Avaliação dos cursos de Fisioterapia nos anos de 2004 a 2013

Autores

  • Rogério Fabiano Gonçalves Universidade de Pernambuco
  • Aline Araújo Gomes Sandes Universidade de Pernambuco; curso de Fisioterapia
  • Isadora Yasmim Monteiro Nascimento Universidade de Pernambuco; curso de Fisioterapia
  • Auxiliadora Renê de Melo Amaral Universidade de Pernambuco
  • Rodrigo Cappato de Araújo Universidade de Pernambuco
  • Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-2950/17167124042017

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Educação Superior, Fisioterapia

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o desempenho dos cursos de fisioterapia no país quanto aos conceitos obtidos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no período de 2004 a 2013, verificando o rendimento dos cursos entre as instituições de ensino superior públicas e privadas e a relação das pontuações do exame com o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Estudo quantitativo transversal de base documental, realizado com amostra de 103 cursos de fisioterapia que participaram das avaliações do Enade realizadas de 2004 a 2013. A análise constou da avaliação dos conceitos Enade e do CPC por classificações de desempenho ao longo dos anos. Observou-se avanço dos conceitos Enade e CPC na amostra (valor de p<0,05). O percentual de cursos com resultados insuficientes no Exame regrediu de 26,2%, em 2004, para 17,5%, em 2013, e 38,8% das IES obtiveram conceitos superiores ao critério mínimo em 2013, em 2004 esse percentual correspondia a 21,4%. Em todas as edições do Exame as IES públicas apresentaram melhor desempenho do que as instituições privadas. Houve avanço dos cursos de Fisioterapia no Enade e no CPC para o período investigado, com melhor desempenho das instituições públicas em relação às privadas. Porém, a permanência de elevada proporção de resultados insuficientes ou que apenas alcançam o critério mínimo alerta para a importância da discussão da qualidade da formação do bacharel em Fisioterapia no país.

Downloads

Referências

Bispo Júnior JP. Formação em fisioterapia no Brasil: reflexões

sobre a expansão do ensino e os modelos de formação. Hist

Cienc Saude-Manguinhos. 2009;16(3):655-68. doi: 10.1590/

S0104-59702009000300005

Haddad AE, Morita MC, Pierantoni CR, Brenelli SL, Passarella

T, Campos FE. Formação de profissionais de saúde no Brasil:

uma análise no período de 1991 a 2008. Rev Saúde Pública.

;44(3):383-93. doi: 10.1590/S0034-89102010005000015

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira. Conceito Enade [internet]. [cited 2014 Dez

. Available from: https://goo.gl/C5Uza5

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira. Enade [internet]. Brasília, DF; 2015. [cited

Mar 22]. Available from: http://portal.inep.gov.br/web/

guest/enade

Griboski CM. O Enade como indutor da qualidade da

educação superior. Est Aval Educ. 2012;23(53):178-195.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Anísio Teixeira. Nota Técnica nº 72: Cálculo do Conceito

Preliminar de Curso referente a 2013 [internet]. Brasília, DF:

Ministério da Educação; 2014. [cited 2016 Mar 8]. Available

from: https://goo.gl/RdEm78

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de

Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/

CES nº 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes

Curriculares Nacionais do curso de graduação em

Fisioterapia. Diário Oficial da União. 2002 Mar 4 [internet].

[cited 2016 Mar 2]. Available from: https://goo.gl/WzpAjF

Teixeira RC. Aderência dos cursos de Fisioterapia da região

Norte às Diretrizes Curriculares Nacionais. Fisioter Mov.

;25(1):47-54. doi: 10.1590/S0103-51502012000100005

Pohlert T. The Pairwise Multiple Comparison of Mean Ranks

Package (PMCMR) [internet]. [cited 2017 May 16]; p. 14-8.

Available from: https://goo.gl/p8i7Pm

Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia: Fujisawa DS,

Araujo FRO, Rocha VM, Santos MLM. Padrão de qualidade

dos cursos de graduação em fisioterapia no contexto do

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior –

SINAES. Fisioter Bras. 2012;13(4):5-11.

Camara AMCS, Santos LLCP. Um estudo com egressos

do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Minas

Gerais (UFMG): 1982-2005. Rev Bras Educ Med. 2012;36(1):5-

doi: 10.1590/S0100-55022012000200002

Macedo AR, Trevisan LMV, Trevisan P, Macedo CS. Educação

superior no século XXI e a reforma universitária brasileira.

Ensaio: Aval Pol Públ Educ. 2005;13(47):127-48. doi: 10.1590/

S0104-40362005000200002

Lemos KCS, Miranda GJ. Alto e baixo desempenho no Enade:

que variáveis explicam? Rev Amb Cont. 2015;7(2):101-18.

Bittencourt HR, Viali L, Rodrigues ACM, Casartelli, AO.

Mudanças nos pesos do CPC e seu impacto nos resultados

de avaliação em universidades federais e privadas.

Avaliação (Campinas). 2010;15(3):147-66. doi: 10.1590/

S1414-40772010000300008

Publicado

2017-12-12

Edição

Seção

Pesquisa Original

Como Citar

Avaliação dos cursos de Fisioterapia nos anos de 2004 a 2013. (2017). Fisioterapia E Pesquisa, 24(4), 392-398. https://doi.org/10.1590/1809-2950/17167124042017