Dados antropométricos de pré-escolares da cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.1590/fpusp.v1i1.75035Palabras clave:
Antropometria, métodos, Ergonomia, Fisioterapia, Pré-escolarResumen
Um banco de dados antropométricos pode ser de grande utilidade à adequação de projetos arquitetônicos e desenho industrial. Espaços escolares, mobiliário infantil, louça sanitária para crianças poderiam ser melhor projetados se informações antropométricas fossem disponíveis. Assim, neste estudo realizaram-se medidas de 18 variáveis antropométricas em 400 crianças, 200 do sexo feminino e 200 do sexo masculino na faixa etária de 4 a 7 anos, que freqüentavam as pré-escolas da rede pública municipal de São Paulo, no Estado de São Paulo, no período de julho a novembro de 1992. Através de tratamento estatístico, obteve-se a média, o desvio padrão e os percentis 5, 50 e 95% de cada variável. Compararam-se estas medidas com as da população inglesa da mesma faixa etária e com um conjunto cadeira-mesa encontrado em uma das escolas, observando-se diferenças significativas entre as medidas nas variáveis altura do cotovelo e largura do quadril. Com relação ao conjunto cadeira-mesa, somente as crianças próximas do percentil 100% poderiam utilizá-lo adequadamente.