdos, embora esta seja indicada na legislação educacional vigente. Considerando a relevância dos livros didáticos como referência para professores e alunos, bem como a recorrência da temática Robert Hooke e a célula em trabalhos acadêmicos relacionados à inserção didática da História da Ciência, apresentamos os resultados da análise detalhada da presença dessa temática nas coleções aprovadas no PNLD 2021. Observamos, por um lado, menções esparsas a elementos históricos, distorções e narrativas pseudo-históricas e, por outro, abordagens histórico-filosóficas robustas e embasadas na historiografia recente.
Referências
AMABIS, José; MARTHO, Gilberto; FERRARO, Nicolau; PENTEADO, Paulo; TORRES, Carlos; SOARES, Júlio; CANTO, Eduardo; LEITE, Laura.
Moderna Plus. Ciências da natureza e suas tecnologias. São Paulo: Moderna, 2020.
ARAÚJO, João; SILVA, Caio; PRESTES, Maria Elice; MARTINS, Roberto. Observação 18, da Micrographia, de Robert Hooke. Boletim de História e Filosofia da Biologia, 8 (4): 9-13, 2014. Disponível em: https://www.abfhib.org/Boletim/Boletim-HFB-08-n4-Dez-2014.pdf Acesso em: 15 mar. 2025.
BALL, Clara. The early history of the compound microscope. Bios, 37 (2): 51-60, 1966. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/4606667. Acesso em: 8 jan. 2025.
BATISTA, Rosana; MOHR, Adriana; FERRARI, Nadir. A análise da história da ciência em livros didáticos do ensino fundamental em Santa Catarina. Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências 2007. Florianópolis, 2007, in: Anais do VI ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2007.
BATISTETI, Caroline; ARAÚJO, Elaine; CALUZZI, João. As estruturas celulares: o estudo histórico do núcleo e sua contribuição para o ensino de biologia. Filosofia e História da Biologia, 4: 17-42, 2009. Disponível em: https://www.abfhib.org/FHB/FHB-04/FHB-v04-01-Caroline-Batisteti-et-al.pdf Acesso em: 8 jun. 2025.
BRASIL. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Edital de convocação para inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2021. Brasília: MEC, 2019.
DAMASIO, Felipe; PEDUZZI, Luís. História e Filosofia da Ciência na educação científica: para quê? Revista Ensaio, 19: e2583-1-19, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190103.
FUKUI, Ana; NERY, Ana; CARVALHO, Elisa; LIEGEL, Rodrigo; AOKI, Vera. Ser protagonista. Ciências da natureza e suas tecnologias. São Paulo: Editora SM, 2020.
GODOY, Leandro; DELL’ AGNOLO, Rosana; MELO, Wolney. Multiversos. Ciências da natureza. São Paulo: FTD, 2020.
HOOKE, Robert. Micrographia: or some physiological descriptions of minute bodies made by magnifying glasses with observations and inquiries thereupon. London: J. Martyn and J. Allestry, 1665.
KAPITANGO-A-SAMBA, Kilwangy; RICARDO, Elio. Categorias da inserção da história e filosofia da ciência no ensino de ciências da natureza. Revista de Educação Pública, 23: 943-970, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/543 Acesso em: 6 jun. 2025.
LAWSON, Ian. Crafting the microworld: how Robert Hooke constructed knowledge about small things. Notes Records Royal Society London, 70 (1): 23-44, 2016. DOI: https://doi.org/10.1098/rsnr.2015.0057.
LEITE, Laurinda. History of science in Science Education: Development and validation of a checklist for analysing the historical content of science textbooks. Science & Education, 11: 333–359, 2002. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1016063432662. Acesso em: 6 jun. 2025.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Ciências da natureza Lopes & Rosso. Energia e consumo sustentável. São Paulo: Moderna, 2020.
LUZ, Marcos; OLIVEIRA, Cleyton; OLIVEIRA, André. A história da célula nos livros didáticos de ciências: um olhar crítico e reflexivo sobre a temática. Revista Valore, 3: 630-641, 2018.
MARTINS, André. História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 24 (1): 112-131, 2007.
MARTINS, Roberto. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. Pp. XXI-XXXIV, in: SILVA, Cibelle (ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.
MARTINS, Roberto. Robert Hooke e a pesquisa microscópica dos seres vivos. Filosofia e História da Biologia, 6 (1): 105-142, 2011.
MARTINS, Roberto; SILVA, Cibelle; PRESTES, Maria Elice. History and Philosophy of Science in Science Education, in Brazil. Pp. 2271-2299, in: MATTHEWS, Michael (ed.) International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Dordrecht: Springer, 2014.
MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, 9 (2): 147-157, 2003.
MORTIMER, Eduardo; HORTA, Andrea; PANZERA, Arjuna; GARCIA, Esdras; PIMENTA, Marcos; MUNFORD, Danusa; FRANCO, Luiz; MATOS, Santer. Matéria, Energia e Vida: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Scipione, 2020.
PINHEIRO, Regiane; ECHALAR, Adda; QUEIROZ, José. O conceito de célula em livros didáticos de Biologia: ciência aproblemática e a-histórica. Ciência & Educação, 27: 1-16, 2021.
PRESTES, Maria Elice. Teoria celular: de Hooke a Schwann. São Paulo: Scipione, 1997.
SANTOS, Kelly. Diálogo: Ciências da natureza e suas tecnologias. São Paulo: Moderna, 2020.
SASSERON, Lúcia; CARVALHO, Ana. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16: 59-77, 2011.
SHAPIN, Stephen. Nunca pura: Estudos históricos de ciências como se fora Produzida por Pessoas ... Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
SILVA, Elda; AIRES, Joanez. Panorama histórico da teoria celular. História da ciência e ensino: construindo interfaces, 14: 1-18, 2016.
SILVA, Elda; AIRES, Joanez. A teoria celular em livros didáticos de biologia: uma análise sobre as concepções acerca da natureza da ciência. Revista Insignare Scientia, 4 (3): 309-327, 2021.
TAVARES, Taysy; PRESTES, Maria Elice. Pseudo-história e ensino de ciências: o caso Robert Hooke (1635-1703). Filosofia e História da Biologia, 9 (2): 35-42, 2012.
THOMPSON, Miguel; RIOS, Eloci; SPINELLI, Walter; REIS, Hugo; SANT’ANNA, Blaidi; NOVAIS, Vera; ANTUNES, Murilo. Conexões. Ciências da natureza e suas tecnologias. São Paulo: Editora Moderna, 2020.
VIDAL, Paulo; PORTO, Paulo. A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007. Ciência & Educação, 18: 291-308, 2012.
VITAL, Abigail; GUERRA, Andreia. Textos para ensinar física: princípios historiográficos observados na inserção da história da ciência no ensino. Ciência & Educação, 22: 351-370, 2016.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Filosofia e História da Biologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista Filosofia e História da Biologia, e os autores aceitam os termos desta licença e concordam em ceder os direitos autorais para a publicação, além de concordarem com o compromisso da publicação em oferecer acesso aberto a todo o seu conteúdo. As informações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade de seus autores.