ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM PROJETOS PELO MÉTODO DE ESTUDOS DE CASO MÚLTIPLOS
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v2i1.29Resumo
No presente artigo é abordada a aplicabilidade das pesquisas com estudos de casos múltiplos no campo projetual. Inicialmente foi realizada uma análise crítica de argumentação e defesa dos pontos frágeis (na óptica de estudiosos do assunto) da técnica investigativa elencando alguns conceitos atribuídos como fundamentais: a essência do método; a possibilidade de atingir o conhecimento científico através dele e sua origem; a sua consistência e a sua estrutura de análise e validação. Na seqüência procedeu-se a uma pesquisa sobre gestão de processo de projetos em ambientes colaborativos com a utilização de estudos de caso múltiplos. A estratégia adotada no projeto piloto consistiu na operacionalização da variável considerada essencial – Tecnologia de Informação (TI) - e especialmente a extranet de projetos – fixando as demais condições de contorno. Ao término de cada etapa, as conclusões parciais foram incorporadas ao projeto seguinte, com o conceito de lições aprendidas, juntamente com novos elementos – Engenharia Simultânea e Análise do Valor. Analogamente, para o terceiro caso procedeu-se da mesma forma, buscando-se com isso um caráter unitário aos estudos e facilitando-se com isso os processos de análise e validação dos resultados. Conclusivamente, considerou-se a estratégia aplicada como uma experiência de grande valia no universo das investigações em gestão de projetos. PALAVRAS CHAVE: estudos de casos múltiplos, gestão do processo de projeto, análise crítica, estratégias de pesquisaDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
18-06-2007
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
QUEVEDO, José Remigio Soto; SCHEER, Sérgio. ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM PROJETOS PELO MÉTODO DE ESTUDOS DE CASO MÚLTIPLOS. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 2, n. 1, p. 1–29, 2007. DOI: 10.4237/gtp.v2i1.29. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50903.. Acesso em: 27 dez. 2024.