Análisis de modelos de madurez para medir la implementación del Modelado de Información de Construcción (MIC)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v16i2.167253

Palabras clave:

Métricas de evaluación, Implementación, Medición

Resumen

Building Information Modeling (BIM) se considera una innovación disruptiva, ya que modifica profundamente las soluciones técnicas de una organización. Sin embargo, la implementación de esta innovación está plagada de desafíos. Evaluar el desarrollo de la implementación BIM midiendo la madurez puede ayudar a las organizaciones, que llegan a conocer sus propias habilidades e identificar los próximos pasos evolutivos. Sin embargo, en vista de varios modelos de madurez desarrollados, no existen estudios que prueben la aplicabilidad de estas herramientas en el contexto brasileño. Así, esta investigación tiene como objetivo analizar tres modelos - BIM Assessment Profile, BIM Maturity Matrix y VDC Scorecard - para difundir el uso de estas herramientas. Los métodos de investigación utilizados fueron procedimientos comparativos y estudios de campo. Los modelos fueron examinados a partir del análisis de las métricas y principios básicos, aplicados en nueve organizaciones AEC de Curitiba-PR, distinguiendo las particularidades de aplicación, y finalmente, se señalaron las características de calidad de cada uno. Los resultados muestran que todos presentan problemas de procedimiento, técnicos y de personas. BIM Assessment Profile tiene cualidades básicas, simples y flexibles, adecuadas para organizaciones que se encuentran en las etapas iniciales de adopción de BIM. BIM Maturity Matrix, también básica, simple y flexible, es adecuada para organizaciones pequeñas o medianas. VDC Scorecard, el más complejo, tiene características básicas, descriptivas y prescriptivas, y a pesar de ser el menos flexible, es el más completo. Las aplicaciones prácticas generaron resultados al identificar el grado de madurez BIM de las empresas y proyectos evaluados.

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Biografía del autor/a

  • Luciana de Oliveira Lima, Universidad Tecnológica Federal de Paraná

    Mestre em engenharia civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), atualmente trabalha como especialista BIM na Aiza Engenharia desenvolvendo projetos de construção a seco. Além disso, é coordenadora dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo semipresenciais e design de interiores EAD do Unibrasil Centro Universitário. Pesquisadora do BIM há seis anos, estudou sistemas avaliativos de medição de maturidade BIM e perdas de informações entre softwares BIM. Trabalhou como instrutora em escolas de treinamento certificadas pela Autodesk, como o SENAC PR, ministrando cursos de Revit, AutoCAD, e outros softwares da área de construção civil. Possui experiência em treinamento de Revit in company, foi projetista de estruturas em concreto armado e trabalhou com planejamento de obras em construtora renomada de Curitiba. 

  • Rodrigo Eduardo Catai, Universidad Tecnológica Federal de Paraná

    Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela UNESP - Campus de Bauru (2001), Especialização em Eng. de Segurança do Trabalho pela UNESP - Campus de Bauru (2003) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP - Campus de Guaratinguetá (2004). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ministrando aulas para o Curso de Graduação em Engenharia de Produção Civil e Engenharia Civil, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Especialização em Patologias das Construções, Especialização em Engenharia de Produção e Especialização em Ergonomia. Orienta alunos de iniciação científica (CNPq) da graduação e do ensino médio (PIBIC-Júnior), alunos de Especialização, Mestrado e Doutorado. Atuou de 11/2016 a 02/2018 na na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação como Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UTFPR e atualmente é Diretor de Pesquisa da UTFPR. Atua ainda como Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da UTFPR - Câmpus Curitiba desde 2006. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Mestrado) de 2009 a 2014, foi Coordenador dos Cursos de Engenharia de Produção Civil e Engenharia Civil de 02/2014 a 10/2016 e foi membro do Conselho do Departamento Acadêmico de Construção Civil (2006 a 2016). Foi membro suplente do Conselho Universitário da UTFPR (03/2014 a 02/2018) e atualmente é membro efetivo deste mesmo Conselho desde 03/2018. É membro do Conselho do Mestrado em Engenharia Civil (desde 2009) e do Conselho de Graduação da UTFPR (desde 2014). Orienta pesquisas científicas e tecnológicas voltadas para as temáticas: segurança do trabalho, ergonomia, acústica, reaproveitamento de materiais e resíduos, e otimização de processos. É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico do CNPQ desde 2013.

  • Sergio Scheer, Programa de Postgrado en Ingeniería de Construcción Civil - Universidad Federal de Paraná (UFPR)

    Sergio Scheer é Consultor Associado da Academic Ventures e prossegue atuando como Pesquisador Líder e Professor Sênior no Centro de Estudos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná onde foi Professor Titular com atividades de agosto de 1981 até abril de 2017. Tem graduação em Engenharia Civil (UFPR, 1980) e mestrado em Engenharia Civil - Estrutruras (UFRGS, 1982). Concluiu o doutorado em Informática/Computação Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1993. De outubro/2014 a setembro/2015 realizou estágio pós-doutoral (Visiting Scholar) no Center for Integrated Facility Engineering (CIFE) da Universidade de Stanford na Califórnia. Atua com regularidade como Consultor ad hoc da CAPES, CNPq, FINEP, Fundação Araucária no Paraná, FAPEMIG, FACEPE e FAPESP. Especialista nomeado para a Comissão Ad Hoc de Infraestrutura Tecnológica do Comitê Estratégico de Implantação de BIM no Governo Federal (CE-BIM - nov/2017 a jun/2018). Na Universidade Federal do Paraná exerceu cargos administrativos relevantes como o de Diretor do Centro de Computação (1994-1998), Diretor do Centro de Estudos de Engenharia Civil (1989-1995 e 1998-2008), Coordenador e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (entre 2004 e 2008), Diretor Executivo da Agência de Inovação (janeiro/2009 a julho/2011) e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (janeiro/2009 a março/2013). É membro do ASCE Global Center of Excellence in Computing e do comitê para educação do ASCE Technical Council on Computing and Information Technology (TCCIT). É o representative member do Brasil no Board of Directors da International Society for Computing in Civil and Building Engineering (ISCCBE). Integrou o Working Committe for Information Technology (WC 6) da International Society for Bridges and Structural Engineering (IABSE) de 2001 a 2009. Foi um dos idealizadores e coordenador do Grupo de Trabalho em Tecnologia da Informação e Comunicação (GT.TIC) (2012-2017) da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) sendo o atual Presidente da ANTAC (2018-2020). Publicou 66 artigos em periódicos especializados e mais de 270 trabalhos em anais de eventos. Possui 18 capítulos de livros e 5 livros editados. Possui 8 produções técnicas em softwares e outros 10 itens de produção técnica. Orientou 58 dissertações de mestrado e sete teses de doutorado, além de ter orientado mais de 30 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Civil e Tecnologias Educacionais. Recebeu 10 prêmios e homenagens. Atualmente lidera dois grupos de pesquisa e coordena quatro projetos de pesquisa, atuando em cooperação com grupos de outras universidades brasileiras e estrangeiras. Atua na área de Engenharia Civil (aplicações computacionais, ambientes virtuais para projetos colaborativos, tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e Building Information Modeling (BIM)) e Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Gráfico (Graphics), visualização, realidade virtual e aumentada e interfaces de colaboração. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: educação a distância, inovação, construção civil, objetos educacionais, educação de engenharia, engenharia estrutural, processo de projeto, tecnologia e modelagem da informação, BIM, trabalho colaborativo em rede, ambientes virtuais, visualização e hipermídia.

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Publicado

2021-03-12

Cómo citar

LIMA, Luciana de Oliveira; CATAI, Rodrigo Eduardo; SCHEER, Sergio. Análisis de modelos de madurez para medir la implementación del Modelado de Información de Construcción (MIC). Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos), São Carlos, v. 16, n. 2, p. 133–147, 2021. DOI: 10.11606/gtp.v16i2.167253. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/167253.. Acesso em: 17 jul. 2024.