Arte e técnica no pensamento de Martin Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v29i1p65-78Palavras-chave:
arte, técnica, Heidegger, modernidade, verdadeResumo
Com o presente artigo pretendemos investigar a relação de ambiguidade entre arte e técnica no pensamento de Martin Heidegger. Tendo como principais referências os textos A questão da técnica e A origem da obra de arte, o objetivo principal consiste em compreender os dois lados dessa relação, na medida em que no pensamento heideggeriano essas duas dimensões possuem diferenças fundamentais, mas uma origem e um sentido comum que podem ser pensados a partir de sua origem grega. Desse modo, procuramos destacar a radicalidade do esforço de pensamento proposto por Heidegger com base em seu caráter circular.
Downloads
Referências
Adorno, Theodor; Horkheimer, Max (1985). A dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro, RJ: Editora Zahar.
Benjamin, Walter (1969). A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo, SP: Abril Cultural.
Chauí, Marilena (2017). Filosofia seiscentista. A descoberta da subjetividade?. Revista limiar, 5 (10), 3-24.
Matos, Olgária (2008). Ethos e amizade: a morada do homem. Ide, 31(146), 75-79.
Dusek, Val (2006). Philosophy of technology: an introduction. Oxford: Blackwell publishing.
Dreyfus, Hubert (1995). Heidegger on gaining a Free relation to Technology. Technology and the politics of knowledge. Bloomington: Indiana University Press.
Gadamer, Hans-Georg (2012). Hegel e Heidegger. Hegel Husserl Heidegger. Petrópolis, RJ: Vozes.
Gadamer, Hans-Georg (2020). A atualidade do belo. Hermenêutica da obra de arte. São Paulo, SP: Martins Fontes.
Gadamer, Hans-Georg (2002). Kunst im Zeitalter der Technik. Landesarchiv Baden-Württemberg, Abt. Hauptstaatsarchiv Stuttgart, R 4/011 S004067/201, 27. August.
Hegel, Georg Wilhelm Friedrich (1980). Introdução à história da filosofia. São Paulo, SP: Abril cultural.
Heidegger, Martin (1998). A época da imagem de mundo. Caminhos de Floresta. Lisboa: Calouste Gulbenkian.
Heidegger, Martin (1998). A origem da obra de arte. Caminhos de Floresta. Lisboa: Calouste Gulbenkian.
Heidegger, Martin (1999). O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo, SP: Abril cultural.
Heidegger, Martin (1999). O que é isto - a filosofia. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo, SP: Abril cultural.
Heidegger, Martin (2000). Die Frage nach der Technik. Vorträge und Aufsätze. GA Band 7. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann.
Heidegger, Martin (2002). A Coisa. Ensaios e Conferências. Petrópolis, RJ: Vozes.
Heidegger, Martin (2009). Já só um Deus nos pode ainda salvar. Entrevista concedida por Martin Heidegger à revista alemã Der Spiegel em 23/09/1966. Universidade de Beira Interior.
Leopoldo e Silva, Franklin (2007). Martin Heidegger e a Técnica. Scientiæ Studia, 5 (3), 369-74.
Mariconda, Pablo (2006). Galileu e a ciência moderna. São Paulo, SP: Cadernos de Ciências Humanas, 9(16).
Mariconda, Pablo (2019). Tecnologia, ignorância e violência. Discurso, 49(2), 5-20.
Martins, Hermínio (2012). Experimentum humanum: Civilização tecnológica e condição humana. Fino Traço: Belo Horizonte.
Rabe, Ana María (2003). El arte y la tierra en Martin Heidegger y Eduardo Chillida. Arte individuo y Sociedad, 14, p. 233-260.
Vaysse, Jean-Marie (2006). Technique, Monde, Individuation: Heidegger, Simondon, Deleuze. Olms: Europaea Memoria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe Seelaender Costa Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
As informações e conceitos emitidos em textos são de absoluta responsabilidade de seus autores.
Todos os artigos anteriores a 5 de julho de 2018 e posteriores a julho de 2021 estão licenciados sob uma licença CC BY-NC-ND, exceto os publicados entre as datas mencionadas, que estão sob a licença CC BY-NC-SA. A permissão para tradução por terceiros do material publicado sob a licença CC BY-NC-ND poderá ser obtida com o consentimento do autor ou autora.
Políticas de acesso aberto - Diadorim