Contribuições de uma leitura fleckiana do movimento Anti-Vaxx para a compreensão do negacionismo científico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-6224v19i1p65-83

Palabras clave:

Epistemologia, Ludwik Fleck, sociologia da ciência, negacionismo científico, Vacinas

Resumen

Este artigo aborda a carreira, interesses profissionais e o contexto sócio-político em que viveu Ludwik Fleck A seguir, foca nos conceitos de “estilo de pensamento” e “coletivo de pensamento” que fazem parte de sua epistemologia. O objetivo é a partir deles e de outros elementos da epistemologia de Fleck compreender o processo histórico-cultural envolvido no negacionismo científico em relação à vacina. Para isso, utilizaremos alguns exemplos históricos. Consideramos que o movimento antivacinas é representado por um grupo de pessoas que pertencem, predominantemente, a círculos exotéricos em termos políticos, expressando dogmaticamente os interesses políticos desses grupos. Os manifestantes contra a vacina se posicionam como defensores das liberdades individuais, desconfiando da máquina pública e compreendendo o estado como uma entidade controladora e invasiva.

Biografía del autor/a

  • Marllon Moreti de Souza Rosa, Universidade Estadual de Londrina

    É professor de Biologia e Biotecnologia da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, atuando no Ensino Médio. É professor de História, Filosofia e Sociologia do "Curso (r)evolução: preparatório para o ingresso no Ensino Superior", além de atuar como Coordenador Pedagógico no mesmo curso. Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal de Lavras (2020), possui Graduação em andamento em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática na área de concentração de História e Filosofia da Ciência na UEL (2023) e Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da UEL na área de concentração de História e Filosofia da Ciência e da Matemática. Desenvolve pesquisas em Epistemologia de Ludwik Fleck sob a ótica marxista e estudos marxistas sob a perspectiva de György Lukács, pensando a ciência e a educação científica sob a luz do materialismo histórico-dialético a partir da ontologia do Ser Social, mobilizando as categorias de Trabalho, Reprodução, Ideologia e Alienação/Estranhamento. Faz parte do Projeto de Pesquisa Universal financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) chamado "Ciência Cidadã e Educação Básica: Análise de perfil, engajamento e experiência dos participantes" proposto pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do projeto "Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) Educação para a Ciência e Divulgação Científica: implementação e análise do desenvolvimento e impacto do Ciência Cidadã na Escola". É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência (GPEEC) vinculado ao PECEM da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi professor bolsista de Biologia, Filosofia e Sociologia no Programa de Apoio Pré- Universitário/UFLA (2018-2020), foi professor de Ciências Biológicas no Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) de Lavras-MG e monitor da disciplina de Biofísica dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (2019-2020) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi membro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar (2017-2018) na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem interesse nas seguintes áreas: História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Biologia; Epistemologia de Ludwik Fleck; Ontologia lukacsiana; Estudos Marxistas; Ensino de Ciências e Biologia, Educação Científica e Ambiental; Construção de Materiais Didático-pedagógicos.

  • Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Universidade Estadual de Londrina

    Professora Associada B no Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, epistemologia da biologia, aprendizagem baseada em problemas, resolução de problemas.

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Publicado

2024-06-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ROSA, Marllon Moreti de Souza; ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. Contribuições de uma leitura fleckiana do movimento Anti-Vaxx para a compreensão do negacionismo científico. Filosofia e História da Biologia , São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 65–83, 2024. DOI: 10.11606/issn.2178-6224v19i1p65-83. Disponível em: https://revistas.usp.br/fhb/article/view/fhb-v19-n1-04.. Acesso em: 22 jul. 2024.