Avaliação dos cursos de Fisioterapia nos anos de 2004 a 2013
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-2950/17167124042017Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Educação Superior, FisioterapiaResumo
Este estudo objetivou avaliar o desempenho dos cursos de fisioterapia no país quanto aos conceitos obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no período de 2004 a 2013, verificando o rendimento dos cursos entre as instituições de ensino superior públicas e privadas e a relação das pontuações do exame com o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Estudo quantitativo transversal de base documental, realizado com amostra de 103 cursos de fisioterapia que participaram das avaliações do Enade realizadas de 2004 a 2013. A análise constou da avaliação dos conceitos Enade e do CPC por classificações de desempenho ao longo dos anos. Observou-se avanço dos conceitos Enade e CPC na amostra (valor de p<0,05). O percentual de cursos com resultados insuficientes no Exame regrediu de 26,2%, em 2004, para 17,5%, em 2013, e 38,8% das IES obtiveram conceitos superiores ao critério mínimo em 2013, em 2004 esse percentual correspondia a 21,4%. Em todas as edições do Exame as IES públicas apresentaram melhor desempenho do que as instituições privadas. Houve avanço dos cursos de Fisioterapia no Enade e no CPC para o período investigado, com melhor desempenho das instituições públicas em relação às privadas. Porém, a permanência de elevada proporção de resultados insuficientes ou que apenas alcançam o critério mínimo alerta para a importância da discussão da qualidade da formação do bacharel em Fisioterapia no país.Downloads
Referências
Bispo Júnior JP. Formação em fisioterapia no Brasil: reflexões
sobre a expansão do ensino e os modelos de formação. Hist
Cienc Saude-Manguinhos. 2009;16(3):655-68. doi: 10.1590/
S0104-59702009000300005
Haddad AE, Morita MC, Pierantoni CR, Brenelli SL, Passarella
T, Campos FE. Formação de profissionais de saúde no Brasil:
uma análise no período de 1991 a 2008. Rev Saúde Pública.
;44(3):383-93. doi: 10.1590/S0034-89102010005000015
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira. Conceito Enade [internet]. [cited 2014 Dez
. Available from: https://goo.gl/C5Uza5
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira. Enade [internet]. Brasília, DF; 2015. [cited
Mar 22]. Available from: http://portal.inep.gov.br/web/
guest/enade
Griboski CM. O Enade como indutor da qualidade da
educação superior. Est Aval Educ. 2012;23(53):178-195.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira. Nota Técnica nº 72: Cálculo do Conceito
Preliminar de Curso referente a 2013 [internet]. Brasília, DF:
Ministério da Educação; 2014. [cited 2016 Mar 8]. Available
from: https://goo.gl/RdEm78
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de
Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/
CES nº 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes
Curriculares Nacionais do curso de graduação em
Fisioterapia. Diário Oficial da União. 2002 Mar 4 [internet].
[cited 2016 Mar 2]. Available from: https://goo.gl/WzpAjF
Teixeira RC. Aderência dos cursos de Fisioterapia da região
Norte às Diretrizes Curriculares Nacionais. Fisioter Mov.
;25(1):47-54. doi: 10.1590/S0103-51502012000100005
Pohlert T. The Pairwise Multiple Comparison of Mean Ranks
Package (PMCMR) [internet]. [cited 2017 May 16]; p. 14-8.
Available from: https://goo.gl/p8i7Pm
Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia: Fujisawa DS,
Araujo FRO, Rocha VM, Santos MLM. Padrão de qualidade
dos cursos de graduação em fisioterapia no contexto do
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior –
SINAES. Fisioter Bras. 2012;13(4):5-11.
Camara AMCS, Santos LLCP. Um estudo com egressos
do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG): 1982-2005. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1):5-
doi: 10.1590/S0100-55022012000200002
Macedo AR, Trevisan LMV, Trevisan P, Macedo CS. Educação
superior no século XXI e a reforma universitária brasileira.
Ensaio: Aval Pol Públ Educ. 2005;13(47):127-48. doi: 10.1590/
S0104-40362005000200002
Lemos KCS, Miranda GJ. Alto e baixo desempenho no Enade:
que variáveis explicam? Rev Amb Cont. 2015;7(2):101-18.
Bittencourt HR, Viali L, Rodrigues ACM, Casartelli, AO.
Mudanças nos pesos do CPC e seu impacto nos resultados
de avaliação em universidades federais e privadas.
Avaliação (Campinas). 2010;15(3):147-66. doi: 10.1590/
S1414-40772010000300008
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fisioterapia e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.