Trabalho docente desafiado: concepções de escolarização em disputa no território da escola rural em Goiás

Autores

  • Rosivaldo Almeida Almeida Universidade Estadual de Goiás
  • Carolina Gomes de Jesus Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2024.210838

Palavras-chave:

Educação do Campo, Trabalho Docente, Sentidos da Escolarização

Resumo

O artigo trata dos sentidos da escolarização no meio rural, no Município de Goiás. Procuramos desvelar as concepções de escolarização no território da escola, a partir da fala dos professores, de observações sistemáticas e dos nexos e tensões existentes entre as determinações estruturais e conjunturais do atual momento brasileiro, em sua relação com a dinâmica social do capitalismo. Durante a realização da pesquisa participante (2018-2022) identificamos quatro concepções de escolarização em disputa no território da escola, que se entrecruzam nas tramas da cultura política, da educação do campo e dos novos movimentos sociais. Os referenciais teóricos que fundamentam a pesquisa são Bourdieu (1998), Almeida (2009; 2018), Souza (2018), Silva (2018) e Fernandes (2018).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosivaldo Almeida Almeida, Universidade Estadual de Goiás

    Professor do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) daUniversidade Estadual de Goiás.

  • Carolina Gomes de Jesus, Universidade Estadual de Goiás
    Professora de Apoio do Campus Cora Coralina, da Universidade Estadual de Goiás.

Referências

ALMEIDA, Rosivaldo Pereira de. Não Estudou, fica na Roça e vai pro cabo da Enxada: Sentidos e Significados atribuídos pelos trabalhadores rurais em Goiás. Dissertação de Mestrado. Goiânia: UFG, 2009.

ALMEIDA, Rosivaldo Pereira d. Armadilhas no labirinto: escolarização e trabalho docente desafiados pelo pacto da educação em Goiás. Doutorado em Educação (Tese). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2018. 2 1

ARROYO, Miguel Gonzalez. FERNADES, Bernardo Mançano. A Educação Básica e o movimento Social do Campo. Brasília-DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo/Coleção por uma Educação Básica do Campo, n.° 2, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educaçao. Org.: CATANI, Afranio e NOGUEIRA, Maria Alice. Petrópolis/ RJ: Vozes, 1998.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. PASSERON, Jea-Claude. CHAMBOREDON, Jean-Claude. Ofício de Sociólogo – Metodologia da Pesquisa na Sociologia. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004. CALDART, Roseli Salete. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

COLONETTI, Paulo Cesar. Educação No Meio Rural: Uma Proposta De Formação Cidadã. Repositório Universitário da Ânima (RUNA), 2021, p.01-27.

CRUZ, José Adelson da. O pulso ainda pulsa? Cultura política e movimentos sociais em tempos sombrios. s/l, s/e, 2007.

CRUZ, José Adelson da; PESSOA, Jadir de Moraes. Ruralidades: saberes e sentidos da escola no meio rural em Goiás. Relatório de Pesquisa, Núcleo de Estudos Rurais da Faculdade de Educação da UFG, 2004.

FERNANDES, Rosana C. Educação do campo como território em disputa. In: SOUZA, Murilo Mendonça Oliveira de (Org.). Educação no Campo: lutas, experiências e reflexões. Goiânia: Ed. UEG, 2018.

GWATÁ – Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo. Relatório Final: Diagnóstico de Pesquisa Participativa, Escola Municipal Terezinha de Jesus Rocha. Goiás, 2014.

HARVEI, David. O neoliberalismo: História e Implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

MARX, Karl. Para Crítica da Economia Política: Salário, Preço e Lucro: O Rendimento e suas fontes: A economia Vulgar. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

SOUZA, Murilo Mendonça de Oliveira (org) Educação no Campo – Lutas, Experiências e Reflexões. Goiânia: UEG, 2018.

PESSOA, Jadir de Morais. Extensões do Rural e Educação. GT-7 – Educação, Trabalho e Movimentos Sociais. Sessões especiais. Campo Grande: VI EPECO, 2003.

SILVA, Edson Batista da; BORGES, Joyce de Almeida. Educação do campo como território em disputa. In: SOUZA, Murilo Mendonça Oliveira de (Org.). Educação no Campo: lutas, experiências e reflexões. Goiânia: Ed. UEG, 2018.

Downloads

Publicado

2024-01-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Trabalho docente desafiado: concepções de escolarização em disputa no território da escola rural em Goiás. (2024). Revista Geografia Literatura E Arte, 4(2), 84-104. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2024.210838