Interactive digital maps as a project management tool in design: an analysis of the my maps platform

Authors

  • Karina Pereira Weber Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Larissa Fontoura Berlato Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Berenice Santos Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v16i1.155748

Keywords:

information design, mapping methods, interactive digital maps, strategic design management

Abstract

Within the theme of interactive digital maps, as an information visualization interface, this article aims to evaluate the Google My Maps platform. The analysis was based on the principles of information design through the visual variables of Mijksenaar (1997) and mapping methods (LOCH, 2006; ARCHELA; THÉRY, 2008), evaluating its functionalities and conditions for use as a strategic management tool of projects. As results, it is pointed out that the platform is a resource that enhances the visualization of scenarios, system actors, as well as territorial valorization through narratives that can be counted in the descriptions of the mapped projects, although it is somewhat limited to explore the different types of mapping methods. The interactive digital maps, through My Maps, can contribute to the design management process at a strategic level, helping to visualize the information.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Karina Pereira Weber, Universidade Federal de Santa Catarina

    Atualmente é estudante de doutorado em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da UFSC. Integrante e pesquisadora do Núcleo de Abordagem Sistêmica de Design (NASDesign). Foi professora substituta na Coordenadoria de Design, IFSUL, Campus Pelotas, dos cursos técnicos e Bacharelado, de 2015 até 2017. Mestre em Comunicação Social, pelo Programa de Pós-Graduação da Famecos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas em 2012/2. Foi integrante do Programa de Educação Tutorial - Artes Visuais (PET-Artes Visuais) como colaboradora em 2010 e bolsista de 2011 até 2012/2. Enquanto graduanda, participava do grupo de pesquisa Memória Gráfica de Pelotas: 100 anos de Design como pesquisadora. Esteve em mobilidade acadêmica, 2010/2, em intercâmbio na La Salle College International, em Bogotá/CO. Foi monitora da disciplina de Fundamentos da Linguagem Visual durante um semestre. Formada em Programação Visual pelo CEFET-RS, atual Instituto Federal Sul-riograndense, em Programação Visual.

  • Larissa Fontoura Berlato, Universidade Federal de Santa Catarina

    Atualmente é estudante de doutorado em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da UFSC. Possuí mestrado em Design no Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina (2019) e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Pesquisadora integrante  da equipe do NASDesign (Núcleo de Abordagem Sistêmica de Design) da UFSC, desenvolve pesquisas nas áreas de concentração de gestão de design, design de serviço, sustentabilidade, inovação social e abordagem sistêmica aplicadas ao design. Juntamente com seu orientador, ministra a disciplina de Design e Sustentabilidade para os cursos de graduação em Design e Design de Animação no CCE/ UFSC. Tem experiência de atuação nas áreas de Design Gráfico, Design de Produto e Direção de Criação em empresas como Trio Design (Designer Senior) e rede de lojas Imaginarium (Gerente de Criação e Curadoria de produtos em feiras nacionais e internacionais). 

  • Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente exerce a função de professor Associado na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor, Ergonomia e usabilidade e Design Digital para o curso de Graduação em Design. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design [Mestrado e Doutorado]. Desenvolve pesquisas nas linhas de Mídia e Mídia e Tecnologia a partir dos seguintes eixos: " interação e Interface" " Design Editorial no contexto das tecnologias digitais" e " Hipermídia para Aprendizagem. É líder do grupo de pesquisa " Publicações digitais" e vice-líder do grupo de pesquisa " Ambientes Hipermídia para apoio ao processo ensino aprendizagem&quot.

  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina

    Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o NASDESIGN-Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design e Inovação Social, especificamente com informação e sustentabilidade em produto e processo. Participa dos programas de pós-graduaçao em Design UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC. É lider do grupo de pesquisa em Abordagem Sistêmica do Design e pesquisador CNPq. Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso Sul em Tecnologia Ambiental no Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações ambientais com a utilização de VANTs.

References

Published

2020-12-28

How to Cite

WEBER, Karina Pereira; BERLATO, Larissa Fontoura; GONÇALVES, Berenice Santos; DE FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves. Interactive digital maps as a project management tool in design: an analysis of the my maps platform. Gestão & Tecnologia de Projetos (Design Management and Technology), São Carlos, v. 16, n. 1, p. 109–126, 2020. DOI: 10.11606/gtp.v16i1.155748. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/155748. Acesso em: 6 feb. 2026.