Integração do DFMA no desenvolvimento de dispositivo de auxílio ao diagnóstico da osteoporose

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v19i1.212075

Palavras-chave:

desenvolvimento de novos produtos, dispositivos médicos, gestão de projetos na pandemia, prototipagem

Resumo

Desenvolver soluções tecnológicas para a população na forma de produtos é um processo que deve articular diversos fatores, como: os usuários, suas necessidades, o contexto de uso do produto e os materiais e tecnologias disponíveis para a sua construção. O designer de produtos faz a ponte entre esses fatores, por meio de metodologias que conduzem e encadeiam atividades no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). A prototipagem é uma dessas atividades, que possibilita testar aspectos práticos dos artefatos e, por conseguinte, favorece aprimoramentos e adaptações. Nesse sentido, na medida em que o produto é projetado considerando seu processo de fabricação e montagem, abordagem conhecida como Projeto para a Fabricação e Montagem (DFMA), o PDP é favorecido. Este estudo demonstra como a aplicação do DFMA no processo de prototipagem de um dispositivo tecnológico criado para a Atenção Primária à Saúde, favoreceu seu desenvolvimento e aperfeiçoamento durante a pandemia, em um cenário limitado, especialmente quanto ao acesso à matéria-prima e à mão de obra. Os resultados apresentados propõem que a aplicação da DFMA em projetos de inovação, que buscam criar produtos físicos, contribui, não apenas com a redução de custos e tempo do projeto, mas com a sua exequibilidade em situações nas quais há restrições materiais e tecnológicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda da Costa Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Laboratório de Inovação Tecnológica do Rio Grande do Norte

    Mestranda em Tecnologias de Desenvolvimento de Produtos pelo CIMATEC, Bacharel em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020) e Tecnóloga em TI pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atua, desde 2019, como designer de produtos e pesquisadora no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e no Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) do IFRN, com foco nos seguintes temas: desenvolvimento de novos produtos; inovação; prototipagem; metodologias de gestão de projetos; ferramentas para pesquisa e seleção de materiais; design centrado no usuário; geração e difusão de conhecimento em organizações.

  • Denise da Silva Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Laboratório de Inovação Tecnológica do Rio Grande do Norte

    Graduanda em Design na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) no projeto Osseus (Sistema para auxílio no diagnóstico de doenças osteometabólicas), tendo atuado nos projetos Caneta à plasma (Desenvolver uma Caneta à Plasma para remoção de cáries dentárias) e Sífilis Não (Desenvolvimento de soluções tecnológicas para combate à sífilis).

  • Gabriela de Araújo Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde

    Doutora em Engenharia Elétrica e de Computação (UFRN), mestre em Neuroengenharia pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IINELS-ISD), graduada em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especialista em Engenharia Clínica pela Faculdade de Tecnologia de Curitiba. É pesquisadora do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI/IFRN) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

  • Antonio Luiz Pereira de Siqueira Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde

    Obteve os diplomas de graduação e mestrado em Engenharia Elétrica em 1996 e 1999, respectivamente, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O título de doutor em Engenharia Elétrica foi obtido na Universidade Federal da Paraíba, em 2002 . Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde ministra aulas nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e em Engenharia de Telecomunicações. É também professor do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEEC/UFRN), no qual orienta alunos de mestrado, doutorado e leciona disciplinas da área de Telecomunicações. O prof. Antonio Campos é líder do grupo de pesquisa "Estudo de Estruturas Periódicas e Quase-Periódicas e suas Aplicações em Telecomunicações", da UFRN. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Micro-ondas e instrumentação em Telecomunicações. Os principais temas abordados em suas pesquisas são: Estruturas planares, métodos numéricos e computacionais, antenas e filtros de microfita, áreas nas quais tem mais de 150 publicações, na forma de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e trabalhos em eventos nacionais e internacionais. É sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica desde 2005.

  • Dionísio Dias Aires de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde

    Doutorando em Engenharia Elétrica e da Computação. Mestre em Gestão e Inovação em Saúde. Bacharel em Tecnologia da Informação.Técnico em eletrônica - tem experiência com manutenção de equipamentos eletrônicos especialmente, material médico-hospitalar. Maior ênfase em eletrônica digital. Atualmente faz pesquisa científica no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolvendo software e hardware com software embarcado para soluções na área de saúde. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema, software, sus, licitação e regulação. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

  • João Paulo Queiroz dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica

    Doutor em engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN. É coordenador do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI) do IFRN, e pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN. Membro do Corpo Editorial e Revisor da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde (R-BITS). Tem experiência na área de Inovação Tecnológica em Saúde, Análise de Algoritmos, Aprendizado de Máquina, Complexidade de Computação, Aprendizagem por Reforço e Buscas Reativas e Deep Learning.

  • Bruno de Melo Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Concluiu a graduação em Engenharia Elétrica em 2012, Mestrado em Engenharia Elétrica no ano de 2016 e doutorado em 2021, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). Concluiu o último nível do curso de Inglês no SENAC/RN em 2005 e realizou um intercâmbio para os Estados Unidos em 2010, adquirindo fluência no idioma Inglês. Estagiou durante um ano, iniciando em 2011, na empresa Lima's Construções LTDA na área de Instalações elétricas e sistemas de proteção, sendo responsável pela supervisão dos operários durante a execução do projeto de instalações elétricas e produção de laudos técnicos diversos. Trabalhou como bolsista na Superintendência de Informática e Reitoria da UFRN, como técnico de microcomputadores por um período de 2 anos. Trabalha desde o fim da graduação nas diversas áreas da Engenharia Elétrica (energia fotovoltaica, projetos de instalações elétricas, SPDA, consultoria e diversos outros). Trabalhou também como professor substituto em duas diferentes oportunidades na UFRN, sendo uma delas pelo departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e a outra pelo Departamento de Comunicações (DCO). Atuou como pesquisador junto ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde durante o doutorado, produzindo publicações em revistas internacionais de alto nível, como a Nature. Trabalha atualmente como Engenheiro de desenvolvimento para o instituto de pesquisa e desenvolvimento SIDIA.

  • Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde

    Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Associado da UFRN lotado no Departamento de Engenharia Biomédica e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC/UFRN) e do Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde. No ano de 2021 foi considerada uma das 100 personalidades mais influentes da década na área de saúde. No âmbito da pesquisa é Diretor Executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN/HUOL/EBSERH, Editor Chefe da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde (R-BITS) e Diretor do Centro Colaborador da Organização Panamericana de Saúde (OPAS)/OMS.

  • Agnaldo Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde

    Doutor em Engenharia Elétrica e Telecomunicações. Mestre em Engenharia Elétrica e Computação. Especialista em Redes. Pesquisador do LAIS - Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde. Tem experiência na área de Gestão de Projetos de TI, Informática Educacional e Administração de Servidores.

Referências

ANDERSSON, Martin et al. Regional innovation systems in small & medium-sized regions a critical review & assessment. Working Paper Series in Economics and Institutions of Innovation, n. 10, 2004. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/3-540-34488-8_4>. Acesso em: 01 fev. 2023.

BORILLE, Anderson et al. Applying decision methods to select rapid prototyping technologies. Rapid Prototyping Journal, v. 16, n. 1, p. 50-62, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1108/13552541011011712>. Acesso em: 10 fev. 2023.

BOOTHROYD, Geoffrey. Product design for manufacture and assembly. Computer-Aided Design, v. 26, n. 7, p. 505-520, 1994.

BOOTHROYD, G.; DEWHURST, P.; KNIGHT, W. Product Design for Manufacture and Assembly (DfMA). Wakefield, Boothroyd Dewhurst Inc, 2002.

BOOTHROYD, G., Dewhurst, P., & Knight, W. A. Product Design for Manufacture and Assembly. 3rd ed. Boca Raton: CRC Press, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1201/9781420089288>. Acesso em: 18 out. 2023.

BRALLA, James G. Design for manufacturability handbook. McGraw-Hill Education, 1999.

CAMPBELL, R. I. et al. Design evolution through customer interaction with functional prototypes. Journal of Engineering Design, v. 18, n. 6, p. 617-635, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/09544820601178507>. Acesso em: 16 jun. 2023.

CANCIGLIERI JUNIOR, Osiris; SELHORST JUNIOR, Aguilar; SANT’ANNA, Ângelo Márcio Oliveira. Método de decisão dos processos de prototipagem rápida na concepção de novos produtos. Gestão & Produção, v. 22, p. 345-355, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-530X633-13>. Acesso em: 20 mar. 2023.

CENICCOLA, Guilherme Duprat et al. Current technologies in body composition assessment: advantages and disadvantages. Nutrition, v. 62, p. 25-31, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.nut.2018.11.028>. Acesso em: 10 fev. 2023.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Foresight estratégico da pesquisa em saúde no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP. Relatório Final. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010. Disponível em: <http://www.cgee.org.br>. Acesso em: 25 jul. 2023.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Boletim Anual OCTI. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, v.3 (jun. 2023), 2021. Disponível em: <http://www.cgee.org.br>. Acesso em: 25 jul. 2023.

FAVI, Claudio; GERMANI, Michele; MANDOLINI, Marco. A multi-objective design approach to include material, manufacturing and assembly costs in the early design phase. Procedia CIRP, v. 52, p. 251-256, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.procir.2016.07.043>. Acesso em: 15 mar. 2023.

FORMENTINI, Giovanni; BOIX RODRÍGUEZ, Núria; FAVI, Claudio. Design for manufacturing and assembly methods in the product development process of mechanical products: a systematic literature review. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology, v. 120,

n. 7-8, p. 4307-4334, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s00170-022-08837-6>. Acesso em: 15 mar. 2023.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (FIERN). FIERN, 2023. Sondagens Industriais. Disponível em: <https://www.fiern.org.br/sondagens-industriais/>. Acesso em: 1 mar. 2023.

HORÁK, P. et al. Environment friendly DFMA. QFD/FMEA laboratory on the University of Pannonia, Fascicle of Management and Technological Engineering, v. 7, 2008. Disponível em:

uoradea.ro/auo.fmte/files-2008/TCM_files/HORAK%20PETER%201.pdf>. Acesso em: 18 out. 2023.

KANTAN TECNOLOGIA. Portal da Inovação do RN. Disponível em: <https://inovacaorn.com.br/pages/>. Acesso em: 01 mar. 2023.

NAIJU, C. D. DFMA for product designers: A review. Materials Today: Proceedings, v. 46, p. 7473-7478, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.matpr.2021.01.134>. Acesso em: 18 out. 2023.

PINHEIRO, Bruno de Melo et al. The influence of antenna gain and beamwidth used in OSSEUS in the screening process for osteoporosis. Scientific Reports, v. 11, n. 1, p. 19148, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1038/s41598-021-98204-4>. Acesso em: 10 mar. 2023.

RAMALINGAM, Ben; PRABHU, Jaideep. Innovation, development and COVID-19: Challenges, opportunities and ways forward. Paper: OECD, v. 1, 2020. Disponível em: <https://www.oecd.org>. Acesso em: 02 mar. 2023.

ROZENFELD, Henrique; AMARAL, Daniel Capaldo. Gestão de projetos em desenvolvimento de produtos. São Paulo: Saraiva, 2006.

SANT'ANNA, Ângelo Márcio Oliveira. Framework of decision in data modeling for quality improvement. The TQM Journal, v. 27, n. 1, p. 135-149, 2015. Disponível em: <https://doi.org/ 10.1108/TQM-06-2013-0066>. Acesso em: 10 mar. 2023.

SOARES, Cíntia Siqueira Araújo; DA FONSECA, Cristina Luiza Ramos. Atenção primária à saúde em tempos de pandemia. JMPHC| Journal of Management & Primary Health Care| ISSN 2179-6750, v. 12, p. 1-11, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.14295/jmphc.v12.998>. Acesso em: 01 fev. 2023.

Sociedade Internacional para Densitometria Clínica (ISCD). ISCD, 2023. Cargos Oficiais Adultos do ISCD atualizados em 2019. Disponível em: <https://iscd.org/learn/official-positions/adult-positions/>. Acesso em: 5 fev. 2023.

WOOD, Amy E.; WOOD, Charles D.; MATTSON, Christopher A. Application and modification of design for manufacture and assembly principles for the developing world. In: IEEE Global Humanitarian Technology Conference (GHTC 2014). IEEE, 2014. p. 451-457. Disponível em: <https://doi.org/10.1109/GHTC.2014.6970321>. Acesso em: 05 mai. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARQUES, Amanda da Costa; MEDEIROS, Denise da Silva; ALBUQUERQUE, Gabriela de Araújo; CAMPOS, Antonio Luiz Pereira de Siqueira; CARVALHO, Dionísio Dias Aires de; SANTOS, João Paulo Queiroz dos; PINHEIRO, Bruno de Melo; VALENTIM, Ricardo Alexsandro de Medeiros; CRUZ, Agnaldo. Integração do DFMA no desenvolvimento de dispositivo de auxílio ao diagnóstico da osteoporose. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 19, n. 1, p. 91–103, 2024. DOI: 10.11606/gtp.v19i1.212075. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/212075.. Acesso em: 29 jun. 2024.