O PAPEL DO ARQUITETO EM EMPREENDIMENTOS DESENVOLVIDOS COM A TECNOLOGIA BIM E AS HABILIDADES QUE DEVEM SER ENSINADAS NA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.102708Palavras-chave:
Currículo, Arquitetura, Modelagem da Informação da Construção, BIM, Ensino, Projeto.Resumo
Este artigo discute o papel do arquiteto em empreendimentos desenvolvidos com tecnologia de Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM). O objetivo do estudo é identificar as competências ligadas ao BIM requeridas desse profissional e o apontamento de quais devem ser ensinadas na graduação, especialmente no ensino de projeto de arquitetura. Inicialmente, é apresentada a atual situação da implementação de BIM por empresas do setor de Arquitetura, Engenharia Civil, Construção e Facility Management (AEC/FM) no Brasil. Em seguida, é apresentado um modelo teórico para um fluxo de trabalho BIM que pode ser adaptado para ser utilizado no Brasil. Tendo como base esse fluxo, que se divide em oito etapas, o papel do arquiteto é discutido, assim como as novas competências requeridas desse profissional. Adicionalmente, o currículo de arquitetura é discutido para saber em quais disciplinas o BIM pode ser introduzido e quais conteúdos deveriam ser ensinados. O estudo se baseou em revisão da literatura, com a qual foi possível conhecer o que muda no ensino de projeto de arquitetura com o uso de BIM.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).