Análise anual do ofuscamento causado pela luz natural em salas de aula universitárias
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v19i2.216228Palavras-chave:
Iluminação natural, Ofuscamento, NBR 15215, Simulação computacionalResumo
A consideração da variabilidade da luz do dia e da direção visual do usuário em análises de ofuscamento são carências dos estudos atuais. O presente estudo buscou então analisar a ocorrência do ofuscamento em salas de aula universitárias, considerando essas variabilidades, e propor medidas de mitigação da ocorrência desse desconforto visual, utilizando como objeto de estudo o Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas 3, UFMG. Realizou-se simulação da luz natural baseada no clima, através do plug-in ClimateStudio para Rhinoceros, considerando a visão de alunos e professores. A análise foi feita conforme exigências normativas e sem e com a presença de película no vidro. Considerou-se o ofuscamento crítico quando Spatial Disturbing Glare (sDG) ≥ 0,38 em 5% do tempo, em pelo menos 5% das vistas e 25% do piso. Apesar de verificar-se que a película controlou o ofuscamento, foram propostos novos sistemas que permitissem maior qualidade visual. No caso do vidro com película, com janelas fechadas, encontrou-se sDG nulo. Enquanto que, com janelas abertas, encontrou-se sDG de até 6,6%, indicando que a ocorrência de ofuscamento em situações reais de uso dos espaços pode ser maior que aquela indicada normativamente. Constatou-se que novos dispositivos reduziram a probabilidade de ofuscamento de 68% a 98%, com preservação da vista para o exterior. Considera-se que a observação anual da ocorrência do ofuscamento e a variabilidade da direção visual são fundamentais para uma compreensão aprofundada da dinâmica dos espaços iluminados naturalmente, trazendo novas análises para subsidiar o projeto desses espaços com mais qualidade.
Downloads
Referências
ALAQTUM, Tasbeeh Musa. A methodology to assess and mitigate daylight discomfort glare and provide views in daylit learning environments. Cap. 2, 3 and 4. (Dissertation of Master of Science Architecture Design & Energy Conservation) - University of Arizona, 2020. p. 21-41.
BERZOINI, Juliana. CAD 3 Center/DPFP UFXX. ArchDaily, 2020. Disponível em: https://www.archdaily.com/940259/cad-3-center-dpfp-ufXX. Acesso em 23 mar. 2021.
BERZOINI, Juliana. CAD 3 concorre em prêmio promovido pelo principal site de arquitetura do mundo. UFXX Comunicação, 2021. UFXXXX Notícias. XXXX, 1 fev. 2021. Disponível em: https://XXXX.br/comunicacao/noticias/projeto-arquitetonico-do-cad-3-concorre-ao-premio-building-of-the-year-2021. Acesso em 25 mar. 2022.
BISSOLOTTI, Kaila; PEREIRA, Fernando Oscar Ruttkay. Metodologia para análise de iluminação natural zenital em quadras poliesportivas. XV ENCAC - Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, XI ELACAC - Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído, 2019, João Pessoa. Anais... p. 2845-2855.
BOMMEL, Wout Van. Interior Lighting. Fundamentals, Technology and Application. Cap 1-4. Springer Nature, Switzerland, 2019, p. 3-136.
BRASIL. INSTTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da Educação Superior, 2020. Brasília: MEC, 2022.
BOYCE, Peter. Human Factors in Lighting. 2nd ed. London: Taylor & Francis, 2003.
CE-002:135.002 - Comissão de Estudo de Iluminação Natural de Edificações da ABNT. NBR 15215-3: Iluminação natural - Parte 3: Procedimentos para avaliação da iluminação natural em ambientes internos. Versão 19. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
CEN - European Committee for Standardization. EN 17037: Daylight in buildings. Brussels, 2018.
DEROISY, B; DENEYER, A. A new standard for daylight: Towards a daylight revolution? In: LUX Europa. Liubliana, sep. 2017.
ISLAM, Md Fahad. The Impacts of Adjustable Light Shelf Heights over the Daylight Illuminance in Classrooms in Dhaka. Asian Journal of Applied Science and Engineering, v. 10, issue 1, p. 53-57, 2021. DOI: 10.18034/ajase.v10i1.24
JONES, Nathaniel. Fast Climate-Based Glare Analysis and Spatial Mapping. In Proceedings of Building Simulation 2019: 16th Conference of International Building Performance Simulation Association. Rome: sep. 2019. DOI: 10.26868/25222708.2019.210267
KAPLAN, Stephen. The restorative benefits of nature: Toward an integrative framework. Elsevier: Journal of Environmental Psychology, v. 15, p. 169-182, sep. 1995. DOI: https://doi.org/10.1016/0272-4944(95)90001-2
LLINARES, Carmen; CASTILLA, Nuria; TRUJILLO, Juan Luis Higuera-. Do Attention and Memory Tasks Require the Same Lighting? A Study in University Classrooms. Sustainability, 2021, 13, 8374. DOI: https://doi.org/10.3390/su13158374
LOTFABADI, Pooya; HANÇER, Polat. Optimization of visual comfort: Building openings. Elsevier: Journal of Building Engineering, v. 72, issue 1, apr. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jobe.2023.106598
MIRMORAD, Seyedeh Somayeh. The Effect of the Relationship between Indoor Architectural Design Studios and Outdoor Landscape on Increasing Students’ Satisfaction Level. International Journal of Built Environment and Sustainability, v. 8, 1, p. 47–56, 2021. DOI: https://doi.org/10.11113/ijbes.v8.n1.585
MIT - Massachusetts Institute of Technology. Decision Support Tools. MIT Sustainable Design Lab, 2022. Available at: https://web.mit.edu/sustainabledesignlab/software.html. Access in: 19 mar. 2022.
FULANO. XXXX. 2023. Dissertação (Programa de Pós Graduação em XXXX) - Escola de Arquitetura, Universidade Federal de XXXX, XXXX, 2023.
MONTEOLIVA, Juan Manuel; GARRETÓN, Julieta A. Yamín; PATTINI, Andrea E. Comparative Investigation of Daylight Glare Probability (DGP) Comfort Classes in Clear Sky Condition. Journal of Daylighting, vol. 8, p. 284-293, Mendoza, 2021. DOI: 10.15627/jd.2021.22
REINHART, Christoph F. The Use of Glare Metrics in the Design of Daylit Spaces: Recommendations for Practice, 2010. 9th International Radiance Workshop, sep. 2010.
RHINOCEROS. About McNeel. Rhinoceros. Seattle, USA. Available at: https://www.rhino3d.com/mcneel/about/. Access in: 15 sep. 2022.
SOLEMMA LLC. Climate Studio. Minneapolis, 2022. Available at: https://www.solemma.com/climatestudio. Access in: 20 mar. 2022.
VELUX. Parameters influencing daylighting performance. Velux. Hørsholm, Denmark, 2022. Available at: https://www.velux.com/what-we-do/research-and-knowledge/deic-basic-book/daylight/parameters-influencing-daylighting-performance. Acess in: 17 mar. 2022.
WIENOLD, J.; IWATA, T.; KHANIE, M.; ERELL, E.; KAFTAN, E; RODRIGUEZ, R.; GARRETÓN, J.; TZEMPELIKOS, T.; KONSTANTZOS, I.; CHRISTOFFERSEN, j.; KUHN, T.; PIERSON, C.; ANDERSEN, M. Cross-validation and robustness of daylight glare metrics. Lighting Research & Technology, v. 51, issue 7, p. 983-1013, mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1477153519826003
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Larissa Arêdes Monteiro, Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Maria Luiza Almeida Cunha de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento chamada CNPq 11/2016 N° Processo 303354/2016 -
Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa
Números do Financiamento Fundação de Apoio da UFMG - FUNDEP Projeto: 27671 - UFMG/REIT/PRA/PROJETO OASIS Subprojeto: 1 - RECURSO PRÓPRIO UFMG