Brinquedos TDAH e TEA: um estudo de caso utilizando design thinking e gerenciamento de projetos em seus desenvolvimentos
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v19i1.210499Palavras-chave:
TDAH, TEA, Brinquedo, DTPMfResumo
O objetivo desta pesquisa é desenvolver brinquedos voltados para crianças com TDAH e TEA utilizando o DTPMf – framework que combina Design Thinking com Gerenciamento de Projetos. Foi realizado um estudo de caso único de nove meses em uma empresa brasileira de brinquedos, com coleta de dados por meio do DTPMf – 15 ferramentas, 15 membros da equipe do projeto e oito entrevistados – e análise de dados baseada em análise de conteúdo, com o apoio do software NVivo. Como resultado, foram desenvolvidos seis novos brinquedos de madeira que visam atender as especificidades de crianças com TDAH e TEA. A originalidade desta pesquisa está relacionada ao uso do DTPMf em um estudo de caso e no desenvolvimento de uma linha de produtos voltada para um público pouco explorado no Brasil. Apesar do DTPMf ter previamente comprovado sua eficiente execução on-line, apenas uma reunião foi realizada presencialmente devido à COVID-19, sendo esta uma limitação do estudo. Como implicação prática, através de uma rotina de desenvolvimento de novos produtos, a empresa introduziu diferentes princípios, papéis, etapas, eventos e ferramentas, gerando brinquedos únicos e inovadores. Além disso, os designers de brinquedos podem usar este estudo como base para futuros projetos inclusivos.
Downloads
Referências
APA. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5-TR. 5. ed. Washington: American Psychiatric Association Publishing, 2022. a.
APA. Autism and Autism Spectrum Disorders. 2022b. Disponível em: <https://www.apa.org/topics/autism-spectrum-disorder>. Acesso em: 20 jul. 2022.
BARKLEY, Russel A. Attention Deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Dagnosis and Treatment. 4. ed. New York: The Guilford, 2015.
BARKLEY, Russell A. 12 Principles for Raising a Child with ADHD. New York: The Guilford Press, 2021.
CANFIELD, Daniel de Salles. DTPMf: proposição de um framework para o gerenciamento de projetos de Design Thinking. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [s. l.], 2020.
CDC. Data & Statistics on Autism Spectrum Disorder. 2022a. Disponível em: <https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html>. Acesso em: 14 mar. 2023.
CDC. What is Autism Spectrum Disorder? 2022b. Disponível em: <https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/facts.html>. Acesso em: 19 out. 2022.
CDC. What is ADHD? 2022c. Disponível em: <https://www.cdc.gov/ncbddd/adhd/facts.html>. Acesso em: 10 ago. 2022.
CDC. Treatment and Intervention Services for Autism Spectrum Disorder. 2022d. Disponível em: <https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/treatment.html>.
DREYER, Lorna. Inclusive Education. In: Education Studies for Initial Teacher Development. [s.l: s.n.]. p. 383–400.
FLORIAN, Lani. On the necessary co-existence of special and inclusive education. International Journal of Inclusive Education, [s. l.], v. 23, n. 7–8, p. 691–704, 2019.
HELJAKKA, Katriina. Toy design universals for the 21st century : Designing play value in toys for children , adults , and transgenerational players. In: PLAY CULTURE IN MORDEN CHILHOOD 2018, Anais... [s.l: s.n.]
JORDAN, Patrick W. Inclusive design: An holistic approach. In: IEA 2000/HFES 2000 CONGRESS 2000, Anais... [s.l: s.n.]
LORD, Catherine et al. Autism spectrum disorder. The Lancet, [s. l.], v. 392, n. 10146, p. 508–520, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31129-2>
MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua: Perguntas e respostas sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em Crianças, Adolescentes e Adultos. 16. ed. [s.l.] : Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2015.
PREISER, Wolfgang F. E.; SMITH, Korydon H. Universal design handbook. 2. ed. New York: The McGraw-Hill Companies, 2011.
ROSELLO, Belen et al. ADHD symptoms and learning behaviors in children with ASD without intellectual disability. A mediation analysis of executive functions. PLoS ONE, [s. l.], v. 13, n. 11, p. 1–17, 2018.
SAUNDERS, Mark; LEWIS, Philip; THORNHILL, Adrian. Research Methods for Business Students. 7. ed. Harlow: Pearson Education Limited, 2016.
THIBAULT, Mattia; HELJAKKA, Katriina. Toyification. A Conceptual Statement. In: 8TH INTERNATIONAL TOY RESEARCH ASSOCIATION WORLD CONFERENCE 2018, Paris. Anais... Paris
UNESCO. THE SALAMANCA STATEMENT AND FRAMEWORK FOR ACTION. [s.l: s.n.].
UNICEF. Guia do Brincar Inclusivo. [s.l: s.n.].
UNITED NATIONS. Sustainable Development. 2021. Disponível em: <https://sdgs.un.org/goals/goal4>.
WHO. ICD-11. 2022. Disponível em: <https://icd.who.int/browse11/l-m/en#/http%3A%2F%2Fid.who.int%2Ficd%2Fentity%2F821852937>. Acesso em: 10 ago. 2022.
YIN, Robert K. Case study research: design and methods. 5. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2014.
YIN, Robert K. Qualitative Research from Start to Finish. 2. ed. New York: The Guilford Press, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniel de Salles Canfield, Maurício Moreira e Silva Bernardes, Luiza Justiniano Tolentino Barbosa, Sofia Satie Basso Aseka
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 300001/2021-5