O PAPEL DO ARQUITETO EM EMPREENDIMENTOS DESENVOLVIDOS COM A TECNOLOGIA BIM E AS HABILIDADES QUE DEVEM SER ENSINADAS NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Maria Bernardete Barison Universidade Estadual de Londrina
  • Eduardo Toledo Santos Universidade de São Paulo. Escola Politécnica

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.102708

Palavras-chave:

Currículo, Arquitetura, Modelagem da Informação da Construção, BIM, Ensino, Projeto.

Resumo

Este artigo discute o papel do arquiteto em empreendimentos desenvolvidos com tecnologia de Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM). O objetivo do estudo é identificar as competências ligadas ao BIM requeridas desse profissional e o apontamento de quais devem ser ensinadas na graduação, especialmente no ensino de projeto de arquitetura. Inicialmente, é apresentada a atual situação da implementação de BIM por empresas do setor de Arquitetura, Engenharia Civil, Construção e Facility Management (AEC/FM) no Brasil. Em seguida, é apresentado um modelo teórico para um fluxo de trabalho BIM que pode ser adaptado para ser utilizado no Brasil. Tendo como base esse fluxo, que se divide em oito etapas, o papel do arquiteto é discutido, assim como as novas competências requeridas desse profissional. Adicionalmente, o currículo de arquitetura é discutido para saber em quais disciplinas o BIM pode ser introduzido e quais conteúdos deveriam ser ensinados. O estudo se baseou em revisão da literatura, com a qual foi possível conhecer o que muda no ensino de projeto de arquitetura com o uso de BIM.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Bernardete Barison, Universidade Estadual de Londrina
    Docente do Departamento de Matemática, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Celso Garcia Cid PR 445, Km 380, Londrina, PR 86051‐990, Brazil. Doutora em Engenharia Civil, área de concentração Engenharia de Construção Civil e Urbana do Departamento de Construção Civil, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. Department of Mathematics, Center of Exact Sciences, State University of Londrina, Celso Garcia Cid PR 445, Km 380, Londrina, PR 86051‐990, Brazil; and Department of Civil Construction, Polytechnic School, University of São Paulo, Av. Prof. Almeida Prado, Trav. 2, n. 83, São Paulo, SP 05508‐900, Brazil. E‐mail: barison@uel.br

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

BARISON, Maria Bernardete; SANTOS, Eduardo Toledo. O PAPEL DO ARQUITETO EM EMPREENDIMENTOS DESENVOLVIDOS COM A TECNOLOGIA BIM E AS HABILIDADES QUE DEVEM SER ENSINADAS NA UNIVERSIDADE. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 103–120, 2016. DOI: 10.11606/gtp.v11i1.102708. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/102708.. Acesso em: 23 nov. 2024.