Análise anual do ofuscamento causado pela luz natural em salas de aula universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v19i2.216228

Palavras-chave:

Iluminação natural, Ofuscamento, NBR 15215, Simulação computacional

Resumo

A consideração da variabilidade da luz do dia e da direção visual do usuário em análises de ofuscamento são carências dos estudos atuais. O presente estudo buscou então analisar a ocorrência do ofuscamento em salas de aula universitárias, considerando essas variabilidades, e propor medidas de mitigação da ocorrência desse desconforto visual, utilizando como objeto de estudo o Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas 3, UFMG. Realizou-se simulação da luz natural baseada no clima, através do plug-in ClimateStudio para Rhinoceros, considerando a visão de alunos e professores. A análise foi feita conforme exigências normativas e sem e com a presença de película no vidro. Considerou-se o ofuscamento crítico quando Spatial Disturbing Glare (sDG) ≥ 0,38 em 5% do tempo, em pelo menos 5% das vistas e 25% do piso. Apesar de verificar-se que a película controlou o ofuscamento, foram propostos novos sistemas que permitissem maior qualidade visual. No caso do vidro com película, com janelas fechadas, encontrou-se sDG nulo. Enquanto que, com janelas abertas, encontrou-se sDG de até 6,6%, indicando que a ocorrência de ofuscamento em situações reais de uso dos espaços pode ser maior que aquela indicada normativamente. Constatou-se que novos dispositivos reduziram a probabilidade de ofuscamento de 68% a 98%, com preservação da vista para o exterior. Considera-se que a observação anual da ocorrência do ofuscamento e a variabilidade da direção visual são fundamentais para uma compreensão aprofundada da dinâmica dos espaços iluminados naturalmente, trazendo novas análises para subsidiar o projeto desses espaços com mais qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Arêdes Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutoranda e Mestra em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Engenharia Civil pela UFSC. Professora Associada da Escola de Arquitetura da UFMG. Coordenadora do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da Escola de Arquitetura da UFMG.

  • Maria Luiza Almeida Cunha de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e doutora em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora adjunta da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

ALAQTUM, Tasbeeh Musa. A methodology to assess and mitigate daylight discomfort glare and provide views in daylit learning environments. Cap. 2, 3 and 4. (Dissertation of Master of Science Architecture Design & Energy Conservation) - University of Arizona, 2020. p. 21-41.

BERZOINI, Juliana. CAD 3 Center/DPFP UFXX. ArchDaily, 2020. Disponível em: https://www.archdaily.com/940259/cad-3-center-dpfp-ufXX. Acesso em 23 mar. 2021.

BERZOINI, Juliana. CAD 3 concorre em prêmio promovido pelo principal site de arquitetura do mundo. UFXX Comunicação, 2021. UFXXXX Notícias. XXXX, 1 fev. 2021. Disponível em: https://XXXX.br/comunicacao/noticias/projeto-arquitetonico-do-cad-3-concorre-ao-premio-building-of-the-year-2021. Acesso em 25 mar. 2022.

BISSOLOTTI, Kaila; PEREIRA, Fernando Oscar Ruttkay. Metodologia para análise de iluminação natural zenital em quadras poliesportivas. XV ENCAC - Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, XI ELACAC - Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído, 2019, João Pessoa. Anais... p. 2845-2855.

BOMMEL, Wout Van. Interior Lighting. Fundamentals, Technology and Application. Cap 1-4. Springer Nature, Switzerland, 2019, p. 3-136.

BRASIL. INSTTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da Educação Superior, 2020. Brasília: MEC, 2022.

BOYCE, Peter. Human Factors in Lighting. 2nd ed. London: Taylor & Francis, 2003.

CE-002:135.002 - Comissão de Estudo de Iluminação Natural de Edificações da ABNT. NBR 15215-3: Iluminação natural - Parte 3: Procedimentos para avaliação da iluminação natural em ambientes internos. Versão 19. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.

CEN - European Committee for Standardization. EN 17037: Daylight in buildings. Brussels, 2018.

DEROISY, B; DENEYER, A. A new standard for daylight: Towards a daylight revolution? In: LUX Europa. Liubliana, sep. 2017.

ISLAM, Md Fahad. The Impacts of Adjustable Light Shelf Heights over the Daylight Illuminance in Classrooms in Dhaka. Asian Journal of Applied Science and Engineering, v. 10, issue 1, p. 53-57, 2021. DOI: 10.18034/ajase.v10i1.24

JONES, Nathaniel. Fast Climate-Based Glare Analysis and Spatial Mapping. In Proceedings of Building Simulation 2019: 16th Conference of International Building Performance Simulation Association. Rome: sep. 2019. DOI: 10.26868/25222708.2019.210267

KAPLAN, Stephen. The restorative benefits of nature: Toward an integrative framework. Elsevier: Journal of Environmental Psychology, v. 15, p. 169-182, sep. 1995. DOI: https://doi.org/10.1016/0272-4944(95)90001-2

LLINARES, Carmen; CASTILLA, Nuria; TRUJILLO, Juan Luis Higuera-. Do Attention and Memory Tasks Require the Same Lighting? A Study in University Classrooms. Sustainability, 2021, 13, 8374. DOI: https://doi.org/10.3390/su13158374

LOTFABADI, Pooya; HANÇER, Polat. Optimization of visual comfort: Building openings. Elsevier: Journal of Building Engineering, v. 72, issue 1, apr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jobe.2023.106598

MIRMORAD, Seyedeh Somayeh. The Effect of the Relationship between Indoor Architectural Design Studios and Outdoor Landscape on Increasing Students’ Satisfaction Level. International Journal of Built Environment and Sustainability, v. 8, 1, p. 47–56, 2021. DOI: https://doi.org/10.11113/ijbes.v8.n1.585

MIT - Massachusetts Institute of Technology. Decision Support Tools. MIT Sustainable Design Lab, 2022. Available at: https://web.mit.edu/sustainabledesignlab/software.html. Access in: 19 mar. 2022.

FULANO. XXXX. 2023. Dissertação (Programa de Pós Graduação em XXXX) - Escola de Arquitetura, Universidade Federal de XXXX, XXXX, 2023.

MONTEOLIVA, Juan Manuel; GARRETÓN, Julieta A. Yamín; PATTINI, Andrea E. Comparative Investigation of Daylight Glare Probability (DGP) Comfort Classes in Clear Sky Condition. Journal of Daylighting, vol. 8, p. 284-293, Mendoza, 2021. DOI: 10.15627/jd.2021.22

REINHART, Christoph F. The Use of Glare Metrics in the Design of Daylit Spaces: Recommendations for Practice, 2010. 9th International Radiance Workshop, sep. 2010.

RHINOCEROS. About McNeel. Rhinoceros. Seattle, USA. Available at: https://www.rhino3d.com/mcneel/about/. Access in: 15 sep. 2022.

SOLEMMA LLC. Climate Studio. Minneapolis, 2022. Available at: https://www.solemma.com/climatestudio. Access in: 20 mar. 2022.

VELUX. Parameters influencing daylighting performance. Velux. Hørsholm, Denmark, 2022. Available at: https://www.velux.com/what-we-do/research-and-knowledge/deic-basic-book/daylight/parameters-influencing-daylighting-performance. Acess in: 17 mar. 2022.

WIENOLD, J.; IWATA, T.; KHANIE, M.; ERELL, E.; KAFTAN, E; RODRIGUEZ, R.; GARRETÓN, J.; TZEMPELIKOS, T.; KONSTANTZOS, I.; CHRISTOFFERSEN, j.; KUHN, T.; PIERSON, C.; ANDERSEN, M. Cross-validation and robustness of daylight glare metrics. Lighting Research & Technology, v. 51, issue 7, p. 983-1013, mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1477153519826003

Downloads

Publicado

21-08-2024

Dados de financiamento

Como Citar

MONTEIRO, Larissa Arêdes; SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de; CASTRO, Maria Luiza Almeida Cunha de. Análise anual do ofuscamento causado pela luz natural em salas de aula universitárias. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 19, n. 2, p. 201–220, 2024. DOI: 10.11606/gtp.v19i2.216228. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/216228.. Acesso em: 21 nov. 2024.