Docklands: disputas intestinas na formação da paisagem urbana de Londres
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.157633Mots-clés :
Docklands, requalificação urbana, produção do espaço, política urbanaRésumé
Ao longo de se sua história a área de Londres que hoje conhecemos como Docklands foi objeto de muitas disputas econômicas e políticas. Sua paisagem urbana constitui, e constituiu ao longo do tempo, o epifenômeno de tais contendas. Por um lado, empresas buscam espaços estratégicos e investem em tecnologia para se tornarem mais produtivas e competitivas. Por outro lado, governos, instituições, partidos e associações políticas definem suas ações em prol de diferentes projetos cidade, que por sua vez são estruturados em dois eixos ideológicos opostos: um mais liberalizante e outro mais socializante. As duas linhas políticas, representadas pelos partidos trabalhista e conservador, se alternaram no poder. Nesse processo, ambos os grupos políticos foram obrigados ceder quando confrontados com as consequências de suas ações ideologicamente orientadas.
Téléchargements
Références
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright André Lima de Alvarenga 2019

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

