Múltiplas representações e objetos de aprendizagem na capacitação docente em cursos de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v19i2.215531Palavras-chave:
professores de engenharia, práticas pedagógicas, estratégias metodológicasResumo
A pesquisa de Mestrado que este artigo decorre teve como objetivo desenvolver uma proposta de capacitação docente para professores que atuam no Ensino Superior, em cursos de Engenharia, na modalidade à distância, que têm dificuldades com as práticas pedagógicas alinhadas às tecnologias digitais. Pretendeu-se abordar possibilidades pedagógicas embasadas nos referenciais de Múltiplas Representações e Objetos de Aprendizagem. Essa articulação teórica subsidiou o desenvolvimento e a aplicação de um curso de formação continuada junto a um grupo de professores formados em Engenharia, promovendo a atualização de sua prática pedagógica frente às suas necessidades formativas e à realidade da educação à distância. A pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de atividades e questionários eletrônicos, sendo eles analisados segundo os pressupostos do referencial da Análise Textual Discursiva. Das categorias analíticas foi possível depreender que o curso de capacitação docente promoveu a conscientização dos participantes quanto à importância da formação pedagógica continuada e das contribuições das tecnologias digitais para o ensino à distância, além de mostrar a pertinência da inserção de Múltiplas Representações e Objetos de Aprendizagem como estratégias promotoras da exemplificação dos conteúdos e da aprendizagem satisfatória dos estudantes.
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