Algoritmo para el análisis evolutivo multiobjetivo en simulaciones termoenergéticas.
DOI:
https://doi.org/10.11606/gtp.v16i1.164048Palabras clave:
Otimização, Simulação Computacional, Análise Multiobjetivo, HabitaçãoResumen
O alto consumo de energia elétrica e o baixo conforto térmico nas habitações de interesse social (HIS) no Sul do Brasil estão diretamente relacionados com o baixo investimento para definição de materiais que constituem as envoltórias. Através da simulação computacional é possível avaliar diferentes configurações de uma HIS utilizando soluções algorítmicas, como o caso das evolutivas multiobjetivas, que testam diferentes combinações com o propósito de melhorar o desempenho de duas ou mais condições objetivo. Tendo como objetivos a redução da intensidade do uso de energia elétrica e do desconforto térmico, neste trabalho são apresentados dois algoritmos evolutivos multiobjetivo para alterar os valores a serem atribuídos para a transmitância térmica das paredes externas, do piso e da cobertura, além da orientação solar e das absortâncias solares das paredes externas e da cobertura, com diferentes limites de valores pré-estabelecidos. A partir da análise dos resultados obtidos na simulação de 10 gerações através do software EnergyPlus para cidade de Pelotas-RS para cada um dos algoritmos, observou-se que no melhor caso, um nível de conforto térmico para as horas ocupadas superior à 79% foi identificado, bem como uma intensidade de uso de energia elétrica (EUI) inferior à 32 kWh/(m².ano). Além desses resultados, a discussão apresenta alternativas para definir as estratégias de simulação termoenergética de grandes conjuntos de entrada.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Rodrigo Karini Leitzke, Eduardo Grala da Cunha, Thalita dos Santos Maciel, Fernanda Maria Doors Dembinski, Garbiela Bulbolz Prestes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).