Brinquedos TDAH e TEA: um estudo de caso utilizando design thinking e gerenciamento de projetos em seus desenvolvimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v19i1.210499

Palavras-chave:

TDAH, TEA, Brinquedo, DTPMf

Resumo

O objetivo desta pesquisa é desenvolver brinquedos voltados para crianças com TDAH e TEA utilizando o DTPMf – framework que combina Design Thinking com Gerenciamento de Projetos. Foi realizado um estudo de caso único de nove meses em uma empresa brasileira de brinquedos, com coleta de dados por meio do DTPMf – 15 ferramentas, 15 membros da equipe do projeto e oito entrevistados – e análise de dados baseada em análise de conteúdo, com o apoio do software NVivo. Como resultado, foram desenvolvidos seis novos brinquedos de madeira que visam atender as especificidades de crianças com TDAH e TEA. A originalidade desta pesquisa está relacionada ao uso do DTPMf em um estudo de caso e no desenvolvimento de uma linha de produtos voltada para um público pouco explorado no Brasil. Apesar do DTPMf ter previamente comprovado sua eficiente execução on-line, apenas uma reunião foi realizada presencialmente devido à COVID-19, sendo esta uma limitação do estudo. Como implicação prática, através de uma rotina de desenvolvimento de novos produtos, a empresa introduziu diferentes princípios, papéis, etapas, eventos e ferramentas, gerando brinquedos únicos e inovadores. Além disso, os designers de brinquedos podem usar este estudo como base para futuros projetos inclusivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel de Salles Canfield, Universidade Federal de Goiás

    PhD in design from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, has a master's degree in marketing from Dublin Business School (Ireland), an MBA in strategic design from the Escola Superior de Propaganda e Marketing and a degree in Industrial Design/Visual Programming from the Universidade Federal de Santa Maria. He is currently an adjunct professor at the Universidade Federal de Goiás.

  • Maurício Moreira e Silva Bernardes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduated in Civil Engineering from the Universidade Federal de Alagoas (1993), Master's (1996) and Ph.D. (2001) in Civil Engineering from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Post-doctorate in design from the Institute of Design of the Illinois Institute of Technology/ USA. He is currently a full professor at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Luiza Justiniano Tolentino Barbosa, Universidade Federal de Goiás

    Undergraduate student in Graphic Design from Universidade Federal de Goiás. Acting member of Canindé Design, junior company of Design from Faculdade de Artes Visuais.

  • Sofia Satie Basso Aseka, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Undergraduate student in Visual Design from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. She is currently working in Centro de Línguas para fins Acadêmicos, from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

APA. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5-TR. 5. ed. Washington: American Psychiatric Association Publishing, 2022. a.

APA. Autism and Autism Spectrum Disorders. 2022b. Disponível em: <https://www.apa.org/topics/autism-spectrum-disorder>. Acesso em: 20 jul. 2022.

BARKLEY, Russel A. Attention Deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Dagnosis and Treatment. 4. ed. New York: The Guilford, 2015.

BARKLEY, Russell A. 12 Principles for Raising a Child with ADHD. New York: The Guilford Press, 2021.

CANFIELD, Daniel de Salles. DTPMf: proposição de um framework para o gerenciamento de projetos de Design Thinking. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, [s. l.], 2020.

CDC. Data & Statistics on Autism Spectrum Disorder. 2022a. Disponível em: <https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html>. Acesso em: 14 mar. 2023.

CDC. What is Autism Spectrum Disorder? 2022b. Disponível em: <https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/facts.html>. Acesso em: 19 out. 2022.

CDC. What is ADHD? 2022c. Disponível em: <https://www.cdc.gov/ncbddd/adhd/facts.html>. Acesso em: 10 ago. 2022.

CDC. Treatment and Intervention Services for Autism Spectrum Disorder. 2022d. Disponível em: <https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/treatment.html>.

DREYER, Lorna. Inclusive Education. In: Education Studies for Initial Teacher Development. [s.l: s.n.]. p. 383–400.

FLORIAN, Lani. On the necessary co-existence of special and inclusive education. International Journal of Inclusive Education, [s. l.], v. 23, n. 7–8, p. 691–704, 2019.

HELJAKKA, Katriina. Toy design universals for the 21st century : Designing play value in toys for children , adults , and transgenerational players. In: PLAY CULTURE IN MORDEN CHILHOOD 2018, Anais... [s.l: s.n.]

JORDAN, Patrick W. Inclusive design: An holistic approach. In: IEA 2000/HFES 2000 CONGRESS 2000, Anais... [s.l: s.n.]

LORD, Catherine et al. Autism spectrum disorder. The Lancet, [s. l.], v. 392, n. 10146, p. 508–520, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31129-2>

MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua: Perguntas e respostas sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em Crianças, Adolescentes e Adultos. 16. ed. [s.l.] : Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2015.

PREISER, Wolfgang F. E.; SMITH, Korydon H. Universal design handbook. 2. ed. New York: The McGraw-Hill Companies, 2011.

ROSELLO, Belen et al. ADHD symptoms and learning behaviors in children with ASD without intellectual disability. A mediation analysis of executive functions. PLoS ONE, [s. l.], v. 13, n. 11, p. 1–17, 2018.

SAUNDERS, Mark; LEWIS, Philip; THORNHILL, Adrian. Research Methods for Business Students. 7. ed. Harlow: Pearson Education Limited, 2016.

THIBAULT, Mattia; HELJAKKA, Katriina. Toyification. A Conceptual Statement. In: 8TH INTERNATIONAL TOY RESEARCH ASSOCIATION WORLD CONFERENCE 2018, Paris. Anais... Paris

UNESCO. THE SALAMANCA STATEMENT AND FRAMEWORK FOR ACTION. [s.l: s.n.].

UNICEF. Guia do Brincar Inclusivo. [s.l: s.n.].

UNITED NATIONS. Sustainable Development. 2021. Disponível em: <https://sdgs.un.org/goals/goal4>.

WHO. ICD-11. 2022. Disponível em: <https://icd.who.int/browse11/l-m/en#/http%3A%2F%2Fid.who.int%2Ficd%2Fentity%2F821852937>. Acesso em: 10 ago. 2022.

YIN, Robert K. Case study research: design and methods. 5. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2014.

YIN, Robert K. Qualitative Research from Start to Finish. 2. ed. New York: The Guilford Press, 2016.

Downloads

Publicado

13-06-2024

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

CANFIELD, Daniel de Salles; BERNARDES, Maurício Moreira e Silva; BARBOSA, Luiza Justiniano Tolentino; ASEKA, Sofia Satie Basso. Brinquedos TDAH e TEA: um estudo de caso utilizando design thinking e gerenciamento de projetos em seus desenvolvimentos. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 19, n. 1, p. 149–166, 2024. DOI: 10.11606/gtp.v19i1.210499. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/210499.. Acesso em: 21 nov. 2024.