Dados de conexão Wi-Fi e campus universitário: estudos sobre dinâmica humana e privacidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v17i1.183687Palavras-chave:
Proteção de dados, Visualização de dados, Ambiente de aprendizagem, Kepler.glResumo
A ciência de dados tem aumentado a capacidade de análise de edifícios, infraestruturas e sistemas urbanos, ampliando o alcance e o impacto das decisões de gestão e projeto. Na metodologia utilizada, a interdependência entre a privacidade dos usuários e os algoritmos é essencial em face da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e da interdisciplinaridade da pesquisa. Apresentam-se três estudos tendo por base o uso de dados de acesso à rede Wi-Fi da Universidade Federal de Santa Catarina. O primeiro considera a mobilidade pelos deslocamentos externos da comunidade acadêmica até o campus. No segundo, o ambiente pedagógico e as relações entre o deslocamento interno e o território da universidade são abordadas, focalizando interações presenciais. O último estudo avalia a densidade demográfica dos edifícios através do número de conexões Wi-Fi como uma das ferramentas possíveis para o planejamento das atividades presenciais interrompidas devido a COVID-19. Visando facilitar o compartilhamento e acelerar a visualização destas informações, o Kepler.gl é utilizado como ferramenta de visualização e análise dos dados obtidos. Os resultados fornecem maior compreensão sobre mobilidade extra-campus e interações humanas intra-campus, expondo a fragmentação territorial universitária. Faz-se também um reposicionamento conceitual da produção urbana das Smart Cities, considerando negativas as adesões acríticas ao conceito ao propor um fomento do campus enquanto espaço público de aprendizado e de transformação social.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto-lei n°. 13.079, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 20 mar. 2021.
CLEVELAND, Benjamin; FISHER, Kenn. The evaluation of physical learning environments: a critical review of the literature. Learning Environments Research, v. 17, n.1, p. 1-28, 2014. DOI: 10.1007/s10984-013-9149-3
DALL’ALBA, Gloria. Re-imagining the university: Developing a capacity to care. IN: BARNETT, R. (Ed.). The future university: ideas and possibilities. 1. ed. New York: Routledge, 2012.
DUARTE, Fábio; ÁLVAREZ, Ricardo. The data politics of the urban age. Palgrave Communications, v. 5, n. 1, p. 1-7, 2019. DOI: 10.1057/s41599-019-0264-3
EASTERLING, Keller. Extrastatecraft: the power of infrastructure space. New York: Verso Books, 2014.GIORDANO, Giulia et al. Modelling the COVID-19 epidemic and implementation of population-wide interventions in Italy. Nature Medicine, v. 26, n. 6, p. 855-860, 2020. DOI: 10.1038/s41591-020-0883-7
GOMES, Fernanda O. Privacy preserving on semantic trajectories: application on wi-fi connections of a university campus. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em; repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214734 Acesso em: 15 abr. 2020
GREENFIELD, Adam. Against the Smart City. New York: Do projects, 2013.
GRIMM, Nancy B. et al. Global change and the ecology of cities. Science, v. 319, n. 5864, p. 756-760, 2008. DOI: 10.1126/science.1150195
HAJRASOULIHA, Amir H. Master-planning the American campus: goals, actions, and design strategies. Urban Design International, 2017. DOI: 10.1057/s41289-017-0044-x.
KVAN, Thomas. Context - Opinion. in: TAYLOR, Ian (Ed.). Future Campus. London: Routledge, 2016.
LANE, Julia. Democratizing our data: a manifesto. Cambridge: MIT Press, 2020.
MANGRICH, Camila P. A caminhada e os dados digitais: o potencial pedagógico de um campus universitário contemporâneo. 2021. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. (em processo de publicação)
MARGULIS, S. T. Three theories of privacy: an overview. In: TREPTE, S.; REINECKE, L. (Eds.). Privacy Online: perspectives on privacy and self-disclosure in the social web. Berlin: Springer, 2011. p. 9–17. DOI: 10.1007/978-3-642-21521-6 2
MAXWELL, Nicholas. Creating a Better World: Towards the University of Wisdom. IN: BARNETT, R. (Ed.). The future university: ideas and possibilities. 1. ed. New York: Routledge, 2012.
MOROZOV, Evgeny; BRIA, Francesca. A cidade inteligente: tecnologias urbanas e democracia. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
PAVAN, Luís Henrique; OLIVEIRA, Lucas Fernandes de; ROSA, Gabriel Machado; KÓS, José Ripper. The privacy of the academic community in mapping usage patterns over Wi-Fi connections. Blucher Design Proceedings, v. 8, n. 4, p. 484–489, 2020. DOI: 10.5151/sigradi2020-67
PMF — PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS. População de Florianópolis 2015. Florianópolis Disponível em: pmf.sc.gov.br/sistemas/saude/unidades_saude/populacao/uls_2015_index.php Acesso em: 15 abr. 2020.
SUNSTEIN, Cass Robert. #Republic: Divided democracy in the age of social media. Princeton: Princeton University Press, 2018.
TOWNSEND, Anthony. Smart Cities: Buggy and Brittle. Places Journal, 7 out. 2013. DOI: 10.22269/131007
UFSC — UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Plano de desenvolvimento institucional 2020 a 2024. Florianópolis, 2020. Disponível em: pdi.ufsc.br/files/2020/06/PDI-2020-2024.pdf Acesso em: 20 mar. 2021.
VAN DER ZWAAN, Bert. Higher education in 2040: a global approach. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2017.
VOIGT, Paul; VON DEM BUSSCHE, Axel. The EU general data protection regulation (GDPR): a practical guide. 1. ed. Cham: Springer International Publishing, 2017. DOI: 10.1007/978-3-319-57959-7
YANG, Perry PJ; YAMAGATA, Yoshiki. Urban systems design: Shaping smart cities by integrating urban design and systems science. In: Urban Systems Design. Elsevier, 2020. p. 1-22. DOI: 10.1016/B978-0-12-816055-8.00001-4
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luís Henrique Pavan, Lucas Fernandes de Oliveira, Camila Poeta Mangrich, Renato Luiz Martins de Almeida, Fernanda de Oliveira Gomes, José Ripper Kós, Jean Everson Martina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).