Edificações Residenciais Multifamiliares: desempenho térmico versus mudanças climáticas em clima quente e úmido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v20i1.229560

Palavras-chave:

Conforto térmico, Eficiência energética, simulação computacional, envoltórias, mudanças climáticas

Resumo

A adoção de estratégias passivas de condicionamento térmico e adaptação dos aspectos projetuais às condicionantes do sítio, desde as fases iniciais de concepção, são essenciais para garantir o conforto térmico e promover a eficiência energética nas edificações. A adequação do sistema de envoltórias possui atuação relevante no desempenho térmico do edifício, sendo aspecto central em edificações de múltiplos pavimentos. Nesse sentido, principalmente frente ao cenário de aumento das temperaturas devido às mudanças climáticas, torna-se imprescindível a análise dos padrões recorrentes na arquitetura habitacional multifamiliar e o papel destes nas condições de conforto térmico. O objetivo foi analisar a influência das características construtivas de Sistemas de Vedações Verticais Externas (SVVE) no desempenho térmico de edificações residenciais multifamiliares, em clima quente e úmido, com ênfase nas mudanças climáticas. A metodologia consistiu em: I) definição do recorte territorial; II) caracterização das envoltórias; III) elaboração do edifício modelo; e IV) análise do desempenho térmico das SVVE de acordo com as características observadas no recorte territorial para cenários presentes e futuros. Os resultados demonstraram que o modelo com características mais recorrentes no espaço amostral apresentou elevado nível de desconforto por calor para o clima de Vitória-ES, atingindo 2.666 horas, resultado que pode ser reduzido em quase 70% com o uso de venezianas nas janelas. Os dados obtidos nas análises futuras revelaram que mesmo os modelos com melhor desempenho térmico no período atual foram ineficientes quanto à manutenção do conforto térmico das edificações frente às mudanças climáticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emanuela Oliveira Brunetti, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Espírito Santo (iniciado em 2023), participa de projetos de Iniciação Científica, tendo finalizado o projeto "Desempenho termoenergético de envoltórias residenciais no bairro Praia do Canto" e atualmente desenvolve o projeto "Caracterização de elementos construtivos em edificações multifamiliares na cidade de Vitória: bairros Jardim da Penha, Mata da Praia, Bento Ferreira e Centro", ambos como bolsista FAPES e sob orientação da Profª Drª Edna Aparecida Nico-Rodrigues.

  • Laura Kaneko Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Participou do projeto de Iniciação Científica "Desempenho termoenergético de envoltórias residenciais no bairro de Jardim Camburi" sob orientação da Profª Drª Edna Aparecida Nico-Rodrigues no Laboratório de Planejamento e Projetos/UFES, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

  • Camila dos Santos Eller, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduanda, desde 2020, em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Participou, como bolsista FAPES, do projeto de Iniciação Científica com título "O impacto das condicionantes climáticas em diferentes sistemas de envoltória em edificações residenciais na cidade de Vitória" sob orientação da Profª Drª Edna Aparecida Nico-Rodrigues.

  • Nayara Salera Malta, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo - ano de conclusão (Ufes). Certificada em "Sustainable Building Design" pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Apontada como uma dos 30 Jovens Líderes da Iberoamérica em 2019 (Fundación Carolina e Banco Santander). Membro da Rede Iberoamericana de Jovens Líderes (RIJL - Red Carolina). Terceira colocada no Prêmio AMUNES Boas Práticas Senador Gerson Camata 2023, na categoria "Tecnologia e Inovação". Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). MBA em Projetos Aplicados à Construção Civil (Fapan/PR). Arquiteta e Urbanista, graduada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Desde 2017, integra o Laboratório de Planejamentos e Projetos (LPP/Ufes), desenvolvendo investigações com ênfase em desempenho termoenergético, conforto ambiental, habitações de interesse social e sustentabilidade. Servidora pública efetiva na Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Linhares/ES. Tem experiência como docente, formação complementar nacional e internacional, experiência em projetos arquitetônicos, e projetos de extensão e pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. Participou, entre 2013 e 2017, do grupo de pesquisa Ambiente Construído (Ifes), atuando em trabalhos sobre sustentabilidade em espaços livres de uso público.

  • Edna Aparecida Nico-Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduação em Arquitetura e Urbanismo (1991) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidad del Bío-Bío, Chile. Atualmente é professora associada nível II na Universidade Federal do Espírito Santo atuando na graduação e na pós graduação em Arquitetura e Urbanismo (nível mestrado e doutorado). Como pesquisadora, junto ao Laboratório de Planejamento e Projetos, desenvolve pesquisas na área de tecnologia do ambiente construído, desempenho e conforto térmico, tipologias de janelas, simulações e metodologias de avaliação, como também em grupos de pesquisa nas áreas de qualidade do ar, ventilação natural e conforto ambiental.

  • Ariane Louzada Sasso Ferrão, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004). Especializada em Arquitetura, construção e gestão de edificações sustentáveis - AVM Faculdade Integrada, Brasília (2015). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFES (2022). Desempenho de edifícios, mudanças climáticas, terraço capixaba, sob orientação da Profª Drª Edna Aparecida Nico-Rodrigues. Bolsista CAPES entre 2021 e 2022. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase nos seguintes temas: PBE Edifica, Norma de Desempenho - NBR15.575, qualidade na construção, conforto no ambiente construído, eficiência energética e sustentabilidade. Docência nas áreas de Conforto Ambiental e BIM. Apreço por planejamento de projetos e metodologia de ensino com uso de tecnologias ágeis/adaptativas. Gerente de consultoria na Quali-A Conforto Ambiental e Eficiência Energética.

Referências

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edificações habitacionais: desempenho. Rio de Janeiro: ABNT, 2024.

ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3: Desempenho térmico de edificações – Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e estratégias de condicionamento térmico passivo para habitações de interesse social. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ALLEN, E.; IANO, J.. Fundamentals of Building Construction: Materials and Methods. 6. ed. Hoboken: Wiley, 2020.

ASHRAE. AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR-CONDITIONING ENGINEERS. Standard 55 – Thermal Environmental Conditions for HumanOccupancy. Atlanta: ASHRAE, 2023.

BARBOSA, M. M.; et al. Revestimentos cerâmicos de fachada: análise e caracterização de propriedades térmicas e ópticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3851.

BARROS, M. C. S. L. S. B.; et al. A verticalização das moradias em Vitória/ES e as transformações das fachadas nos edifícios residenciais multifamiliares. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: https://doi.org/10.46421/entac.v18i.933.

BARROS, M. C. S. L. S B., et al. A influência da legislação urbana no uso de varandas em edifícios residenciais multifamiliares em Vitória- ES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO,17 2018, Paraná. Anais... Foz do Iguaçu: ANTAC, 2018. DOI: https://doi.org/10.46421/entac.v17i1.1570.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. EPE - Empresa de Pesquisa Energética. Balanço Energético Nacional 2024: Ano Base 2023. Rio de Janeiro, 2024. Disponível em:https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/balanco-energetico-nacional-2024. Acesso em: 26 jun. 2024.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. EPE - Empresa de Pesquisa Energética. Estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2032: Demanda e Eficiência Energética. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em:https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/plano-decenal-de-expansao-de-energia-2032. Acesso em: 26 jun. 2024.

CASTELLO, A. J. P.; et al. Comportamento térmico de fachadas urbanas com diferentes revestimentos cerâmicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–8. DOI: https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4117.

CAVALCANTI, F. S.; MONTEIRO, L. M. Desemprenho térmico de edificações multifamiliares naturalmente ventiladas considerando as mudanças climáticas para Maceió-AL. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI:https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4174.

CHANG, S.; CASTRO-LACOUTURE, D.; YAMAGATA, Y. Decision support for retrofitting building envelopes using multi-objective optimization under uncertainties. Journal of Building Engineering, v. 32, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jobe.2020.101413.

COSTA, L. M.; ALVAREZ, C. E.; MARTINO, J. A.Proposta de método de projeto baseado no desempenho para edifícios energeticamente eficientes. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 409-433, abr./jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000200533409

COSTALONGA, F. G.; et al. Economia de energia em edifícios multi-familiares utilizando diferentes modelos de janelas em Vitória-ES. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2017. Anais XIV ENCAC | X ELACAC. Balneário Camboriú, 2017.

CRAWLEY, D.B.; LAWRIE, L.K. Climate.OneBuilding.Org. [s.l.], 2023. Base de dados climáticos. Disponível em: http://climate.onebuilding.org. Acesso em: 18 jun. 2024.

D’AGOSTINO, D.; et al. Impact of climate change on the energy performance of building envelopes and implications on energy regulations across Europe. In: Energy, v. 288, 2024, 129886. DOI: https://doi.org/10.1016/j.energy.2023.129886.

DORNELLES, K. A. Absortância solar de superfícies opacas: métodos de determinação e base de dados para tintas látex acrílica e PVA. 2008. 160p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2008.429167.

ELAOUZY Y., EL FADAR A. Sustainability of building-integrated bioclimatic design strategies depending on energy affordability. Renewable & Sustainable Energy Reviews, v. 179, p. 113295–113295, jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rser.2023.113295.

ELLER, C. S., et al. Analisar tipos de elementos construtivos inseridos em fachadas de edifícios residenciais: Jardim Camburi/Vitória. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Maceió: ANTAC, 2024.

ENBPar. Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional. Relatório da análise dos resultados da PPH 2019. [s.l.], 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/ee/publicacoes-e-estudos/RelatorioP3_Final.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.

FERREIRA, M.; BATISTA, J. Desempenho térmico de habitação multifamiliar de interesse social: estudo de caso em Maceió/AL. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 1766–1775. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4208. Acesso em: 14 jun. 2024.

FIEGENBAUM, A. C.; FERREIRA, M. F. Análise comparativa de isolamento térmico entre painéis pré-moldados, alvenaria de vedação de blocos de concreto e blocos cerâmicos, para atender a NBR15575, para fins de conforto térmico. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 4, 2018. DOI: https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i4a2018.2009.

GIACOMIN, R. et al. Characterization of Representative Residential Buildings within a Neighborhood and Their Energy Efficiency Levels According to RTQ-R. Applied Sciences, v. 9, n. 18, p. 3832–3832, 2019. DOI: https://doi.org/10.3390/app9183832

GOMES, E. A geografia da verticalização litorânea em Vitória: o bairro Praia do Canto. Vitória, ES: GSA: Prefeitura Municipal de Vitória, 2009. 267 p.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Panorama do Censo 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/mapas.html?localidade=3205309&recorte=subdistritos. Acesso em: 17 jun. 2024.

HENSEN, J. L. M.; LAMBERTS, R.; SPITLER, J. D.. Building Performance Simulation for Design and Operation: thermal load and energy performance prediction. 2. ed. New York, Usa: Routledge, 2019.

IEA. INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. Building – Energy System. OECD/IEA: Paris, 2023. Disponível em: https://www.iea.org/energy-system/buildings. Acesso em: 02 set. 2024.

INMETRO. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL. Instrução Normativa Inmetro para a Classificação de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (INI-R). Brasília: INMETRO, 2022a. 71 p. (Anexo da portaria INMETRO Nº 309/2022). Disponível em: https://pbeedifica.com.br/sites/default/files/ANEXO%20II_INIR_Portaria%20309_2022_COM%20CAPA.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.

INMETRO. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL. Manual RAC: catálogo de propriedades térmicas. Brasília: INMETRO, 2022b. 20 p. (Anexo da portaria INMETRO Nº 309/2022). Disponível em: https://www.pbeedifica.com.br/sites/default/files/Manual%20RAC_Cat%C3%A1logo%20de%20propriedades_DEZ-22.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.

IPCC. INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate change 2007: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Geneva: 2007. Disponível em: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/02/ar4_syr_full_report.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.

IPCC, 2023: Summary for Policymakers. In: Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Core Writing Team, H. Lee and J. Romero (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, pp. 1-34, DOI: https://doi.org/10.59327/IPCC/AR6-9789291691647.001

JENTSCH, M. F. Manual de referência técnica do CCWorldWeatherGen. Tradução adaptada por Gustavo Henrique Nunes e Thalita Gorban Ferreira Giglio. UniversidadeEstadual de Londrina, Londrina, 2021. Título original: Climate Change Weather File Generators: Technical reference manual for the CCWeatherGen and CCWorldWeatherGen tools - Version 1.2. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/353632265_Manual_de_referencia_tecnica_do_CCWorldWeatherGen. Acesso em 18 jun. 2024.

LABEEE et al. Reference Models for Brazilian Social Housing Pre-2023. Zenodo, 2024. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.12209191

LAMBERTS, R. et al. Desempenho térmico das edificações. Florianópolis: [s.n.], 2016, 239p. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/sites/default/files/disciplinas/ApostilaECV5161_v2016.pdf.

MACHADO, J. M.; et al. Impacts of climate change on the thermal and energy performance of Brazilian residential buildings. PARC Pesq. em Arquit. e Constr., Campinas, SP, v. 13, p. e022025, 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/parc.v13i00.8665832.

MAIOLI, R. et al. A transformação da fachada na tipologia construtiva de edifícios comerciais verticais em Vitória-ES e sua relação com o conforto ambiental. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.

MALTA, N. S.; RABBI, I. M., NICO-RODRIGUES, E. A. Conforto térmico, eficiência energética e viabilidade econômica em HIS. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 13, 2022. DOI: https://10.20396/parc.v13i00.8665076.

MATTIUZZI, H. V.; MARCHIORO, E. O Comportamento dos Ventos em Vitória (ES): a gestão e interpretação dos dados climatológicos. Revista Geonorte, v. 2, n. 4, p. 983-993, 2012.

MENDONÇA, E. M. S; et al. Cidade Prospectiva: o projeto de Saturnino de Brito para Vitória. Vitória: Edufes; São Paulo: Annablume, 2009, 116 p.

MENGITSU, A. G; et al. Assessing the impact of climate change on future extreme temperature events in major South African cities. Theoretical and Applied Climatology, 2024, v. 155, p. 1807–1819 DOI: https://doi.org/10.1007/s00704-023-04712-w.

MICHEL, M. V.; LARANJA, A. C.; NICO-RODRIGUES, E. A. Paredes utilizadas recentemente em edifícios residenciais em Vitória. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE URBANA - 14ª Jornada Urbenere e 2ª Jornada Cires, 2018, Vila Velha. Anais eletrônicos…Disponível em:https://www.dropbox.com/s/z5ulz7nary69fho/Vol_2%20%20Sustentabilidade%20Urbana.pdf?dl=0 Acesso em: 24 jun. 2024.

NICO-RODRIGUES, E. A.; ALVAREZ, C. E. de; SANTO, A. D.; PIDERIT, M. B. Quando a janela define a condição de desempenho térmico em ambientes ventilados naturalmente: caso específico das edificações multifamiliares em Vitória, ES. Ambiente Construído, Porto Alegre,v. 15, n. 2, p. 7-23, abr./jun. 2015. DOI: 10.1590/s1678-86212015000200011.

NUNES, G.; GIGLIO, T.. Effects of climate change in the thermal and energy performance of low-income housing in Brazil—assessing design variable sensitivity over the 21st century, Renew. Sustain. Energy Rev. 168 (2022), 112885, https://doi.org/10.1016/j.rser.2022.112885.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA. Lei nº 4821, de 30 de dezembro de 1998. Institui o Código de Edificações do Município de Vitória e dá outras providências. Vitória, ES, 1998.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA. Secretaria Municipal de Gestão Estratégica (SEGES). Vitória Bairro a Bairro, 2013.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA. Lei nº 9271, de 21 de maio de 2018. Aprova o Plano Diretor Urbano do Município de Vitória e dá outras providências. Diário Oficial do município de Vitória, ES, 2018.

RIBEIRO, C.; RAMOS, M. N.; FLORES-COLEN, I. 2020. A Review of Balcony Impacts on the Indoor Environmental Quality of Dwellings. Sustainability 12, no. 16: 6453. DOI: https://doi.org/10.3390/su12166453.

SINDUSCON-ES. 42° Censo Imobiliário: 2° semestre de 2023. Vitória, 2024. Disponível em: https://www.sinduscon-es.com.br/v2/cgi-bin/conteudo.asp?menu2=55. Acesso em: 13 junho 2024.

SOUZA, L. P.; MELO, A. P.; LAMBERTS, R. Parameters that influence the thermal performance of commercial buildings: an exploratory analysis. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais XVII ENCAC | XIII ELACAC. [S.l.], p. 1–9, 2023. https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3773

UNEP. Global Status Report for Buildings and Construction: Beyond foundations: Mainstreaming sustainable solutions to cut emissions from the buildings sector. Nairobi, 2024. DOI: https://doi.org/10.59117/20.500.11822/45095.

VIEIRA, L. K., et al. Caracterização de elementos construtivos em fachadas de edificações multifamiliares: Praia do Canto/Vitória. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Maceió: ANTAC, 2024.

Downloads

Publicado

05-09-2025

Dados de financiamento

Como Citar

BRUNETTI, Emanuela Oliveira; VIEIRA, Laura Kaneko; ELLER, Camila dos Santos; MALTA, Nayara Salera; NICO-RODRIGUES, Edna Aparecida; FERRÃO, Ariane Louzada Sasso. Edificações Residenciais Multifamiliares: desempenho térmico versus mudanças climáticas em clima quente e úmido. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 20, n. 1, p. 79–102, 2025. DOI: 10.11606/gtp.v20i1.229560. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/229560.. Acesso em: 7 nov. 2025.