O Gênero crônica e a prática escolar

Autores

  • Maria Lúcia da Cunha Victorio de Oliveira Andrade Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i6p267-279

Palavras-chave:

Gênero Discursivo, Crônica, Ato de Fala, Produção Textual, Ensino

Resumo

Com este artigo pretende-se contribuir não só para o estudo do gênero discursivo crônica como também para o melhor aproveitamento deste gênero nas práticas escolares do ensino médio. A crônica é um gênero que apresenta dupla filiação, já que o tempo e o espaço curtos permitem o tratamento literário a temas jornalísticos. Tem do jornal a concisão e a pressa e da literatura, a magia e a poeticidade que recriam o cotidiano. Por essas características e por sua brevidade, a crónica torna-se um gênero peculiar para que o professor possa incentivar e promover estrategias adequadas para o trabalho de produção textual

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Publicado

2004-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Gênero crônica e a prática escolar. (2004). Filologia E Linguística Portuguesa, 6, 267-279. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i6p267-279