A proliferação do "gosto global" no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2000.123482Palavras-chave:
Comércio, consumo, espaço urbano, fast food, sistema de franquiaResumo
Assiste-se cada vez mais à entrada de grandes redes de comércio integradas ao sistema de franquias no território brasileiro, o fast food tem se destacado pelo seu adiantado estágio de evoluçào no sentido de formatação e padronização das operações. O fast food é um sistem a capaz de criar imagens e códigos decifráveis por grupos, sugerindo e encadeando comportamentos, provocando de certa forma uma homogeneização do gosto em nível mundial. O horário dedicado às refeições é escasso e o fast food entra nessa conjuntura de um "novo tempo" no urbano. Essas alterações nas relações de produção nâo se dáo bruscamente, ao contrário, são reproduzidas através de inovações graduais e de maneira sutil, somente quando atingem um grau de amadurecimento é que essas mesmas relações perm item as mudanças. O fast food é um sistema de massa que atinge um mercado maior, passando por cima de costumes e tradições. O papel da mídia é muito importante nesse processo pois invade o cotidiano, num jogo de símbolos e signos, com significados pré-determinados. É pelo "lugar" que o "mundial" é empíricamente percebido. Nessa dinâmica, a homogeneização e a diferenciação ocorrem paralelamenteDownloads
Referências
AUGÉ, M. não-Lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.
BAUDRILLARD, J. Am érica. Trad. A. Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
BAUDRILLARD, J. A Sociedade de Consum o. Lisboa: Edições 70, 1991.
BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista: Degradação do Trabalho no Século XX. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987.
CARLOS, A.F.A. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
CHERTO, M. R. Franchis ing: revolução no marketing. São Paulo: Mc Graw-liill, 1988.
FRAHCHISiriG: na Econom ia Brasileira 1991/1994. São Paulo: Instituto Franchis ing,1993.
FRAHCHISIFiG: na Prática. São Paulo: Makron Books, 1994.
FRAHCMISiriG "Guia de Oportunidades" São Paulo: Instituto Franchising, anos de 1992, 1993, 1994, 1995.
GOTTD1ENER, M. A Produção Social do Espaço Urbano. Trad. G.G. Souza. Sáo Paulo: EDUSP, 1993.
GREFE, C. et al. El Im p e rio de La H am burguesa: La cultura del comer con las manos. Barcelona: GEDISA, 1988.
IBGE. Regiões de in flu e n c ia das cidades. Rio de Janeiro: IBGE DGC, 1987.
LEFEBVRE, H. A R e-produçâo das Relações de Produção. Porto: Publicações Escorpião, 1973.
LEFEBVRE, H. A Vida C otidiana no M undo M oderno. São Paulo: Ática, 1991.
LOVE, J. F A Verdadeira H isto ria do Sucesso: Mc Donald's. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1987.
O PERFIL do franqueado brasileiro. São Paulo: Cherto & Rizzo Franchising, 1993.
ORTIGOZA, S. A G. As franquias e as novas estratégias do com ércio urbano no Brasil. Rio Claro: UNESP, 1996. Dissertação (mestrado) IGCE - UMESP, 1996.
ORTIZ, R.. M undialização e C ultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PinTAUDI, S. M. e Frúgoli Jr.,H. Shopping-Centers: espaço, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. São Paulo: EDUnESP, 1992.
SANTOS, M. Técnica, Espaço, Tem po: G lobalização e m eio-técnico cie n tífico inform acional. São Paulo: Hucitec, 1994.
SOUZA, M.G., NEMER, A. Marca e D istribuição. São Paulo: Makron Books, 1993.
VIRILIO, P. O espaço crítico . Trad. P.R.Pires. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).