Geografia e português no estudo do meio – metodologia interdisciplinar de ciências humanas: a entrevista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.82707Palabras clave:
Moradia. Entrevista. Estudo do Meio. Formação de Professores. Interdisciplinaridade.Resumen
Esta é uma pesquisa realizada com professores, em 2008, em Guarulhos – SP, cidade industrial. Foi utilizada a entrevista no trabalho de campo do Estudo do Meio com abordagem interdisciplinar que envolve Geografia e Português. O objetivo foi entender as relações dos moradores com Guarulhos em que a especulação imobiliária é crescente e tem como resultado acelerada urbanização e insuficiência de moradia. Tomamos Lefebvre como suporte teórico para entender a produção do espaço e as representações sociais dos moradores, e Bakhtin para compreender a noção de dialogismo. As produções musicais de Adoniran Barbosa foram analisadas para desencadear o processo da pesquisa. Esta metodologia auxiliou os docentes a realizar entrevistas com os moradores de Lavras e Jardim City, Guarulhos.
Descargas
Referencias
AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. Musa, 2001.
BAKHATIN, M. Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BEGA DOS SANTOS, C. B. Rochdale e Alphaville: formas diferenciadas de apropriação e ocupação da terra na metrópole paulistana. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
BONDUKI, N.; ROLNIK, R. Periferias. Cadernos de Pesquisa Prodeur, São Paulo: FAU-USP, n. 2, 1979.
DELIZOICOV, D.; ZANETIC, J. A proposta de interdisciplinaridade e o seu impacto no ensino municipal de 1º grau. In: PONTUSCHKA, N. N. (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2001.
DELIZOICOV, D. A proposta de interdisciplinaridade e o seu impacto no ensino municipal de 1º grau. In: PONTUSCHKA, N. N. (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Loyola, 1993. p. 9-15.
LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991.
LEFEBVRE, H. La présence et l’absence: contribution à la théorie des représentations. France: Casterman, 1980.
KOWARICK, L. A espoliação urbana. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
PONTUSCHKA, N. N. O conceito de estudo do meio transforma-se… Em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In: VESENTINI, J. W. O ensino de geografia no século XXI. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Nídia Nacib Pontuschka, Eulina Pacheco Lutfi

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publiquen en esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo con una licencia de uso de atribución CC-BY, que permite distribuir, mezclar, adaptar y crear con base en su trabajo, siempre que sean respetados los derechos de autor, de la forma especificada por CS.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales y por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citaciones del trabajo publicado (ver El efecto del acceso abierto).

