Etnocentrismo e alteridade indígena: ambigüidades do discurso colonial em escritos de Vieira

Autores

  • Helena Hathsue Nagamine Brandão Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i9p185-199

Palavras-chave:

Etnocentrismo. Identidade/alteridade. Formação discursiva jesuítica. Formação ideológica colonial portuguesa.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como no discurso do Padre Antônio Vieira emerge a formação ideológica colonialista. Dois aspectos são ressaltados: 1. Na
formação discursiva do colonialismo português referente ao índio, o sistema conceitual mais universalista que determina que todo homem, sem distinção, é livre, vai sofrendo deslocamentos e passando por ressignificações para ajustar-se a interesses contingenciais, particulares dos colonos. 2. O próprio discurso de Vieira, apesar das denúncias feitas contra a escravidão indígena e defesa corajosa dos índios, mostra-se, de certa forma, ligado à formação ideológica colonialista e etnocêntrica.

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Publicado

2007-06-02

Edição

Seção

Artigos (Seção Temática)

Como Citar

Brandão, H. H. N. (2007). Etnocentrismo e alteridade indígena: ambigüidades do discurso colonial em escritos de Vieira. Filologia E Linguística Portuguesa, 9, 185-199. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i9p185-199