A GESTÃO DE CONTRATOS E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DO PROCESSO DE PROJETO: ESTUDO DE CASO EM CONSTRUTORAS DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.4237/gtp.v1i1.8Abstract
A qualidade do projeto de arquitetura tem sido foco de estudo de diversos pesquisadores. Observa-se que, de maneira geral, grande parte dos problemas técnicos encontrados na fase de uso-ocupação das edificações relaciona-se com erros durante a compatibilização dos projetos, falta de integração dos projetistas com a obra, e falta de integração entre os profissionais de projeto, para citar alguns problemas. Não raro estes fatores são abordados apenas na etapa pós-contratação, sendo ignorado que a forma e tipo de contrato celebrado entre o construtor e o projetista são responsáveis pela definição das inter-relações entre a equipe de projeto e a obra, estabelecendo de que forma e com que freqüência serão realizadas as visitas à obra, definindo o grau de detalhamento do projeto, entre outros aspectos. Com o objetivo de identificar de que forma os contratantes construtores estão encarando esse importante determinante das relações entre os agentes da cadeia da construção civil, foram ouvidas empresas cariocas certificadas pela ISO 9001/2000. Essa pesquisa mostrou os aspectos mais usuais das formas de contratação dos profissionais de projeto, a influência destas formas de contratação na qualidade do projeto e da construção, e as soluções adotadas pelas construtoras, em função de suas próprias experiências, na busca de um sistema de contratação que pudesse garantir a qualidade do processo de projeto. Os resultados indicam que a contratação de projetistas ainda é um gargalo na gestão do processo do projeto, e que os modelos adotados pelas empresas construtoras nem sempre isentam da ocorrência de problemas que podem gerar, em última análise, aumento nos custos e formação de imagem negativa junto aos clientes.Downloads
Downloads
Published
2006-09-29
Issue
Section
Papers
License
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License BY NC ND, which allows the sharing of article with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of version of the article published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their research work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of published article (See O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
CAIADO, Valéria N. S.; SALGADO, Mônica S. A GESTÃO DE CONTRATOS E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DO PROCESSO DE PROJETO: ESTUDO DE CASO EM CONSTRUTORAS DO RIO DE JANEIRO. Gestão & Tecnologia de Projetos (Design Management and Technology), São Carlos, v. 1, n. 1, p. 58–75, 2006. DOI: 10.4237/gtp.v1i1.8. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50893.. Acesso em: 29 mar. 2025.