Ensino de iluminação: análise comparativa do panorama internacional e nacional por meio de revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v17i3.211434Palavras-chave:
iluminação em arquitetura, ensino, contexto internacional e nacional, análises reflexivas de ensinoResumo
Diante dos avanços científicos relacionados à luz e à iluminação na arquitetura, é cada vez mais importante considerar o papel do ensino sobre esses conceitos, especialmente para aqueles que atuam ou atuarão em funções relacionadas com o ambiente construído. Este artigo tem como objetivo promover a compreensão do panorama geral do ensino de iluminação, focando especialmente na educação de nível superior. A metodologia de pesquisa baseia-se na revisão sistemática de literatura dividida em duas seções: contexto internacional e nacional. A investigação busca abarcar artigos publicados em periódicos e em anais de eventos, disponibilizados nas bases de dados Scopus, Web of Science, Scielo e Periódicos Capes. Os resultados permitiram a identificação de categorias teóricas em comum, que refletem os assuntos tratados nos artigos: análises sobre o ensino de iluminação, relato de experiência de ensino, e avaliações da qualidade do ensino em iluminação. A partir dessas categorias, identificaram-se problemas e desafios relacionados ao tema, tais como: dificuldade em se estabelecer o conteúdo básico a ser ensinado e em integrá-lo com a prática projetual, deficiências na aprendizagem, e necessidade da promoção de habilidades multidisciplinares nos alunos. Ao comparar as diferentes realidades, foi possível estabelecer diferenças e semelhanças na abordagem e nos objetivos de ensino, assim como identificar temas que não são discutidos nas pesquisas sobre ensino da iluminação no contexto brasileiro.
Downloads
Referências
ARNKIL, H.; PYYKKÖ, S. Color-light-space: An interdisciplinary course for graduate and post graduate students. Color Research and Application, v. 6, n. 43, 2018.
ATANASIO, V; PEREIRA, F.O.R; PEREIRA, A.T.C. Utilização de um modelo analítico para a implementação de um método inovador para o ensino de iluminação natural em Arquitetura. Ambiente Construído, [s. l.], v. 7, n. 3, p. 129-142, 2007.
BANDEIRA, F. B.; SCARAZZATO, P. S. Iluminação artificial aplicada à arquitetura: processo de projeto. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 13, n. 2, p. 67-80, 2018.
BECH-LARSEN, P. et al. Filling the gaps: shaping lighting. Education for the future. In: 4th International Research to practice conference lighting design, 43.,2018, Proceedings[...] St. Petersburg, Russia: SHS Web of Conferences, 2018.
BERARDI, U., PIETROFORTE, R. E EL-KORCHI, T. Acoustics and Lighting Education in Architectural Engineering: Experience of WPI. Journal of Architectural Engineering, v.2, n. 20, 2014.
BOGO, A. J. Uma contribuição para o projeto pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB — Análise reflexiva sobre as dificuldades de ensino-aprendizagem nas disciplinas de conforto ambiental e novas perspectivas para aprendizagem por descoberta. Em: XVIII ENSEA - Encontro Nacional Sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Belo Horizonte, p. 84-94, MG: 2002.
BOYCE, P. Editorial: The divorce of the art and science of lighting. Lighting Research and Technology. v. 6, n. 49, p. 671, 2017.
BOYCE, P. R.; MCIBSE, F. Education: the key to the future of lighting practice: The Trotter-Paterson memorial lecture presented to the Society of Light and Lighting. Lighting Research and Technology. v. 4, n. 38, p. 283291, 2006.
BOYLES, M. et al. Virtual simulation for lighting and design education. In: PROCEEDINGS IEEE VIRTUAL REALITY, 2009, Proceedings[...] Washington, DC: IEEE Computer Society, 2009. p. 275-276.
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Balanço energético nacional: relatório síntese. Rio de Janeiro: EPE, 2020. Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-479/topico-528/BEN2020_sp.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Pesquisa de posse de equipamentos e hábitos de uso. Rio de Janeiro: Procel, 2008. Disponível em: http://www.procel.gov.br/main.asp?View={4A5E324F-A3B0-482A-B1CD-F75A2A150480 . Acesso em: 22 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 17 DE JUNHO DE 2010. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, alterando dispositivos da Resolução CNE/CES nº 6/2006.
BYSTRYANTSEVA, N. V. et al. Development of visual thinking of students specializing in lighting design as part of the light modeling principles and methods discipline. Light and Engineering. v.6. n.28, p. 76-85, 2020.
COMMISSION INTERNATIONALE DE L ́ECLAIRAGE. CIE 99: Lighting Education. Vienna, 1992.
DAVIS, W.; HU, W. Architectural Lighting Design Education: Teaching Science to Designers. In: Education and Training in Optics & Photonics Conference, 2021, Proceedings[...] Washington, DC: Optica Publishing Group, 2021.
DILAURA, D. L. Lighting education. LEUKOS — Journal of Illuminating Engineering Society of North America. v. 4, n. 2, p. 232-234, 2006.
DILAURA, D. L. Editorial: Lighting education: Looking in there rearview mirror. LEUKOS — Journal of Illuminating Engineering Society of North America. v.2 n.4, p. 86-88, 2007.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Design Science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
EHEA - European Higher Education Area. Disponível em: http://www.ehea.info/page-ministerial-conference-bologna-1999 . Acesso: 10 nov. 2022.
FARIAS, J. R. G. Inclusão digital no ensino de iluminação natural. Paranoá, Brasília, no 11, p. 123-134, 2014.
FIELDING, R. Learning, lighting and color: Lighting design for schools and universities in the 21st Century. Design Share. v.1, p. 1-7, 2006.
FRANK, M. A. et al. Virtual-reality technology and the teaching of architectural lighting. In: ASEE Annual Conference and Exposition, 2009, Proceedings[...] Austin, Texas: American Society for Engineering Education, 2009. p. 14.1350.1
FOLEY, G. Understanding Adult Education and Training. 2º Edition. New York: Routledge, 2020.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Filosofia da Informação. v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.
GIL, A. C. Metodologias do Ensino Superior. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 2020.
GOMES, C. C.; PRETO, S. Blue light: A blessing or a course? 6th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE) and the Affiliated Conferences, v. 3, p. 4471-4479, 2015.
GONÇALVES, J. C. S; DUARTE, D. H. S. Arquitetura sustentável: uma integração entre ambiente, projeto e tecnologia em experiências de pesquisa, prática e ensino. Ambiente Construído, v. 6, n. 4, p. 51-81, 2006.
GUSTINA, C. Light fantastic: Teaching introductory lighting to interior designer students. Design Principles and Practices, v.5, n.5, p. 521-532, 2011.
HANSEN, E. K.; KOFOED, L. The ‘Kick-off project’: an engaging in try to a transdisciplinary master education. In: 45th SEFI Annual Conference, 2017, Proceedings[...] Azores, Portugal: European Society for Engineering Education, , p. 1214-1221, 2017.
IEA - INTERNATIONAL ENERGY AGENCY 2020 Highlights: Task 61 - Integrated solutions for Daylight and Electric Lighting. Stuttgart, 2020. Disponível em: https://task61.iea-shc.org/Data/Sites/1/publications/FINAL_Task61_Highlights2020.pdf. Acesso: 12 nov. 2022.
IEA - INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. Lighting: Traking Report, 2022. Disponível em: https://www.iea.org/reports/lighting. Acesso: 22 out. 2022.
KARPENKO, V. E. Methodology for light design training in the sphere of architectural environment design. Light and Engineering, v. 5, n. 28, p. 68—75, 2020.
LAM, F. Applying light for human health: What lighting designers need to know. Lighting Research and Technology, v.5, n.53, p. 485—487, 2021.
LEE, H; AWBI, H. B. Effect of internal partitioning on indoor air quality of rooms with mixing ventilation—basic study. Building and Environment, v.2, n.39, p. 127-141, 2004.
MATOS, J. C. da S. F., PAVANI, T. D., SCARAZZATO, P. S. Imagem HDR de modelo físico: uma alternativa para avaliação qualitativa da iluminação natural no ensino de projeto. Gestão & Tecnologia de Projetos. São Carlos, v17, n3, 2022.
MANSFIELD, K. P. Opinion: The perplexities of lighting education. v.2, n.49, p. 132, 2017.
MARTAU, B. T. Experiências didáticas no ensino de iluminação artificial. Em: Natal, RN. XXXIV ENSEA — Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo XVIII CONABEA — Congresso Nacional da ABEA. Natal, 2015.
MARTAU, B. T. Semana Luz: integrando atividades acadêmicas sobre iluminação. Em: La Plata. XXXIV Encuentro Arquisur. XIX Congresos: “Ciudades Vulnerables. Proyecto o Incertidumbre. La Plata: 2015.
MISHEK, C.; WATERS, C. Office lighting for lighting education. In: AEI 2006: ARCHITECTURAL ENGINEERING NATIONAL CONFERENCE, 2006, Proceedings[...] Oma ha, Nebraska: American Society of Civil Engineers (ASCE), p. 16 , 2006.
MÜLFARTH, R. C. Ensino e conforto ambiental: discussão sobre a inserção da ergonomia no processo de projeto. Oculum Ensaios, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 171-182, 2018.
NASYBULLINA, R. A.; SAMOGOROV, V. A.; SHCHEPETKOV, N. I. Methodological found at ions of the light-space design in the architectural education. Light and Engineering. v.4, n.29, p. 144—151, 2021.
NAVVAB, M. M. Opinion: Simulation in lighting design and research. Lighting Research and Technology. v. 2, n. 46, p. 92, 2014.
PHILLIPS, D. Lighting in Buildings: Training and Practice. Lighting Research and Technology, v.3, n.21, p. 49—73, 1956.
REINHART, C. F.; WEISSMAN, D. A. The daylit area — Correlating architectural student assessments with current and emerging daylight availability metrics. Building and Environment, n.50, p. 155—164, 2012.
RODRIGUES, T. T. V.; SOARES, B. G. Metodologia ativa no ensino de iluminação: relato de experiência docente. em: 2020, Palmas, TO. XVI Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído XII Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído. Palmas, TO, p. 11, 2020.
SCARAZZATO, P. S. et al. Proposta de uma metodologia de ensino de iluminação para cursos de graduação em arquitetura. In: VIII Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído, 8., Encontro Latino-americano de Conforto no Ambiente Construído, 4., 2005, Maceió. Anais[...] Maceió: ANTAC, p. 1776-1785, 2005.
SCHMID, Aloísio Leoni. Projeção Hemisférica: um método gráfico no ensino da iluminação natural. Em: V Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído e II Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído, 1999, Fortaleza, CE. Anais [...]. Fortaleza, CE., p. 7,1999.
SINISCALCO, A.; BELLIA, L.; MARCHESI, L. Teaching lighting design for cultural heritage in the digital and pandemic era: Experiencing new and old techniques. Heritage, v. 4, n.4, p. 3731-3748, 2021.
SOKÓŁ, N.; MARTYNIUK-PĘCZEK, J. Lighting education for architects, the barriers and challenges: a survey of architecture students. World Transactions on Engineering and Technology Education, v.17, n.4, p. 420-424, 2019.
TANRIÖVER, S.H.; ŞANSAL, K.E. A Survey on the Current State of Lighting Design Education in Interior Design Programs in Turkey and Northern Cyprus. Megaron, p. 524-530,2017.
TREACY, G. Sustainable lighting design - Appropriate metrics for built environment education? In: 33rd PLEA INTERNATIONAL CONFERENCE, 2., 2017, Proceedings[...] Edinburgh: NCEUB - Network for Comfort and Energy Use in Buildings, p.2419-2426, 2017.
VALDEZ, M. T., AGREIRA, C. I. F., FERREIRA, C. M., & BARBOSA, F. P. M. A practical approach to lighting design course in an electrical engineering programmed. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 4. n.3, p. 78-84, 2008.
VANZEE, L. A. Balancing daylight, LEDs, and controls: The future of lighting for designers. In: ASEE ANNUAL CONFERENCE AND EXPOSITION, 1., 2014, Proceedings[...] Indianapolis, Indiana: ASEE, p. 24.222.1 - 24.222.14, 2014.
VIANNA, S. D.; PIRES, J. F. O uso de ferramentas de simulação de iluminação no contexto das escolas gaúchas de Arquitetura. Em: 2012, Juiz de Fora, MG. XIV ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Juiz de Fora, MG.: [s. n.], p. 9, 2012.
ZAEVA-BURDONSKAYA, E. A. E NAZAROV, J. V. On the environmental design illumination: Teacher’s atitude. Light and Engineering, v. 4, n. 26, p. 48-56, 2018.
Zerefos, S. C. e ANTONAKAKI, T. Developing studio teaching methodologies through distance learning in lighting design. International Journal of Design Education, 13(4), p. 51-68, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Andrade Borges de Sousa, Jenifer Godoy Daltrozo, Claudia Naves David Amorim, Betina Tschiedel Martau
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento Processo CNPq Juliana 1485035832482865 -
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 88887.717350/2022-00