Múltiplas representações e objetos de aprendizagem na capacitação docente em cursos de engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v19i2.215531

Palavras-chave:

professores de engenharia, práticas pedagógicas, estratégias metodológicas

Resumo

A pesquisa de Mestrado que este artigo decorre teve como objetivo desenvolver uma proposta de capacitação docente para professores que atuam no Ensino Superior, em cursos de Engenharia, na modalidade à distância, que têm dificuldades com as práticas pedagógicas alinhadas às tecnologias digitais. Pretendeu-se abordar possibilidades pedagógicas embasadas nos referenciais de Múltiplas Representações e Objetos de Aprendizagem. Essa articulação teórica subsidiou o desenvolvimento e a aplicação de um curso de formação continuada junto a um grupo de professores formados em Engenharia, promovendo a atualização de sua prática pedagógica frente às suas necessidades formativas e à realidade da educação à distância. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de atividades e questionários eletrônicos, sendo eles analisados segundo os pressupostos do referencial da Análise Textual Discursiva. Das categorias analíticas foi possível depreender que o curso de capacitação docente promoveu a conscientização dos participantes quanto à importância da formação pedagógica continuada e das contribuições das tecnologias digitais para o ensino à distância, além de mostrar a pertinência da inserção de Múltiplas Representações e Objetos de Aprendizagem como estratégias promotoras da exemplificação dos conteúdos e da aprendizagem satisfatória dos estudantes.

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Biografia do Autor

  • Verona Marinho Ferreira, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Campus Conélio Procópio

    Mestra em ensino, pelo programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional da UENP (PPGEN), graduada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Lins-Unilins, Pós graduada em MBA Gestão Empresarial e Gerenciamento de Projetos. Já atuou profissionalmente em obras hospitalares da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo como Engenheira de campo, responsável pelas equipes e execução das obras; liderou equipes de assistência técnica, reforma e manutenção de E.T.E compacta pelo Grupo Jacto-unidade Mizumo; responsável pela execução da obra de reforma e expansão de câmaras frias negativas no Laticínio Tirolez. Docente no ensino superior desde 2015, lecionando para graduações de Engenharia e professora conteudista de materiais didáticos para EAD. Atualmente faz parte da equipe pedagógica EAD da UNILINS e coordenadora na Pós-graduação UNILINS.

  • Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Campus Cornélio Procópio

    Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Especialista em Bioética, Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PECEM, Bolsas CAPES). Docente efetivo do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, Campus Cornélio Procópio. Atua desde 2018 como consultor da Área de Ensino, na CAPES, e como avaliador ad hoc do CNPq desde 2022. Lidera o GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores, cadastrado no CNPq e autorizado pela UENP. É, também, pesquisador do Grupo PENSA - Pesquisas em Ensino, Aprendizagem e Avaliação Educacional (UENP/CNPq) e do Grupo ECIMTEC - Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (IFPR - Londrina). Foi coordenador do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN/UENP) no período 2015-2019, editor-assistente da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE (2016-2020) e membro do Comitê Assessor de Área (CAA - Ciências Humanas) da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (2017-2019). Participou como coordenador de Área do PIBID (Ciências e Biologia) nos períodos 2014-2017 e 2018-2019. É o responsável técnico do Laboratório de Pesquisa em Ensino e Formação de Professores (LAPEFP) da UENP. Desenvolve pesquisas nas Áreas de Axiologia aplicada ao Ensino, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem e Ensino de Ciências Naturais (Física, Química e Biologia). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (Chamada CNPq N 04/2021). E-mail: luckenlucas@uenp.edu.br

  • Daniel Trevisan Sanzovo, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Campus Jacarezinho

    Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) e Mestre em Física (2006), ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Física Bacharelado (UEL, 2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Colegiado de Matemática do Campus Jacarezinho e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) do Campus de Cornélio Procópio. É pesquisador do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional (UENP), e do GPMEC - Pesquisa em Matemática e Ensino de Ciências (UENP). É membro efetivo e um dos criadores do Grupo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (GEPEASTRO - ou simplesmente GEPETO), que tem como principal função a elaboração de materiais didáticos voltados ao Ensino de Astronomia, tais como livros infantojuvenis, oficinas de Astronomia, AstroJogos, textos para formação de professores de ciências, dentre outros. Desenvolve pesquisas nas Áreas de Semiótica, Diversidade Representacional (Multimodos e Múltiplas Representações), Formação de Professores e em Ensino de Ciências (Física e Matemática)

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Publicado

21-08-2024

Dados de financiamento

Como Citar

FERREIRA, Verona Marinho; LUCAS, Lucken Bueno; SANZOVO, Daniel Trevisan. Múltiplas representações e objetos de aprendizagem na capacitação docente em cursos de engenharia. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 19, n. 2, p. 221–239, 2024. DOI: 10.11606/gtp.v19i2.215531. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/215531.. Acesso em: 21 nov. 2024.