Processos de construção de cenários no planejamento estratégico e no design estratégico
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v18i1.198547Palavras-chave:
método de design, desenvolvimento de novos produtos, inovação dirigida pelo design, antecipaçãoResumo
O design estratégico fez evoluir o processo de construção de cenários a partir das elaborações que ocorreram no planejamento estratégico. O artigo discute esse processo nos dois campos, para evidenciar as apropriações projetuais operadas pelo design estratégico, ao longo desse percurso, e valorizar seus diferenciais. Baseia-se na análise comparativa de dois modelos processuais já consolidados na literatura de cada campo disciplinar. O aprofundamento do modelo de design estratégico é suportado pela exposição de um processo projetual elaborado pela empresa Alessi. Por meio dessa análise, o artigo evidencia que, no design estratégico, a construção de cenários é eminentemente um processo orientado pela imaginação e para a inovação. Especificamente, é orientado à inovação dirigida pelo design, um tipo de inovação que trabalha com os significados dos artefatos e que, logo, insere-se nas dinâmicas de produção simbólica do meio sociocultural. Nessa direção, no design estratégico, a construção de cenários não é necessariamente de tipo previsional, mesmo que mantenha uma relação com o futuro. Por isso, o artigo diferencia os conceitos de previsão e de antecipação, dando preferência ao segundo.
Downloads
Referências
ALESSI, A. Nuovi appunti sulla pratica Alessi. In: POLINORO, L. F.F.F. Family Follows Fiction Workshop 1991/1993. Crusinallo: Centro Studi Alessi, 1993. p. 23-29
BISTAGNINO, L. Design sistemico. Progettare la sostenibilità produttiva e ambientale. Torino: Slow Food Editore, 2009.
BÜHRING, J.; LIEDTKA, J. Embracing systematic futures thinking at the intersection of Strategic Planning, Foresight and Design. Journal of Innovation Management, v. 6, n. 3, p. 134-152, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10216/116396. Acesso em: 30 nov. 2022.
CELASCHI, F. Dentro al progetto: appunti di merceologia contemporanea. In: CELASCHI, F; DESERTI, A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci Editore, 2007. p. 15-56.
CELASCHI, F.; FORMIA, E.; FRANZATO, C. Back to the Future. Time and futures studies in the contemporary, design-driven approach to innovation. diid - disegno industriale | industrial design, n. 64, p. 126-133, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3zstCxf. Acesso em: 31 mar. 2023.
CELASCHI, F; DESERTI, A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci Editore, 2007.
COUTINHO, A.; PENHA, A. Design estratégico a partir do futuro. Harvard Business Review Brasil, setembro, 2015.
DANISH DESIGN CENTER. Living Futures: Scenario Kit. 2021. Disponível em: https://livingfutures.org/. Acesso em: 30 nov. 2022.
DE LUCCHI, M. The contra-brief: a new tool for fostering innovation and beauty. In: The European International Conference on Design Management, 3, 1999, Amsterdam. Recordings… Boston: Design Management Institute, 1999.
DELL’ERA, C. VERGANTI, R. Collaborative Strategies in Design-intensive Industries: Knowledge Diversity and Innovation. Long Range Planning, v. 43, n. 1, p. 123-141, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.lrp.2009.10.006. Acesso em: 30 nov. 2022.
DESERTI, A. Intorno al progetto: concretizzare l’innovazione. In: CELASCHI, F; DESERTI, A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci Editore, 2007. p. 89-97.
DESERTI, A.; CLEASCHI, F. Il caso studio Gardesa. In: CELASCHI, F.; DESERTI, A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci Editore, 2007. p. 133-139.
FORNARI, F. La lezione freudiana: Per una nuova psicoanalisi. Milano: Feltrinelli, 1989.
FRANZATO, C. A design-driven innovation process for the exploration of organisational scenarios. Journal of Design Research, v. 15, n. 3/4, p. 309-328, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1504/JDR.2017.089906. Acesso em: 31 mar. 2023.
FRANZATO, C. Contribuições do design estratégico ao design para a sustentabilidade. Mix Sustentável, v. 8, n. 4, p. 87-95, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.29183/2447-3073.MIX2022.v8.n4.87-95. Acesso em: 31 mar. 2023.
FRANZATO, C. Diseño estratégico para la innovación social y la sostenibilidad. Estudos em Design, v. 28, n. 1, p. 27-37, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.35522/eed.v28i1.882. Acesso em: 31 mar. 2023.
FRANZATO, C. et al. Inovação Cultural e Social: design estratégico e ecossistemas criativos. In: FREIRE, K. (org.). Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social. São Paulo: Kazuá, p. 157-182, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3K0zNNL. Acesso em: 31 mar. 2023.
FRANZATO, C. O processo de inovação dirigida pelo design. Um modelo teórico. REDIGE, v. 2, n. 1, p. 50-62, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3KqqhF5. Acesso em: 31 mar. 2023.
FRANZATO, C. Origens e perspectivas da minha compreensão do design estratégico. In: CHAVES, C, W; RODRIGUES, K. C.; SILVA, M. S. (org.). Métodos, processos e práticas em design estratégico. Porto Alegre: Prof. Gustavo Borba, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3U3UU6H. Acesso em: 31 mar. 2023.
FREIRE, K. From strategic planning to the designing of strategies: a change in favor of strategic design. Strategic Design Research Journal, v. 10, n. 2, p. 91-96, 2017. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/article/view/sdrj.2017.102.01. Acesso em: 5 jul. 2022.
GODET, M. Scenarios and Strategic Management. London: Butterworths, 1987.
HINDRICHSON, P. H.; FRANZATO, C. Design de Cenários: uma Tecnologia para Promover o Compartilhamento de Conhecimentos em Redes de Projeto. Revista D., v. 1, n. 4, p. 155-168, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3lVjzh8. Acesso em: 31 mar. 2023.
IDEO. Ideo Methods Cards. São Francisco: IDEO, 2002.
KAHN, H. Thinking About the Unthinkable. New York: Horizon Press, 1965.
LEIRO, R. J. Diseño: Estrategia y gestión. Buenos Aires: Infinito, 2006.
LLOYD, P; SNELDERS, D. What was Phillippe Starck thinking of? Design Studies, v. 24, n. 3, p. 237-253, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0142-694X(02)00054-6. Acesso em: 5 abr. 2022.
LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2001.
MANZINI, E.; JÉGOU, F. Design degli scenari. In: BERTOLA, P.; MANZINI, E. Design Multiverso. Notas de fenomenologia do design. Milano: Edizioni POLI.design, 2006. p.189-207.
MANZINI, E.; JÉGOU, F. Sustainable Everyday. Scenarios of Urban Life. Milano: Edizioni Ambiente, 2003. Disponível em: https://www.strategicdesignscenarios.net/sustainable-everyday-book/. Acesso em: 5 abr. 2022.
MAURI, F. Progettare progettando strategia: il design del sistema prodotto. Milano: Dunod, 1996.
MERONI, A. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, v. 1, n. 1, p. 31-38, 2008. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/article/view/5567. Acesso em: 5 abr. 2022.
MORAES, D. de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blücher, 2010.
MORALES, L. R. Diseño: estrategia y táctica. Ciudad de México: Siglo XXI, 2004.
MORELLI, N. Social Innovation and New Industrial Contexts: Can Designers “Industrialize” Socially Responsible Solutions? Design Issues, v. 23, n. 4, 2007, p. 3-21. Disponível em: https://doi.org/10.1162/desi.2007.23.4.3. Acesso em: 30 nov. 2022.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MORRISON, A.; CELI, M. Anticipation and design inquiry. In: POLI, R. (org.). Handbook of anticipation. Theoretical and applied aspects of the use of future in decision making. Cham: Springer, 2017. p. 1-25.
NORMAN, D. Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things. New York: Basic Books, 2004.
PENHA, A.; COUTINHO, A. Design Estratégico: Direções criativas para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2018.
PHILLIPS, P. Briefing: a Gestão do Projeto de Design. São Paulo: Blücher, 2007.
POLI, R. Introducing anticipation. In: POLI, R. (org.). Handbook of anticipation. Theoretical and applied aspects of the use of future in decision making. Cham: Springer, 2017. p. 1-14.
POLINORO, L. (org.). F.F.F. Family Follows Fiction Workshop 1991/1993. Crusinallo: Centro Studi Alessi, 1993a.
POLINORO, L. Il Centro Studi Alessi. In: POLINORO, L. (org.). F.F.F. Family Follows Fiction Workshop 1991/1993. Crusinallo: Centro Studi Alessi, 1993c. p. 143-144.
POLINORO, L. Introduzione al Metaprogetto F.F.F. per il Workshop: Centro Studi Alessi 1991/1993. In: POLINORO, L. (org.). F.F.F. Family Follows Fiction Workshop 1991/1993. Crusinallo: Centro Studi Alessi, 1993b. p. 11-13.
SANDERS, E. B.-N. Design research in 2006. Design Research Quarterly, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2006. Disponível em: https://dl.designresearchsociety.org/design-research-quarterly/1/. Acesso em: 5 abr. 2022.
SCALETSKY, C. (org.). Design Estratégico em Ação. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2016.
SCALETSKY, C. C.; BORBA, G. O conceito de pesquisa Blue Sky. V!RUS, v. 1, n. 3, s.p., 2010. Disponível em: http://vnomads.eastus.cloudapp.azure.com/ojs/index.php/virus/article/view/556. Acesso em: 28 nov. 2022.
SCHIFFER, E. Net-map toolbox. Influence mapping of social networks. 2007. Disponível em: http://netmap.wordpress.com/. Acesso em: 5 jul. 2022..
SCHWARTZ, P. The Art of the Long View: Planning for the Future in an Uncertain World New York: Currency Doubleday, 1991.
SELIN, C.; KIMBELL, L.; RAMIREZ, R.; BHATTI, Y. Scenarios and design: Scoping the dialogue space. Futures, n. 74, p. 4-17, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.futures.2015.06.002. Acesso em: 5 jul. 2022.
SULLIVAN, L. H. The tall office building artistically considered. Lippincott’s Magazine, n. 23, p. 403–409, 1896. Disponível em: https://archive.org/details/tallofficebuildi00sull/page/n11/mode/2up. Acesso em: 30 mar. 2023.
VAN DER HEIJDEN, K. Scenarios: The Art of Strategic Conversation. New York: Wiley & Sons, 1996.
VERGANTI, R. Design Driven Innovation: Changing the Rules of Competition by Radically Innovating what Things Mean. Boston: Harvard Business Press, 2009.
WINNICOTT, D. W. Playing and Reality. London: Routledge, 1971.
ZURLO, F. Design Strategico. In: XXI Secolo. vol. IV, Gli spazi e le arti. Roma: Enciclopedia Treccani. 2010, s.p.. Disponível em: http://www.treccani.it/enciclopedia/design-strategico_%28XXI_Secolo%29/. Acesso em: 5 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carlo Franzato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 312556/2020-9