O compartilhamento de saberes sobre o uso da modelagem paramétrica e da fabricação digital entre contextos formativos e profissionais de arquitetura: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v17i1.183927Palavras-chave:
Projeto de arquitetura, Parametria, Extensão curricularizada, Estágio curricularResumo
Este artigo apresenta os resultados de ações que visam compartilhar experiências de reconhecimento e apropriação de técnicas de projeto paramétrico e fabricação digital com escritórios de arquitetura, desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão. Tais ações têm investido no estabelecimento de um diálogo com profissionais de arquitetura, de um contexto local, sobre as potencialidades de tais técnicas para a resolução de problemas de projeto junto a este contexto específico, no dia a dia da prática de arquitetura. Além da própria formação dos estudantes envolvidos no projeto em questão, os participantes das ações tiveram a oportunidade de refletir sobre as possibilidades de compartilhamento por meio das práticas dos estágios obrigatórios e da extensão curricularizada, considerados como veículos já institucionalizados e próprios para trocas efetivas de conhecimento e potencialização mútua dos referidos contextos.
Downloads
Referências
Burry, J.; Burry, M. (2010). The New Mathematics of Architecture. London: Thames e Hudson.
Celani, G.; Sedrez, M (2018). Arquitetura Contemporânea e Automação. Prática e Reflexão. São Paulo: ProBooks Editora.
Chevallard, Y. (1999). El Análisis de las Prácticas Docentes en la Teoría Antropológica de Lo Didáctico. Recherches en Didactique de Mathématiques, Grenoble, 19(2), 221-266, (Traducción de Ricardo Barroso, Universidad de Sevilla). Retrieved from http://www.aloj.us.es/rbarroso/Pruebas/CHEVALLARD.PDF
Kolarevic, B (2003). Architecture in the Digital Age: Design and Manufacturing. New York: Spon Press.
Llach, Daniel Cardoso y Burbano, Andrés. «Other Computations: Digital Technologies for Architecture from the Global South» Dearq 6-21. DOI: https://doi.org/10.18389/dearq27.2020.01
Panero, J.; Zelnik, M. (2014). Dimensionamento humano para espaços interiores. São Paulo: Gustavo Gili.
Pronk, E. (2003). Dimensionamento em Arquitetura. 7ª. ed. João Pessoa: Editora Universitária.
Scheeren, R.; Sperling, D. M. (2018). Technological appropriation and socio-technical adequacy in South America: applications of digital fabrication in architecture and design. In: 22th Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics. 07|08|09|nov|2018, p. 1-8.
Schumacher, P. (2019). The Progress of Geometry as Design Resource. Log, Summer, Londres, 2018. Retrieved from https://www.patrikschumacher.com/index.htm
Woodburry, R. (2010). Elements of Parametric Design. London: Routledge.
UFPel/CONSUN Nº 13/2015). (Plano de Desenvolvimento Institucional).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Janice de Freitas Pires, Adriane Borda Almeida da Silva, Alexandre Berneira da Silva, Ramile da Silva Leandro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).