GERENCIAMENTO DA ARQUITETURA, URBANISMO E ENGENHARIA DO VALOR: UMA ABORDAGEM COGNITIVA PARA O PROJETO SUSTENTÁVEL DE EDIFÍCIOS
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v4i1.92Palavras-chave:
valores, gerenciamento, visão sistêmica, sustentabilidade, projeto de empreendimento.Resumo
Proposta: Contribuir - à margem de indicadores pertinentes a questões como energia, usos do solo, água, materiais recicláveis, segurança e higiene no trabalho, dentre outras - com um modelo teórico de gerenciamento sustentável que permita a visualização, a tomada de decisão e o controle de todo o processo de projeto de um empreendimento. Resgatar a sustentabilidade do esquecimento a que foi relegado e, não como algo “a mais” ou estranho ao meio como muitos pretendem, mas desde dentro, como constituinte essencial. E com isto, propiciar aos atores – engenheiros, técnicos, arquitetos, investidores, etc. – subsídios e ferramentas adequados ao direcionamento sustentável dos empreendimentos. Método de pesquisa/Abordagens: A investigação foi conduzida por processos especulativos de caráter teórico experimental no intuito de formular o constructo “gerenciamento da arquitetura, urbanismo e engenharia do valor simultâneo” como critério para assegurar a sustentabilidade. Resultados: espera-se alcançar um modelo teórico que contemple todos os valores – engenharia, arquitetura e urbanismo e sustentabilidade – em unidade e paridade entre os mencionados. Contribuições/Originalidade: Construção de um modelo de natureza cognitiva contemplando de forma holística os atores e elementos constitutivos do processo de projeto.Downloads
Downloads
Publicado
30-05-2009
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
QUEVEDO, José José R. S.; SCHEER, Sérgio. GERENCIAMENTO DA ARQUITETURA, URBANISMO E ENGENHARIA DO VALOR: UMA ABORDAGEM COGNITIVA PARA O PROJETO SUSTENTÁVEL DE EDIFÍCIOS. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 4, n. 1, p. 31–52, 2009. DOI: 10.4237/gtp.v4i1.92. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50951.. Acesso em: 13 abr. 2025.