Discussões em torno da história e filosofia da biologia aplicadas ao ensino de biologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-6224v17i1p93-113Palavras-chave:
História e Filosofia da Biologia, Educação científica, Estudo bibliométricoResumo
A história e a filosofia da biologia buscam compreender, principalmente, como a biologia emergiu, se desenvolveu e estabeleceu. Sendo assim, estudos de história e filosofia da biologia oferecem diversas possibilidades para o ensino de biologia, no sentido de promover uma abordagem que busque contextualizar e aproximar a ciência biológica dos estudantes. Tendo isso em mente, buscamos neste trabalho, mapear a produção da revista Filosofia e História da Biologia, dedicada à história, filosofia da biologia e suas interfaces. Nesse sentido, analisamos um total de 262 artigos publicados no período entre 2006 e 2020, que correspondem a todas as publicações presentes na revista até a finalização desta pesquisa. Como resultado, encontramos: a) estudos que abordam a construção de conceitos específicos da Biologia; b) o desenvolvimento histórico e filosófico das subáreas da Biologia como, por exemplo, Evolução e Genética; c) a contribuição de autores específicos para estas áreas; d) e além dos artigos que tratam particularmente do ensino de biologia. Concluímos que, apesar de a maior parte das pesquisas não possuir como tema principal a educação, elas podem fornecer subsídios teóricos tal como diversas estratégias para a prática docente, como contextualizar a ciência biológica, aproximá-la dos estudantes e desenvolver um ensino de biologia menos fragmentado.
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