Dinâmicas de Apoio ao Processo de Projeto Arquitetônico: a experiência com o Baralho da Escola no ambiente de ensino de projeto.
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v13i3.142721Palavras-chave:
processo de projeto, dinâmicas de apoio, ensino de projeto, jogos, metodologia de projeto.Resumo
Os estudos sobre o processo de projeto em arquitetura permanecem como foco das pesquisas cujo enfoque é a melhoria da qualidade do edifício construído. Pesquisas recentes continuam avançando nos estudos sobre as questões cognitivas do cérebro humano e podem colaborar para o entendimento do processo criativo, inclusive na área de projeto arquitetônico. Diversas e novas formas de apoio às etapas do processo de projeto em arquitetura vem sendo estudadas, dando atenção às questões da cognição, da criatividade, da colaboração, da organização da informação e da produtividade e gestão das etapas, com o objetivo de melhorar a qualidade do produto final. Este artigo apresenta um estudo desenvolvido como parte do doutorado de uma das autoras sobre a importância da utilização dessas novas formas de apoio ao processo de projeto, levantando dinâmicas capazes de colaborar com o ambiente de ensino de projeto. Tais dinâmicas mostram-se dispersas pela literatura e em formatos variados, como jogos de tabuleiro, de cartas, grupos focais, brainstormings, ferramentas eletrônicas, entre outras. Apresenta-se revisão bibliográfica sobre essas técnicas disponíveis e a experiência de uso do jogo Baralho da Escola- Desembaralhando a Arquitetura Escolar no ambiente de ensino foi selecionada como estudo de caso para esta pesquisa. Testes com essa ferramenta foram utilizados com alunos de terceiro ano de arquitetura e urbanismo, da Universidade de São Paulo e sua utilização mostrou-se muito favorável, facilitando o aprendizado de programa arquitetônico. O formato do jogo propiciou maior foco dos participantes, por meio de uma discussão ampla e bastante produtiva. A experiência com a ferramenta do Baralho da Escola demonstrou que dinâmicas desse tipo podem ser incluídas no ambiente de ensino, tornando mais efetivo o ensino de conceitos através de maneiras mais criativas e engajadoras, facilitam o aprendizado.
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