O bairro como escala
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.79546Mots-clés :
Reprodução. Urbano. Cotidiano. Metrópole. Escala.Résumé
Este ensaio teórico-prático foi desenvolvido a partir de estudos realizados na pós- -graduação. Analisa o papel do bairro como mediação necessária ao entendimen- to da cidade, da região e dos vínculos mais gerais da sociedade. Tomamos como referencial empírico o bairro da Parangaba, na cidade de Fortaleza-CE. Por isso, resgatamos as noções de reprodução, cotidiano e escala cunhadas por autores marxistas. Depois, procedemos a pesquisa em jornais da cidade, entrevistamos moradores e colhemos dados estatísticos em órgãos oficiais. Concluímos que há uma espacialidade da reprodução apreensível no nível mais banal. Logo, por ser do âmbito qualitativo, o bairro deve ser investigado.
Téléchargements
Références
CARLOS, A. F. A. Da “organização” à “produção” do espaço no movimento do pensamento geográfico. In: et al. (Orgs.). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011. p. 53-75.
DAMIANI, A. L. Cidades médias e pequenas no processo de globalização: apontamentos bibliográficos. In: LEMOS, A. I. G. et al. (Orgs.). América Latina: cidade, campo e turismo. Buenos Aires: Clacso/São Paulo: USP, 2006. p. 135-147.
DAMIANI, A. L. O lugar e a produção do cotidiano. In: CARLOS, A. F. A (Org.). Novos caminhos da geografia. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 161-172.
FONTES, R. Parangaba: shoppings de olho nos 1,2 milhão de habitantes da região. O Povo, Economia, 28 abr. 2012. Disponível em: <http://opovo.uol.com.br/>. Acesso em: 28 abr. 2012.
HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
LEFEBVRE, H. Bairro y vida de bairro. In: De lo rural a lo urbano. Barcelona: Península, 1975.
LIMA, L. Patrimônio: bar Avião e estação de Parangaba são preservados após obra de metrô.
Diário do Nordeste, Cidade, 16 abr. 2014. Disponível em: <http://diariodonordeste.globo.com/>. Acesso em: 2 jul. 2014.
LOPES, F. C. R. Fortaleza (CE) vai continuar andando para o leste: suburbanização, ideologia e cotidiano. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
LOPES, F. C. R. A centralidade da Parangaba como produto da fragmentação de Fortaleza (CE). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
MARTINS, J. S. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história na modernidade anômala. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
MARX, K. O capital. São Paulo: Centauro, 2004. Capítulo VI – Resultados do processo de produção imediata. (Inédito.)
NORTH SHOPPING JÓQUEI. Zona Internet; Working Minds, 2013. Disponível em:<http://www.northshoppingjoquei.com.br>. Acesso em: 25 jul. 2104.
PREVCOM, 2006. Disponível em: <http://www.prevcon.com.br>. Acesso em: 25 jul. 2104.
ROCHA, T. Parangaba: Bar Avião passará por reformas. Diário do Nordeste, Cidade, 3 abr. 2013. Disponível em:<http://diariodonordeste.globo.com/>. Acesso em: 22 out. 2013.
SEABRA, O. C. L. Urbanização e fragmentação: cotidiano e vida de bairro na metamorfose da cidade em metrópole, a partir das transformações do Bairro do Limão. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
SMITH, N. Contornos de uma política espacializada: veículos dos sem-teto e produção de escala geográfica. In: ARANTES, A. A. O espaço da diferença. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 132-175.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Francisco Clébio Rodrigues Lopes 2014

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

