Os processos referenciais à luz da teoria da acessibilidade na edição crítico-genética do conto ‘Os caminhos’ de Moreira Campos

Autores

  • Claudeirton Madeira Castelo Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Luis Eleildo P. Alves Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v26i1p29-47

Palavras-chave:

Filologia textual, Crítica Genética, Teoria da Acessibilidade dos referentes, Referenciação, Moreira Campos

Resumo

Neste trabalho, propomos uma interface teórica entre linguística textual e filologia textual nos termos do que já preconizaram Alves (2016, 2020) e Queiroz (2020). Nosso objetivo é investigar os processos referenciais, à luz da Teoria da Acessibilidade (Ariel, 2001), nos manuscritos de uma edição crítico-genética de Moreira Campos e suas implicações na construção de sentido do texto. Estes testemunhos são frutos do Acervo do Escritor Cearense da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará, e chegaram a nós editados a partir da pesquisa desempenhada por Lima (2016). Analisamos as edições e realizamos recortes para demonstrar as ocorrências de saliência ou opacidade dos referentes no percurso criativo de Moreira Campos. Os resultados demonstraram que as supressões de expressões referenciais a cada reescrita, movimento próprio do processo criativo do autor, enriquece a dinâmica da textualização, uma vez que imprime ao texto um jogo de sentidos rico em possibilidades inferenciais. Essa análise fortalece o nosso argumento de que o texto é de fato um evento comunicativo multissemiótico, do qual o processo de materialização é apenas parte (Beaugrande, 1997).

 

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Biografia do Autor

  • Luis Eleildo P. Alves , Universidade Estadual do Ceará

    Doutor em Linguística Aplicada (2021) com pesquisas desenvolvidas no campo da Linguística textual de vertente sociocognitivista. Atualmente estuda o tema da aprendizagem no contexto de ensino de língua materna, da elaboração de materiais didáticos e da formação inicial de professores. Realiza incursões no campo da Biologia do Conhecer e da Epistemologia da Complexidade. Desde o mestrado (2015-2016), também possui pesquisas voltadas à leitura de documentos antigos, realizando reflexões dentro do campo da perspectiva denominada ?Filologia Textual?. Foi membro do Colegiado de Letras da Universidade Estadual do Ceará (2016 ? 2021) e professor da educação básica (2012 ? 2021). Também é autor de materiais didáticos de Língua Portuguesa e parecerista de revistas da área de Letras/Linguística. É membro do grupo de Práticas de Edição de Texto do Estado do Ceará (PRAETECE) e do Grupo de Estudo e Ensino de Texto

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Publicado

2024-12-17

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Seção

Artigos

Como Citar

Castelo, C. M., & Alves, L. E. P. (2024). Os processos referenciais à luz da teoria da acessibilidade na edição crítico-genética do conto ‘Os caminhos’ de Moreira Campos. Filologia E Linguística Portuguesa, 26(1), 29-47. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v26i1p29-47