Ateliê digital integrado: segundo ano da experiência de ensino de projeto arquitetônico mediado por computador
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v16i1.163235Palavras-chave:
Ensino de projeto., Ensino de projeto em ambiente digital, Projeto de arquitetura, CAD, Modelagem geométrica, Metodologia ativa de ensino-aprendizagemResumo
Esse artigo apresenta e discute os resultados alcançados no ano 2017 por alunos do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, nas disciplinas Ateliê I (com alunos ingressantes) e Ateliê II (com alunos de segundo ano), que foram ministradas simultaneamente, compondo a disciplina Ateliê Digital Integrado. Esta atividade é desdobramento do Ateliê Digital (ARQ 016), realizado em 2016, quando foi ofertada a primeira turma desta disciplina para alunos de primeiro ano do curso tendo sido obtidos resultados muito signifi cativos. A proposta pedagógica desenvolvida partiu do pressuposto que o ensino da projetação arquitetônica em ambiente digital pode ser vantajoso desde as séries iniciais, e nesse caso, a oferta das duas turmas de Ateliê Digital (2016 e 2017) adotou a ampla utilização do computador como principal recurso para as pesquisas, desenvolvimento das atividades e a apresentação dos projetos. A metodologia de ensino-aprendizagem ativa buscou estimular o desenvolvimento da criatividade e a independência nos estudantes. Como resultado, foi verificado que o uso do computador potencializou a projetação, fazendo com que houvesse um tempo maior dedicado à discussão sobre a solução do problema arquitetônico, favorecendo o ensino e a aprendizagem. Ao final do Ateliê Digital Integrado (2017), os alunos demonstraram amadurecimento e autonomia na projetação, com propostas bem fundamentadas e bem desenvolvidas. O nível de desenvolvimento dos exercícios projetuais e a representação técnica foi compatível com as exigências do Ateliê I (estudo preliminar) e do Ateliê II (anteprojeto), sem quaisquer prejuízos à exploração da forma ou da criatividade. Este artigo apresenta os resultados, bem como questões relacionadas à operacionalização da atividade, integrando turmas de anos diferentes; discute algumas dificuldades encontradas no processo e como foram superadas, dentre outros aspectos. Com a discussão sobre esta prática inovadora e bem-sucedida, espera-se contribuir para acelerar a adoção de ferramentas computacionais no ensino de projeto em cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo.
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